segunda-feira, 28 de maio de 2012

IELB - 108 anos comunicando a Vida - Parte 1




03/06/12 – Domingo da Santíssima Trindade

 

Sl 29; Is 6. 1 - 8; At 2. 14ª, 22 - 36; Jo 3. 1 - 17

 

 

Tema do mês:

IELB a 108 anos comunicando a Vida no Brasil

 

 

 

 

Tema: Vida comunicada desde os apóstolos 

     

 

          Nesse culto eu vou fazer uso do sermão de outro pregador.

            Ouçamos as breves palavras desse pregador:

           

            Homens de Israel, escutem o que eu vou dizer. Deus mostrou a vocês que Jesus de Nazaré era um homem aprovado por ele. Pois, por meio de Jesus, Deus fez milagres, maravilhas e coisas extraordinárias no meio de vocês, como vocês sabem muito bem. Deus, por sua própria vontade e sabedoria, já havia resolvido que Jesus seria entregue nas mãos de vocês. E vocês mesmos o mataram por mãos de homens maus, que o crucificaram. Mas Deus ressuscitou Jesus, livrando-o do poder da morte, porque não era possível que a morte o dominasse. Pois Davi disse a respeito de Jesus o seguinte: “Eu via sempre o Senhor comigo porque ele está ao meu lado direito, para que nada me deixe abalado. Por isso o meu coração está feliz, e as minhas palavras são palavras de alegria; e eu, um ser mortal, vou descansar cheio de esperança, pois tu, Senhor, não me abandonarás no mundo dos mortos. Eu tenho te servido fielmente, e por isso não deixarás que eu apodreça na sepultura. Tu me tens ensinado os caminhos que levam à vida, e a tua presença me encherá de alegria.” E Pedro disse mais isto: — Meus irmãos, eu preciso falar claramente com vocês a respeito do patriarca Davi. Esse grande líder morreu e foi sepultado, e o seu túmulo se encontra aqui até hoje. Ele era profeta e sabia que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes seria rei, como ele. Davi sabia o que Deus ia fazer e por isso falou a respeito da ressurreição do Messias. Davi disse: “Ele não foi abandonado no mundo dos mortos, nem o seu corpo apodreceu na sepultura.” Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas disso. Pois Jesus foi levado para sentar-se ao lado direito de Deus, o seu Pai, o qual lhe deu o Espírito Santo, como havia prometido. E Jesus derramou sobre nós esse Espírito, conforme vocês estão vendo e ouvindo agora. Pois Davi não subiu para o céu, mas ele mesmo afirmou: “O Senhor Deus disse ao meu Senhor: ‘Sente-se do meu lado direito, até que eu ponha os seus inimigos como estrado debaixo dos seus pés.’ Todo o povo de Israel deve ficar bem certo de que este Jesus que vocês crucificaram é aquele que Deus tornou Senhor e Messias. Amém!

           

           Que sermão surpreendente!

           Quem é o pastor que pregou esse sermão? Pedro.

           Qual texto? Salmo 16. 8 – 11 e 110

           Qual propósito de Pedro com esse sermão? Vejamos abaixo.

           

           O sermão foi proferido por Pedro, é uma resposta a zombaria dos fariseus, escribas e lideres do povo.

 

            Esses conheciam muito bem as passagens das Escrituras Sagradas. E ao citar o Salmo 110, Pedro os está lembrando que a promessa não apontava para Davi, mas sim para Jesus.

 

            A citação do Salmo 110 é interessante nesse relato. O mesmo é citado diversas vezes no novo testamento. O próprio Jesus o citou alguns meses antes de ser preso e crucificado. E porque Jesus fez uso desse salmo?

 

            O que levou Jesus a citar esse salmo, é que o mesmo era considerado como um salmo messiânico pelos judeus. E já que os escribas e fariseus não queriam aceitar Jesus como o Messias, Jesus os confundiu perguntando: “Que pensais vós do Cristo? De quem é Filho? Responderam eles: de Davi. Replicou-lhe Jesus: Como, pois, Davi, pelo Espírito, chama-lhe Senhor, dizendo (Sl 110) Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés? Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como ele é seu filho?” (Mt 22. 42 – 45). E o texto diz ainda que depois desse episódio ninguém podia mais responder e nem sequer fazer perguntas a Jesus.

 

            Por ocasião dessa argumentação bíblica de Jesus, Pedro estava junto. E agora, Pedro está lembrando aos seus ouvintes, escribas, fariseus e lideres do povo a velha tradição de que segundo eles o Messias iria assentar-se à direita, e Abraão à esquerda de Jeová.

 

            Interessante que Lucas depois de escrever o evangelho, e agora ao escrever o livro de Atos, inspirado pelo Espírito Santo, que para a palavra “Senhor” faz uso da palavra “Jeová”, que significa o Deus da aliança, e a palavra “Adonai”, que significa Senhor Salvador.

 

            Então o versículo 34 e 35 nos transmitem a seguinte mensagem: “Disse o Senhor Jeová, o Deus verdadeiro, o Deus da aliança, ao meu Senhor e Salvador: Assenta-te a minha direita...

 

            Lembramos aqui as palavras do Credo Apostólico: “E em Jesus Cristo, seu único Filho nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, ... subiu aos céus e está sentado a direita de Deus Pai todo poderoso ...

 

            Tanto Jesus, como o próprio apóstolo Pedro confirmou Jesus como Senhor e Salvador. Como aquele que venceu os inimigos, a morte, o pecado e o diabo. E convicto de que Jesus é o cumprimento das profecias do Salmo 110 e de todo o antigo testamento Pedro termina seu belíssimo sermão dizendo: “Todo o povo de Israel deve ficar bem certo de que este Jesus que vocês crucificaram é aquele que Deus tornou Senhor e Messias. Amém!” (At 2. 36)

 

            Essa noticia é surpreendente e fascinante para todos os que crêem, mas aqueles que não crêem é assustadora. É lei e evangelho num só versículo. É a palavra de Deus querendo acordar os que duvidam da vitória de Jesus, e é a mesma palavra de Deus querendo confortar os que crêem, para que os mesmos saibam e reconheçam que Jesus, aquele nascido na manjedoura em Belém, humilhado por ocasião de sua prisão e crucificação é o Senhor e Doador da vida.

 

            Diante dos altos representantes da “casa de Israel” Pedro anuncia que as Escrituras Sagradas foram cumpridas, as promessas feitas foram realizadas em Jesus, ele é nosso Senhor e Salvador.

 

            Enquanto que os representantes, aqueles que conheciam as Escrituras crucificaram Jesus, o Deus da aliança, por meio dessa catástrofe, o tornou nosso Senhor e Salvador.

 

            A verdadeira mensagem das Escrituras Sagradas precisa continuar sendo comunicada. A mensagem bíblica quer simplesmente nos conduzir a Jesus como nosso Senhor e Salvador. Essa mensagem por mais simples que seja, é uma mensagem urgente. Muitos ainda não a conhecem, pois assim como na época dos apóstolos, muitos outros Messias eram anunciados, e o verdadeiro abandonado e desprezado. É necessário que assim como o próprio Jesus, como Pedro e os outros apóstolos continuemos a falar com coragem que em Jesus as Escrituras Sagradas foram cumpridas.

 

            Jesus é o nosso Senhor e SalvadorQue esse continue sendo o conteúdo, o assunto principal de nossas mensagens e estudos bíblicos nos próximos anos, sejam quantos forem, na nossa querida IELB. Pois assim como valorizou essa mensagem nesses 108 anos em terras brasileiras, que assim seja até o dia em que o dono dessa Igreja, Jesus, voltar. Amém!



Pr Edson Ronaldo Tressmann

Abaixo segue a proposta das mensagens distribuidas nesse mês de junho.

A IGREJA COMUNICA A VIDA

Fundamentando (Jesus a Rocha Firme)

O Senhor é a minha rocha poderosa e o meu abrigo” (Sl 62.7)

                                          JUNHO de 2012

Tema do mês: IELB: 108 anos comunicando a Vida no Brasil


03/06/12 – Domingo da Santíssima Trindade
Sl 29; Is 6. 1 - 8; At 2. 14ª, 22 - 36; Jo 3. 1 - 17
Tema: Vida comunicada desde os apóstolos

Destaque: O sermão é do apostolo Pedro que comunicou a vitória da vida sobre a morte aos inimigos de Jesus. Ele fez uso do Salmo 16 e 110. Queremos descobrir o rico conteúdo, em especial do salmo 110, e como Pedro o aplicou no dia de Pentecostes.


10/06/12 – 2º Domingo após Pentecostes
Sl 130; Gn 3. 8 - 15; 2Co 4. 13 – 5.1; Mc 3. 20 - 35
Tema: Vida no perdão que leva a Santificação

Destaque: Em primeiro lugar vem o consolo de Deus. E tendo recebido o consolo de Deus pelo conhecimento do caminho da salvação, recebemos a justiça de Deus pela fé em Jesus. Depois de obtermos isso vem a santificação. Antes da santificação eu preciso saber que Deus lançou meus pecados no fundo do mar.


17/06/12 – 3º Domingo após Pentecostes
Sl 1; Ez 17. 22 - 24; 2Co 5. 1 - 10; Mc 4. 26 - 34
Tema: Vida consolada na certeza das promessas e não escrava dos números.

Destaque: Planejamos ser uma igreja com 300 mil membros até o ano de 2010. No entanto, essa meta não foi atingida. Restringimos os mesmos números a 275 mil até 2014.  O que aconteceu? Porque recuamos desse plano inicial? Não poderíamos ter permanecido a meta inicial, ou até nos desafiado a sermos muito mais? Questões difíceis de serem respondidas.
            Eu sei da importância do planejamento, pois a própria palavra de Deus nos mostra a importância e necessidade do mesmo. Agora, se existe algo na igreja que eu não posso dizer que será exatamente como eu planejei é o numero. O numero é uma estimativa. Por isso, Caro irmão e irmã no Senhor: Infelizmente os números estão desanimando as pessoas, sejam eles lideres leigo ou eclesiástico. Se estamos numa igreja pequena saímos a caça as bruxas. Deve –se ter um culpado. Os números que muitas vezes desanimam, destroem e fazem enormes estragos, ao mesmo tempo animam e motivam. Mas acima, dos números, são as promessas de Jesus quanto a sua igreja que verdadeiramente nos fazem persistir, continuar e aceitar quando a meta estabelecida não foi alcançada.


24/06/12 – 4º Domingo após Pentecostes
Sl 124; Jó 38. 1 - 11; 2Co 6. 1 - 13; Mc 4. 35 - 41
Tema: Vida de uma história fundamentada na Biblioteca divina

Destaque  Numa biblioteca conseguimos muitas histórias. Histórias importantes. Histórias que nos ensinam. Como IELB, fazemos parte dessa biblioteca, afinal, 108 anos já nos dão critérios para sermos uma história que ensina. E falando em história, temos a nossa história registrada em dois belos livros, cujo titulo é: Grão de Mostarda, Volumes I e II. Os mais variados relatos históricos só contêm um rico ensino por estarem fundamentadas na biblioteca divina – a Bíblia. A IELB em 108 anos oficialmente em terras brasileiras, tem se ocupado da comunicação da Vida através da correta proclamação da palavra de Deus.

Pr Edson Ronaldo Tressmann 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...