segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Capacitados para vivermos na unidade

20/01/13 – 2º Domingo após Epifania
Sl 128; Is 62. 1 – 5; 1Co 12. 1 – 11; Jo 2. 1 – 11
Tema: Capacitados para vivermos na unidade (a)

         Todos os dons são importantes como já foi dito no dia 06 de janeiro. Hoje e nos próximos dois domingos, dia 27 de janeiro e 03 de fevereiro, queremos aprender estudando o texto de 1 Corintios 12 e 13 ainda mais sobre esse tema.
         Dedicaremos nossa atenção ao ensino sobre o assunto conforme descrito pelo apostolo Paulo na sua primeira carta aos coríntios. Esse tema é necessário, pois devido aos bombardeios, acreditamos que não temos defesa.
         Certa vez Lutero disse que a cristandade precisa de profetas que estudem as Escrituras e a interpretam, e que sejam aptos para o debate; para tanto, não basta uma vida piedosa e o ensino correto. Há necessidade de conhecimento das línguas bíblicas. E é olhando para o original grego que queremos abordar esse tema: DONS. Assim queremos elucidar esse precioso ensino. Que Deus nos abençoe a conseguirmos realizar essa tarefa através desse escrito.

A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes
        
         O verso 1 em nossa tradução ARA traduz pneumáticos como “espirituais”. “A respeito dos dons espirituais, ...”.
         Olhando para o texto grego vemos que a palavra dons não aparece. No entanto, pneumáticos, é uma palavra que pode ser masculina ou neutra. Quando o termo é masculino sua referência está em pessoas espirituais. E quando é neutra se refere a dons, coisas espirituais. No caso do versículo 1 de 1Co 12, o termo pneumatiko,j (pneumáticos) faz referência a dons por ser neutro. Mas, da mesma forma podemos traduzir esse texto como “ a respeito dos espirituais ...”, mas não como referência as pessoas, mas sim, as coisas espirituais. Paulo quer ensinar a respeito das coisa espirituais (peri ton pneumatikwn).
         E seu desejo de querer ensinar sobre as coisas espirituais é porque os coríntios eram marionetes usadas por outras pessoas. Eram facilmente guiados para outros caminhos. Eram controlados e enganados. O genitivo plural do versículo 1 mostra a ironia do apostolo Paulo com relação aos coríntios. Em outras palavras, como se estivesse dizendo: “vocês eram marionetes”. E esse tom irônico pode ser completado com o ensino do versículo 7 “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando um fim proveitoso” não a promoção pessoal. Quanto às coisas espirituais Paulo ensina que somos guiados e conduzidos pelo Espírito Santo.
         Guiados e conduzidos pelo Espírito Santo é que queremos ajustar as velas de nosso barco para sabermos em que porto ancorar.
         Ainda hoje vemos uma enorme multidão que está sendo transformada em marionete por não conhecer e saber a respeito das coisas espirituais. Alguns cometem erros grandiosos ao falar sobre dons espirituais.
         Entre os muitos erros, temos o falso uso da expressão carisma (xarisma) que não é carisma. A graça de Deus não é uma ação cativante de alguém que é carismático ou que tem carisma. A carisma (xarisma) é uma ação da graça de Deus, não é algo que está dentro de mim.
         Assim como já fizemos no sermão do dia 06 de janeiro, estudaremos o termo carisma (xárisma, graça) como se referindo a algo que Deus dá. E esse dar de Deus é quando Ele quer e pode ocorrer uma única vez. Uma pessoa pode ter o dom de ofertar generosamente em uma ocasião em sua vida. Mesmo considerando como ação humana, (xárisma, dado apenas nessa ocasião) foi Deus quem trabalhou neste coração para que assim fosse feito.
         1Co 12.4-6 ensinam que há muitos carismata, diakonia e energhma. Os xarismatas são as manifestações da graça de Deus, ou um ato gracioso de Deus de levar a pessoa a fazer algo e isso leva a muitos a diakonia (diaconia) serviço. Há também muitos energhma (energema) obras que só podem ser realizadas por causa da energia vinda de algo, ou seja, Deus. As obras são o resultado ou os efeitos da ação realizada por Deus em nossa vida.
         Xápisma é algo que Deus dá quando quer e pode ocorrer uma única vez. Não pode ser conquistado nem comprado. E todo dom, seja qual for, é dado por Deus para atuar em e por nós para o bem da Igreja e do próximo, “para um fim proveitoso.
         É necessário que observemos um detalhe muito importante. Paulo não fala dos dons para o crescimento da igreja. Ele os classifica como importantes e necessários para a manutenção da unidade da igreja. Quando dons dividem a igreja, alguma coisa está errada. E é contra isso que precisamos nos vacinar.
         Corinto era uma comunidade dividida por causa das coisas espirituais. Em matéria espiritual, Deus nunca quer exaltar pessoas, mas edificar todas as pessoas. Muitos querem se exaltar. “Tenho esse dom, sou melhor.” Que desgraça que adentra em nossas congregações e acabam destruindo a unidade que é para qual Deus nos capacita viver.
         Olhando as paginas da Escritura Sagrada iremos ver que há 4 grandes listas de dons no Novo Testamento. E poucos dons são repetidos nestas listas. O único que se repete é o dom de falar da Palavra de Deus, a profecia. Com isso Paulo nos ensina a discernirmos os espíritos e não os seres espirituais. Precisamos discernir as proclamações espirituais se são certas ou não. Não adianta ficarmos em frente à TV ouvindo as “babozeiras” de supostos apóstolos ou bispos e tê-las como profecias, se não formos capazes de julgar se é correto ou não. Precisamos discernir os espíritos ou levar isso para quem pode discernir.
         A verdadeira profecia sempre nos conduz ao verdadeiro profeta, Jesus. Toda a Bíblia aponta para Jesus Cristo. O Jesus salvador dos pecadores. E sobre esse Jesus muitos dos supostos bispos e apóstolos não nos conduz. E se não nos conduz a Cristo, o Salvador, não nos conduz a nada.
         Infelizmente concluímos que aquilo que Deus nos concedeu para capacitar para a unidade da igreja acabou se tornando arma do diabo para detonar todo o corpo que é a igreja.
         Quando se ensina sobre os dons, valorizam-se demasiadamente os Dons de línguas. E quando olho para a lista contida em 1Corintios 12, vejo que Paulo o põe no fim da lista. Por quê? Os coríntios, que até então eram marionetes, estavam vislumbrados pelo falso conceito da superioridade do dom de falar em línguas estranhas. Tanto que para eles, o mesmo deveria estar no topo da lista. E como discernidor dos espíritos, Paulo não os condena pelo uso desse dom, mas, os alerta quanto ao problema que o mesmo estava causando na congregação e na vida de todos os cristãos. Os dons não foram dados por Deus para valorização pessoal, mas para unidade da igreja. E é essa unidade que temos como igreja cristã espalhada por todo o mundo que o nosso inimigo quer destruir. Pois, acabando com a unidade, destrói-se a verdade do evangelho. E destruindo a verdade do evangelho, acaba-se com a boa nova da salvação em Jesus Cristo. E sem a verdade do evangelho a Igreja cai por terra.
         Através do dom da proclamação da correta Palavra de Deus somos Capacitados para vivermos na unidade. Afinal, “A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.” Amém!

Rev. Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...