terça-feira, 20 de agosto de 2013

Um convite - chega de mãos cansadas e joelhos enfraquecidos


25/08/13 – 14º Domingo após Pentecostes
Sl 50. 1 - 15; Is 66. 18 - 23; Hb 12. 4 - 24; Lc 13. 22 - 30
Tema: Um convite chega de mãos cansadas e joelhos enfraquecidos
 

        No texto de Hebreus 12.12 lemos: “...levantem suas mãos cansadas e fortaleçam os seus joelhos enfraquecidos.

        O sermão escrito aos Hebreus tem como objetivo animar muitos cristãos que estavam desanimando. Por isso, duas semanas atrás meditamos no tema: a maior e melhor aventura da nossa vida, tendo como base o sermão de número 11, ou seja, do capitulo 11de Hebreus.

        O sermão aos Hebreus ao buscar animar os cristãos desanimados, apontou para grandes heróis e heroínas da fé cristã. Relembremos: Hb 11, 2, 4, 5, 7, 8, 20, 21, 22, 23, 24, 29, 31, 32. Seus nomes: pessoas do passado, Abel, Enoque, Noé, Noé e sua família, Abraão, Isaque, Jacó, José, pais de Moisés, Moisés, israelitas que atravessaram o Mar Vermelho, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas. Todos esses também enfrentaram desanimo, mas foram vitoriosos pela fé em sua maior e melhor aventura.

        Se havia o risco de que muitos abandonassem a fé em Jesus Cristo, o sermão 12, ou seja, do capitulo 12 de Hebreus é um sermão de encorajamento aos fiéis para que permaneçam no chamado de Deus. É um chamado para que não abandonem a fé e não se desgrudem de Jesus Cristo e tenham em Cristo a certeza de que chegarão ao Monte Sião, v. 22.

        ...levantem suas mãos cansadas e fortaleçam os seus joelhos enfraquecidos.

        No culto da semana passada, ao meditar nas palavras do profeta Jeremias 23. 16 – 29, aprendemos que o exilio era o meio de disciplina ao povo de Israel. Para essa disciplina, Deus estava usando Nabucodonosor como vara em suas mãos. E para completar a necessidade de sermos disciplinados e olhar para o sofrimento como estando nas mãos de Deus, e sendo por permissão de Deus, o sermão aos Hebreus anuncia: “suportem o sofrimento com paciência como se fosse um castigo dado por um pai, pois o sofrimento de vocês mostra que Deus os está tratando como seus filhos...” (Hb 12.7).

        Mesmo no sofrimento, Deus está nos cuidando e amparando. Ele não se esqueceu de você. No sofrimento é importante que você se veja assim como Deus te vê, ou seja, como filho amado e querido. Ouçamos o sermão de Paulo aos Romanos: “...E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança” (Rm 5. 3 – 4).

        ...levantem suas mãos cansadas e fortaleçam os seus joelhos enfraquecidos.

        O que o autor desse sermão aos Hebreus quer dizer com mãos cansadas e joelhos enfraquecidos?

        As mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos eram os muitos cristãos desanimados devido à perseguição e os muitos sofrimentos. O inimigo, o diabo, se apropriava e apropria-se dessas situações para alimentar o desânimo nas pessoas. Ele nos perturba com dúvidas: “Será justo um cristão sofrer?” Em outras situações nos acomoda diante da lei de Deus e não nos permite mais ouvir a repreensão da lei divina com o seguinte pensar: “Deus é amor e não permitirá que você seja condenado. Continue assim. Não ouça a lei de Deus.” Outras vezes, não nos permite ouvir e viver o perdão que Deus nos dá em Jesus: “esse pecado não tem perdão, nem busque se arrepender, permaneça no erro.

        ...levantem suas mãos cansadas e fortaleçam os seus joelhos enfraquecidos.

        Levantar as mãos cansadas e fortalecer joelhos enfraquecidos é um convite aos cristãos desanimados para que não desistam. Disse Paulo aos Romanos: “Eu penso que o que sofremos, durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro” (Rm 8.18), e ainda, Paulo e Silas: “...animavam os cristãos e lhes davam coragem para ficarem firmes na fé. E também ensinavam que era preciso passar por muitos sofrimentos para poder entrar no Reino de Deus” (At 14.22).

        Levantem suas mãos cansadas e fortaleçam seus joelhos enfraquecidos é um convite aos que desanimaram em meio a essa vida, para que expressem louvor a Deus. Ouçamos mais uma vez a explicação ao segundo mandamento.

Devemos temer e amar a Deus e, portanto em seu nome, não amaldiçoar, jurar, praticar a feitiçaria, mentir ou enganar, mas devemos invocá-lo em todas as necessidades, orar, louvar e agradecer.

        Nas situações em que somos conduzidos ao desânimo, Deus pede nosso louvor, nossa gratidão e oração.

        ...levantem suas mãos cansadas e fortaleçam os seus joelhos enfraquecidos.

        Os grandes heróis e heroínas da fé cristã segundo Hebreus 11 só o foram porque conforme Hebreus 12, “correram sua corrida, olhando firmemente para Jesus.” Todos eles, “tinham os olhos fixos na recompensa futura” (v.26b).

        ...levantem suas mãos cansadas e fortaleçam os seus joelhos enfraquecidos.

        Para podermos levantar nossas mãos cansadas e fortalecer nossos joelhos enfraquecidos, precisamos deixar de olhar para esse mundo e voltar nosso olhar e pensamento no Monte Sinai, sendo esse a Jerusalém celestial. “Somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá” (Fp 3.20).

        Esquecer das coisas do aqui e agora e saber que em Jesus, no seu perdão o aqui e agora é vivido com olhos fixos nEle. E com os olhos fixos nEle, nosso aqui e agora passa a ser um depois do aqui e agora. Pois, mesmo que estamos nesse mundo, em Jesus, sabemos que as coisas desse mundo não podem nos separar do amor de Deus. E assim como os heróis e as heroínas de fé queremos “...morrer cheios de fé e assim receber as coisas que vimos de longe” (Hb 11.13).

        Deus nos abençoe e ajude a vencer o desânimo e continuar nossa caminhada olhando firmes em Jesus. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann
44 – 3462 2796

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Quando Cristo chama, até os mortos vivem

  22 de março de 2026 Quinto Domingo na Quaresma Salmo 130; Ezequiel 37.1–14; Romanos 8.1–11; João 11.1-45 Texto: João 11.1–45 Tema...