terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Escutem o que ele diz

Tema anual da paróquia: IELB - 110 anos alimentada na fonte de água viva
Transfiguração de Jesus - 02/03/2014
Sl 2. 6 – 12; Ex 24. 8 – 18; 2Pe 1. 16 – 21; Mt 17. 1 - 9
Tema: Escutem o que ele diz

         Deus Pai disse: “Escutem o que ele diz” (Mt 17.5).
         Quem é o “ele” a quem Deus se refere? Jesus.
         Quem é Jesus? O Credo Apostólico responde a questão com as palavras: “...concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria...” Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
         Escutem o que ele diz” (Mt 17.5). Qual é a importância dessas palavras para a atualidade?
         Praticamente em todos finais de semana, aqui onde moro, ouço o anuncio: “Deus quer te revelar algo!” Propaganda que atrai muitas pessoas desesperadas por uma resposta quanto ao seu futuro.
         Esse tipo de propaganda tem me causado muita preocupação. Preocupação essa que se deve ao fato de infelizmente muitas pessoas procurarem esse determinado local na expectativa de alguma revelação. O futuro é um mistério que não conhecemos. O futuro só será conhecido quando o mesmo for presente.
         Quando Deus diz: Escutem o que ele diz” (Mt 17.5), está mostrando que em Jesus está cumprindo a promessa anunciada por Moisés em Dt 18.15: “Do meio de vocês Deus escolherá para vocês um profeta que será parecido comigo, e vocês vão lhe obedecer.”
         Quem lê o Evangelho de Mateus observa que o mesmo apresenta as muitas citações do Antigo Testamento feitas por Jesus. Isso ocorre por causa do público alvo de Mateus. Para os judeus, tem como objetivo mostrar que Jesus era de fato o Filho de Deus e que veio cumprir as promessas feitas e anunciadas por Deus em todos os tempos.
         A Bíblia em todo seu conjunto, Antigo e Novo Testamento, é a revelação de Deus deixada a todos nós. É a biblioteca de Deus, na qual nos anuncia o seu amor e misericórdia.
         Através da Bíblia, Deus nos revela o que precisamos realmente saber para o nosso futuro, sobre nosso passado e também presente. A Bíblia fala sobre algo que transforma a nossa vida hoje. Conforta e consola com respeito ao nosso passado e nos dá garantias quanto ao futuro.
         O tema “inspiração da Bíblia” está sendo questionada. Infelizmente a Bíblia, devido as suas muitas distorções, acabou se tornando mais uma entre tantas palavras meramente humanas.
         Nesses tempos pós-modernos, onde verdade absoluta não existe, precisamos defender a verdade absoluta da Palavra de Deus. Como? Não sendo fanático, ou simplesmente incentivando que as pessoas leiam a Bíblia. Defender a Bíblia como verdade absoluta é: “anunciar aquilo que de fato é dito por Deus em sua santa Palavra.” 
         Quando me preocupo com a propaganda “Deus quer te revelar algo!” é porque justamente na maioria dessas “igrejecas” começam a anunciar que a vida da pessoa irá mudar. Qual é a mudança de vida?
         Alguém muitíssimo chateado com uma dessas “igrejecas” me disse dias atrás: “Quando fui naquela igreja o Pr. me disse que meu marido, meu filho e eu deixaríamos nossa cidade e iriamos morar numa fazenda. Agora, alguns anos depois, estou separada do meu marido e veja a minha situação.
         Muitos supostos pastores querem ser profetas. Mas o que é um profeta? Bem! Segundo a Bíblia, profetas, são os encarregados de continuar a obra de Moisés, ou seja, “dar a conhecer a Israel a vontade de Deus.” Infelizmente de maneira equivocada muitos se dizem profetas como se o mesmo fosse um adivinho.
         Deus diz: Escutem o que ele diz” (Mt 17.5). Essa voz de Deus confirma a missão de Jesus, assim como foi feito por ocasião do seu batismo.
         Estamos entrando num novo período no calendário na igreja. A partir da quarta-feira de cinzas, iremos iniciar a quaresma. Com a quaresma iremos acompanhar a caminhada de Jesus rumo à cruz.
         Escutem o que ele diz” (Mt 17.5) é uma mensagem importante para o inicio desse novo período no calendário, pois Deus mais uma vez confirma que Jesus é o sacrifício que lhe agradará de uma vez por todas. Falar dessa mensagem, proclamar essa verdade absoluta, nos faz um verdadeiro profeta.
         O apóstolo Pedro ao escrever sua segunda carta sabe que a necessidade é fortalecer a fé dos cristãos que estavam espalhados pelo império romano. Alguns falsos mestres adentraram na igreja com doutrinas errôneas e atitudes destrutivas. Esses falsos mestres estavam deturpando as cartas do apóstolo Paulo, bem como todas as lições das Escrituras Sagradas. Estavam espalhando a mentira de que as Escrituras Sagradas não eram inspiradas por Deus. E se a mesma não é inspirada por Deus, porque ouvir o que Deus nos diz?
         A falsa ideia de que a Bíblia é apenas palavra humana não é novidade. Pedro precisou combater esse falso ensino, o qual a igreja ainda hoje precisa combater. Como combater o falso ensino de que a Bíblia é meramente palavra humana? O combate é feito através da correta comunicação da Verdade das Escrituras, ou seja, Jesus Cristo, o salvador. A igreja precisa de profetas no verdadeiro sentido da palavra, que comuniquem fielmente essa verdade. Profetas são pessoas dedicadas a comunicar a verdade a respeito da promessa feita sobre Jesus e da promessa cumprida em Jesus.
         Pedro combateu o falso ensino que dizia que a Bíblia por ter sido escrita por homens não era a Palavra de Deus dizendo: “Assim temos mais confiança ainda na mensagem anunciada pelos profetas. Vocês fazem bem em prestar atenção nessa mensagem. Pois ela é como uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da manhã brilhe no coração de vocês. Acima de tudo, porém, lembrem disto: ninguém pode explicar; por si mesmo, uma profecia das Escrituras Sagradas. Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus” (2Pe 1.19-21).
         A Bíblia é a Palavra de Deus. Foi escrita por homens, mas homens inspirados pelo Espírito Santo, que é água viva e autor das Escrituras Sagradas.
         O apóstolo Pedro em sua segunda carta faz alusão a vários textos do Antigo Testamento para enfatizar quem é Deus, e o que Ele fez. Assim como Mateus o faz para relembrar que Jesus é o cumprimento das promessas de Deus, por isso: Escutem o que ele diz” (Mt 17.5).
         Deus se revela apenas na sua Palavra, na Bíblia. Fora dela não há revelação. Tudo o que nos é necessário saber para nossa salvação está nas páginas das Escrituras Sagradas.
         A Sagrada Escritura não demonstra apenas o fato de ser Palavra de Deus. Diz de maneira particular como Deus deu a sua palavra a nós seres humanos: as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus” (2Pe 1.21b).
         Homens mortais como nós, pecadores como nós, foram usados por Deus para escrever o livro de Deus. Que grande honra desses homens em terem sido usados para escrever não o que queriam, mas o que eram inspirados a escrever. Que grande honra temos nós, anunciar a Palavra de Deus assim como ele nos comunica. Esses homens não se orgulhavam de terem escrito a Bíblia, o autor, o Espírito Santo, não lhes permitia orgulhar-se desse feito.
         A Bíblia é um livro escrito por homens que assim como nós foram resgatados pelo sacrifício de Jesus. Eles falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. Deus colocou na mente desses homens o que eles deviam escrever: “Portanto, quando falamos, nós usamos palavras ensinadas pelo Espírito de Deus e não palavras ensinadas pela sabedoria humana....” (1Co 2.13).
         Ao contrário do que se diz e pensa por aí, não falamos em “inspiração de pensamentos” ou “inspiração de pessoas.” Falamos da “inspiração verbal.” Ou seja, a inspiração pela qual o Espírito Santo soprou as palavras que os santos escritores deviam colocar por escrito. Os escritores da Bíblia foram secretários fiéis às palavras que lhes fora inspirado. Não escreveram o que achavam melhor, escreveram o que de fato era para ser escrito.
         Palavras são meios necessários para a transmissão dos pensamentos. A Bíblia nos transmite os pensamentos, desejos, palavras e ações de Deus em favor de uma humanidade pecadora que sem Cristo estaria completamente perdida.
        Os seres humanos, Moisés, Samuel, Davi, Paulo, Pedro, etc, foram “mãos de Deus,” “serventes de Deus” e “órgãos do Espírito Santo” para comunicar a vida.
        Quando dizemos: Salmo de Davi, Epístola de Paulo, epístola de Pedro, estamos nos referindo ao agente e não a causa principal. Deus é o autor, e é de sua autoria esse livro, conhecido como Bíblia, uma colação de livros que nos revelam o seu amor por nós. Por isso, continuemos a escutar sobre o que Deus nos diz pela sua Palavra.
         Deus em seu amor deixou por escrito o seu testamento para todos nós. Deus se comunica conosco através de sua Palavra. Nessa Palavra revela sobre meu passado, presente e futuro. Essa revelação consiste em dizer que Deus perdoa todos os nossos pecados do passado, está presente no presente, em todas as situações e nos oferece e dá a salvação eterna que nos garante um futuro certo e tranquilo. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann

 
01 de março3 anos de blog Sermões Cristo Para Todos.

Mais de 60 mil pessoas atingidas em 66 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...