segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

capacitados para perceber

13/01/13 – 1º Domingo após Epifania – Batismo do Senhor
Sl 29; Is 43. 1 – 7; Rm 6. 1 – 11; Lc 3. 15 - 22
Tema: Capacitados para perceber

         Capacitados para um fim proveitoso é o tema na paróquia Concórdia de Querência do Norte para o mês de janeiro.
         Com o texto do profeta Isaias somos chamados a perceber que: fomos remidos, chamados pelo nome de Deus e que somos de Deus. E tendo essa percepção seremos capacitados a um fim proveitoso.
         Será que a semelhança do povo de Israel, também estamos distraídos a ponto de precisar ter a atenção chamada com as mesmas palavras do profeta? Preste atenção! Você que está distraído. Você não percebe?
         Mesmo que o nosso texto é desde o versículo 1 ao 7, não podemos esquecer que o tema do capitulo 43 está no v. 19 “Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis?...”. E esse tema unido ao verso 1 é o mesmo que dizer: Você não percebe que Deus te remi... te chama pelo nome... e que você é dEle.
         Ao enviar seu Filho Jesus Deus estava cumprindo com a promessa feita desde Adão e Eva. Através de seu Filho estava nos remindo. Pelo Batismo fomos feitos filhos de Deus e assim fomos chamados.
         Se você ainda não percebeu o quanto Deus te ama ouça mais uma vez as palavras do profeta Isaias: “...ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.” (Is 43.1).
         O povo de Israel estava ouvindo o lamento de Deus sobre a cegueira na qual estavam envolvidos. Todos esperavam castigo e punição. No entanto, Deus chama a atenção do povo pelo amor que sentia e tinha por eles. E era esse amor de Deus que o povo deveria perceber. E percebendo esse amor de Deus estariam tendo um olhar diferente quanto ao futuro. E se você querido leitor e ouvinte perceber o amor de Deus, estará também tendo um novo olhar para o futuro. Percebam!
         Somos importantes para Deus (v.1)
         Ao falar sobre ser importante deixamos ser julgados pela importância que o mundo dá. No entanto, atualmente o mundo está nos sulgando a ponto de descartar pessoas acima de 40 anos. A sentença no julgamento é que as mesmas não podem produzir o quanto se produz um jovem de 20 anos.
         No entanto, olhando da direção Deus para nós, a nossa importância para Deus não está naquilo que produzimos, pois conforme o profeta Isaias, nossas obras não passam de trapos de imundície. Somos importantes para Deus, pois seu Filho Jesus se dispôs a morrer em nosso lugar.
         Nossa importância para Deus não está em nossas realizações, não está em nossa piedade ou em nosso moralismo. A nossa importância está no fato de que Deus nos amou e ama.
         Nosso Deus Pai, Filho e Espírito Santo se importa com você, como você é. Pois assim como você é, enviou seu Filho por amor a ti, como dito por Paulo aos romanos: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8).
         Deus pagou um alto preço por nós (v.2)
         Se a importância para o mundo está apenas enquanto produzimos. O mundo nos paga por essa produção. Atualmente fazemos parte de uma sociedade onde tudo se tornou descartável, ou seja, deletável. A maioria de nossas amizades está no facebook, Orkut, MSN. Isso apresenta um pouco de como estamos nos considerando. Se caso alguém se tornar indesejável, simplesmente o excluímos de nossa lista de contatos. Uma simples tecla chamada Del (SysRq) e tudo resolvido.
         Já não estamos dispostos a pagar o preço para uma relação saudável. Se o casamento não der certo, não adianta tentar, Del, separa-se. Se o amigo for indesejável, apenas Del, ou exclui-se da lista, etc, etc...
         Vivemos a síndrome de Eloisa. Ela não desejou casar com Abelardo, mesmo tendo um filho dele, com medo de que no casamento o amor perdesse o calor.
         Não queremos pagar o preço porque deixamos de perceber coisas importantes e necessárias. Estamos aceitando o fato de que somos descartáveis. Então vale o momento e “eu só quero é ser feliz.” Não queremos pagar o preço para termos uma família unida. Não queremos pagar o preço de continuar sendo honestos, etc.
         Para quem não deseja mais pagar o preço para nada nesse mundo, vale perceber que Deus pagou em seu Filho Jesus um alto preço por nós. E esse preço é justamente para nos ter em união com Ele e uma união eterna.

         No meio dos perigos Deus está conosco (v.2)
         Em dias pós-modernos vivemos numa sociedade que corre um alto risco. E o grave risco é justamente deixar de perceber esse grande amor de Deus por nós.
         O profeta Isaias fala sobre três dificuldades. Essas dificuldades são descritas de maneira metafórica, “Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Is 43.2)
         Quem não teme medo de águas, rios e fogo. No inicio de cada ano, no verão, presenciamos muitas tragédias relacionadas a enchentes, e no decorrer do ano ouvimos noticias de queimadas. Eu moro na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul o terceiro estado com o maior numero de queimadas no Brasil. Enchentes e queimadas trazem muitos prejuízos. E nessas situações é fácil imaginar que Deus está longe. Esse era o sentimento do povo de Israel na difícil situação na qual se encontravam. E é para tranqüilizar, para fazer o povo perceber é que o profeta enviado por Deus vem dizer que é na pior situação que Deus está perto. Não vale o nosso pensar, vale o pensar e agir de Deus. E Deus nos ama e diz: eu serei contigo. 
         Quando estudamos o segundo mandamento não compreendemos a explicação de Lutero que diz: “...orar, louvar e agradecer em todos os momentos, principalmente ruins.Como?
         Relembremos que no primeiro mandamento Deus pede que confiemos nEle acima de todas as coisas. E já no segundo, Ele diz que na hora da dificuldade não devemos buscar auxilio nas benzeduras, maldições, feitiçaria, etc. O segundo mandamento é um convite a continuar mesmo que nas situações difíceis olhando para o nosso Deus. Pois assim como prometeu, eu serei contigo. Deus está conosco.
         Capacitados para perceber. E há um objetivo de Deus quando nos chama a atenção para percebermos o imenso amor de Deus para conosco. E esse objetivo é:
         Apresentar a grandeza de Deus (v.7)
         Muitos conheceram e perceberam o amor de Deus, mas, mesmo assim voltaram sua adoração a outros deuses. Porque? A resposta é simples: amor ao mundo. Deus não os atendeu quando queriam dinheiro ou outros prazeres carnais e isso levou muitos à idolatria. Mesmo assim Deus não os abandonou, enviou seus profetas para que muitos desses voltassem e tantos outros percebessem o amor de Deus. E sendo o amor de Deus percebido, a grandeza de Deus passa a ser revelada pelo testemunho daqueles que o percebem.
         O apóstolo Paulo descreve a manifestação dessa grandeza em seu belíssimo sermão aos Romanos:
         Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. (Rm 6. 1 - 11)
         Percebendo o amor de Deus somos capacitados um fim proveitoso e como disse o rei Davi: “... Enquanto isso, no seu Templo, todos gritam: Glória a Deus!” (Sl 29.9b).

Pastor Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...