terça-feira, 5 de junho de 2012

IELB - 108 anos comunicando a vida. Parte 2

10/06/12 – 2º Domingo após Pentecostes
Sl 130; Gn 3. 8 - 15; 2Co 4. 13 – 5.1; Mc 3. 20 - 35
Tema do mês: IELB: 108 anos comunicando a Vida no Brasil
Tema: Vida no perdão que leva a Santificação


            O salmo130 é classificado como penitencial, ou seja, de arrependimento. Vejamos o seu rico conteúdo.
            Das profundezas clamo a ti Senhor
            Palavras de alguém verdadeiramente arrependido e preocupado com a sua miséria. Muitas vezes nos encontramos em desgraça, mas não reconhecemos verdadeiramente onde e como nos encontramos.
            A ti clamo              
            Este clamor só pode ser feito por um pecador que anseia pela graça de Deus. E para ansiar pela graça de Deus é necessário que consigamos ver o abismo no qual nos encontramos.
            Escuta, Senhor, a minha voz; estejam alertas os teus ouvidos às minhas súplicas.
            Sabendo e reconhecendo que somente Deus pode ouvir as suas suplicas o salmista pede a Deus. Ele sabe que nenhuma criatura humana pode atender aos seus pedidos e socorrê-lo.
            Se observares, Senhor, iniqüidades, quem, Senhor, subsistirá?
            O salmista olha para a ira de Deus. E diante da ira de Deus ninguém pode subsistir. Cada um de nós precisa olhar para o juízo de Deus. E diante da ira de Deus reconhecer a sua verdadeira situação, pecador perdido e condenado. E atemorizados, assim como esteve Lutero em boa parte de sua vida, pois o mesmo não sabia o que fazer para agradar a Deus, clamarmos ao nosso Deus. Clamar por misericórdia.
            Diante do juízo de Deus, da ira de Deus, nos aterrorizamos. Mas, não somos chamados a olhar para o juízo de Deus simplesmente para nos aterrorizar, mas, justamente vermos o quanto Deus em Jesus nos ama. Diz o salmista:
Contigo, porém, está o perdão,    
       Palavras ditas também pelo profeta: “Quem, o Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia” (Mq 7.18). E sendo Deus rico em perdoar podemos fazer eco às palavras do apostolo Paulo: “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31). E a explicação de Lutero é correta e válida: “Quem é por nós, se Deus é contra nós?
            Somente em Deus temos o perdão, não adianta buscar em outros deuses, não adianta querer agradar a um panteão de deuses através de sacrifícios. O Perdão está em Deus e oferecido gratuitamente a você por Jesus com sua morte e ressurreição.
            para que te temam.
            Milhares de pessoas infelizmente vivem suas vidas buscando agradar a Deus para receber algo em troca.
            Já visitei pessoas que ao terem um parente acamado dizem que não são merecedoras daquilo. Afinal, serviram a Deus fielmente em suas vidas e não entendem o porquê de Deus permitir passar por tamanho sofrimento.
            Se o objetivo de Deus é que o temamos, o sirvamos em eterna justiça e bem aventurança, o primeiro passo é que reconheçamos a sua graça, o seu amor em Jesus e não em nossas realizações. Disse o profeta Isaias: “nossos atos de justiça não passam de trapos de imundície...” (Is 64.6) e ainda Lucas: “somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer” (Lc 17.10).
            O ponto do salmo 130 é o convite para olharmos ao nosso salvador como aquele que nos oferece e dá o perdão. Não podemos olhar para nossos méritos e realizações. Pois, tudo aquilo que realizamos é feito em resposta ao amor de Deus, nada é para ganhar o amor de Deus. A santificação, a vida de realização de um cristão provém da vida de um filho perdoado. Ama-se a Deus por ser amado por ele.
            Disse o salmista: “Para que te temam”.
            Antes desse temor, antes daquilo que fazemos, entra a obra graciosa de Deus, o seu Perdão em Jesus Cristo. Se eu não reconheço a minha situação como pecador e não agraciar-me com o perdão que me é oferecido, nunca poderei agradar verdadeiramente ao meu Deus, nunca terei uma vida verdadeiramente santificada. Disse Davi no Salmo 51.17:  Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus”. Ouçamos outras palavras do salmista: “Percorrerei o caminho dos teus mandamentos, quando me alegrares o coração” (Sl 119.32).
            Não podemos nos esquecer que quando Jesus enviou seus apóstolos, os enviou para que primeiramente pregassem arrependimento. Pois, com arrependimento vem o perdão. E pelo perdão dos pecados somos justificados pela graça de Deus em Jesus. Se eu me reconheço um miserável pecador e me aproprio da justiça de Jesus Cristo conquistado por mim na cruz, eu sou justificado. E justificado eu passo a viver uma nova vida, uma vida santificada. É isso que diz o salmista, “Contigo, porém, está o perdão, para que temam” (Sl 130.4).
            A primeira parte do plano de Deus é o seu consolo - o perdão, e perdoado, Deus espera que o pecador percorra o caminho da santificação. A santificação é viver a vida de um filho perdoado de Deus. Não somos nós que a decidimos viver e nem a vivemos para obter as bênçãos de Deus. Santificação é uma vida proporcionada por Deus, pois se vive em santificação aquele que verdadeiramente reconhece-se pecador e perdoado vive em prol do seu semelhante através de seus dons, no exercício da sua vocação.
            No jardim do Éden, Deus levou Adão e Eva a reconhecerem a gravidade do pecado. “Onde estás?”. Deus os fez reconhecer que afastados de Deus estavam perdidos e condenados. Após o reconhecimento do pecado, Deus lhes fez uma promessa e a promessa os animou a viver suas vidas e a servir a Deus em alegria. E esse servir em amor e alegria foi também o que motivou Abel de quem Deus se agradou.
            Vivemos dias em que muitos pregadores, muitas doutrinas ditas bíblicas, estão fazendo uma interpretação e ensino equivocado com respeito a santificação. A vida santificada passou a ser vivida como moeda de troca. Eu faço isso... e assim Deus me abençoou...
            A Bíblia, no entanto, nos ensina com as Palavras de Jesus que: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15.5). Observemos que a vontade de Jesus é que estejamos enxertados nele (mensagem postada no blog, confira abaixo). Ou seja, crer nele de todo o coração, depositar nele toda a certeza e confiança, nos apegar a ele com os braços da fé. Crendo, depositando e apegados a Jesus pela fé, produziremos os frutos. Frutos que provém de uma vida de perdão. Sem o perdão não há frutos. E não há perdão sem reconhecimento do pecado.
            O mundo está doente, e esse mundo doente está querendo sarar suas doenças através de uma suposta vida santificada. Milhares são os que buscam de todo o coração agradar a Deus para receberem a retribuição divina. No entanto, o mundo doente, irá ver que a retribuição não vem, ou que, demora a chegar e assim estará a um passo da incredulidade. O meu agrado a Deus, a minha vida santificada vem do agrado de Deus em Jesus por mim.
            Um mundo doente primeiramente precisa se reconhecer doente. Jesus é o médico que veio curar com seu perdão. Reconhecer o nosso pecado é o primeiro passo para uma vida santificada. Mas, não se preocupe em querer ter uma vida santificada, pois a mesma frui naturalmente pelo perdão em Jesus. A santificação e Justificação são partes da mesma moeda. Vive uma vida santificada aquele que reconhece verdadeiramente o perdão de Deus em Jesus.
            As pessoas que ia cantando a Jerusalém era um povo santificado, no entanto, reconheciam que a santificação provinha do perdão de Deus. Seu cântico revela essa verdade: “contigo, porém, está o perdão, para que te temam”.
            IELB – 108 anos comunicando a vida em terras brasileiras. Vida que gera santificação. Não uma santificação falsa, onde se busca fazer para se obter. Mas, uma vida cristã vivida sob o perdão e a graça de Deus em Jesus.
            IELB – 108 anos comunicando a vida em terras brasileiras. Uma vida comunicada em meio ao reconhecimento de que somos sim uma igreja doente, pois é composta por pecadores. Mas, que ao mesmo tempo se confessa como uma “comunhão dos santos”, pois sabe e reconhece-se perdoada em Jesus.
            O pecado causa grandes estragos. A inveja leva ao indiferentismo. Calúnias levam a demissão. Julgamentos levam a separação. Etc, Etc, Etc.
            IELB – 108 anos comunicando a vida em terras brasileiras. No meio disso, a igreja comunica a vida fazendo uso dos dois fios nos quais a Bíblia foi escrita, Lei e Evangelho. A Lei de Deus foi aplicada em muitas dessas situações e assim, pecadores foram e são advertidos e com a advertência veio o arrependimento, com o arrependimento, a igreja proclamou o Evangelho, anunciando o perdão aos pecadores arrependidos e com o perdão veio a vida de santificação.
            IELB – 108 anos comunicando a vida em terras brasileiras. Quantas situações já ocorreram e quantas mais irão surgir, pois a igreja não está livre dos ataques do diabo. No entanto, a IELB vai continuar comunicando a vida vivendo a sua verdadeira santificação como povo perdoado de Deus em Jesus.
            A IELB vai continuar vivendo na certeza de que mesmo sendo uma igreja cheia de pecadores é uma igreja verdadeiramente perdoada e santificada. Deus nos abençoe no viver nossa santificação. Amém!

Pr Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...