segunda-feira, 11 de junho de 2012

IELB - 108 anos Comunicando a Vida! Parte 3

17/06/12 – 3º Domingo após Pentecostes
Sl 1; Ez 17. 22 - 24; 2Co 5. 1 - 10; Mc 4. 26 - 34
Tema do mês: IELB: 108 anos comunicando a Vida no Brasil
Tema: Vida consolada na certeza das promessas e não escrava dos números.



            Planejamos ser uma igreja com 300 mil membros até o ano de 2010. Essa meta não foi atingida. Restringimos os mesmos números a 275 mil até 2014. O que aconteceu? Porque recuamos desse plano inicial? Não poderíamos ter permanecido o número, ou até nos desafiado a sermos muito mais? Questões difíceis de serem respondidas.

       O planejamento é importantíssimo e necessário, assim como observamos na própria Palavra de Deus. Agora, se existe algo na igreja que eu não posso dizer que será exatamente como eu planejei é o número. O número é uma estimativa, faz parte do planejamento.
      Caro irmão e irmã no Senhor:                  
      Infelizmente os números estão desanimando as pessoas. Se a igreja não cresce, permanece pequena, saímos à caça das bruxas. Deve – se ter um culpado. Quem será? Pastor? Diretoria? Estrutura da IELB? Os números desanimam, destroem e fazem enormes estragos. E isso ocorre, pois estamos querendo nos consolar neles. Parece que são eles que nos animam e motivam. Números não é problema. O problema é aquilo que falo parafraseando o apóstolo Paulo: “Pois o amor aos números é a raiz de todos os males...    
            Não há problemas quanto aos números, no entanto, como igreja, nosso olhar precisa voltar ao verdadeiro fundamento, Jesus. Sua igreja é como um pequeno grão de mostarda. Foi e continua sendo semeada, e continuará crescendo. Quanto? Quando? Como? Eu só posso dizer que irá continuar crescendo. A nossa missão é “semear e regar” e o crescimento será dado por Deus. Cabe-nos voltar ao fundamento dessa promessa. E olhando para ela, nos questionar como estamos realizando essa missão. Daí sim, nosso planejamento ter sua eficácia, as estatísticas serem nossos acusadores. Agora o não crescer, não nos autoriza destruir, caçar bruxas, pois não há as mesmas para serem caçadas.
            O fato de saber que somos parte desse pequeno grão de mostarda é motivo de alegria e ânimo para continuar. Se o grão por um momento não está crescendo assim como nós desejamos, tudo bem. Continuemos esperando naquele que nos enviou para semear. O ânimo para continuar na missão está na certeza de que Deus é quem age e continuará agindo através dessa pequena semente anunciada a cada culto, estudo bíblico e distribuída através dos sacramentos.
       Não são os números que deveriam nos confortar, motivar ou desmotivar.  Eles adequadamente utilizados são uma bênção. Mas, infelizmente, por ainda sermos pecadores, nosso inimigo nos desmotiva e começa a apontar e destruir supostos culpados. Afinal, a igreja não pode estar estagnada, precisa e deve crescer. E assim nos perdemos e acabamos deixando a tentação nos vencer.
            Os números são aliados as promessas de Deus, no entanto, não os nossos números, mas os números de Deus. Vejamos esse pequeno exemplo no texto de Marcos 4. 26 – 29, 31.

Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa. ... É como um grão de mostarda, que, quando semeado, é a menor de todas as sementes sobre a terra;

            Observaram os números. São pequenos, nada extraordinários e nem animadores. Mas, nesses pequenos números Deus mostrou que o poder esta nEle e não naquele que semeia. O poder está na semente. Continuemos a semear a verdadeira semente do evangelho que é Jesus salvador.
            Ouço as pessoas dizerem: “se fossemos uma igreja com mais membros teríamos muito mais potencial”. No entanto, digo, graças a Deus que mesmo uma igreja pequena produz com tanto potencial coisas riquíssimas e maravilhosas. E isso só é possível, porque essa igreja permanece sendo alimentada e semeando a verdadeira semente.
            Os exemplos das coisas extraordinárias são: capelães, pastores pelo mundo, ação social, etc. De um pequeno número Deus continuará fazendo assim como já fez toda a diferença nesse mundo.
            Estamos na semana dos preparativos finais para a celebração dos 108 anos de IELB no Brasil. É preciso e urgente que voltemos nosso olhar na certeza de que somos parte do cumprimento da promessa de crescimento do grão de mostarda. E se saímos desse pequeno grão e produzimos tantos frutos, com certeza, semeando essa mesma semente muitos outros frutos serão colhidos. Quando? Quantos? Não sei.
            Se hoje somos uma igreja pequena, saibamos que ela veio de uma igreja menor ainda. E dessa igreja pequena podemos e é o nosso desafio fazermos outras igrejas pequenas. Não que iremos nos separar. Nada disso! Mas com certeza ao irmos de mudança à outro lugar, precisamos levar junto conosco a nossa fé, a nossa igreja. Aliás, cada local, cada casa, precisa ser uma pequena igreja na sua rua, no seu bairro. E assim em cada local a semente do grão de mostarda continuará sendo semeada e crescerá com a graça de Deus.  

          
           Não nos preocupemos simplesmente em crescer. Relembremos que Jesus disse que enquanto o homem dormia a semente germinou, cresceu e produziu. É necessário sermos mais agricultores semeadores do que empresários atrás de lucro e crescimento. Empresários pensam nos números, vivem de números. Agricultores aguardam pacientemente a colheita acreditando que semearam uma boa semente e que a mesma germinará e crescerá a seu tempo.
            Continuemos a lançar a semente e saibamos que a mesma por ser promessa de Deus irá germinar, crescer e produzir muitos frutos. Assim como germinou, cresceu e produziu frutos a sementinha trazida desde a Alemanha para os Estados Unidos e dos EUA para o Brasil.
            O texto de Marcos 4 nos chama a confiar nas promessas de Deus. E como igreja que confia nas promessas de Deus, continuemos a semear e a regar na certeza de que o crescimento vem de Deus (1Co 3.6), assim como sempre veio.
            Se começarmos a classificar somente como bom o trabalho que cresce, ou a igreja que cresce, estaremos correndo o risco de perder o verdadeiro conteúdo da semente, a vida. E a nossa proposta em 2012 é fundamentar e o fundamento é Jesus. Abandonar esse fundamento é correr o risco de querer fazer o papel do Espírito Santo.
            Somos uma igreja que atua como enviada de Deus ao mundo (Jo 20.21). E agindo como enviada de Deus ao mundo através da pregação da Palavra, do viver a palavra pela ação social, estamos realizando a missão de Deus. E sendo uma missão de Deus, a nós, instrumento, igreja foi dada a seguinte tarefa: semear, semear e semear.
            Nesse culto que nos prepara para a festa dos 108 anos de IELB queremos testemunhar e nos animar nas promessas de Deus de que assim como em 1900 iniciou-se com apenas 17 famílias em São Pedro, Pelotas, RS, nos fez hoje essa imensa árvore de 238.281 (duzentos e trinta e oito mil, duzentas e oitenta e uma pessoas), nós iremos continuar semeando e esperando o crescimento que virá de Deus. E vindo o crescimento assim como veio, que Deus seja louvado e os homens diminuídos.
    
          IELB – 108 anos comunicando a vida no Brasil.
É a comunicação da vida que nos deu, dá e dará vida, renovou, renova e renovará em nós a certeza de que nossa igreja com suas congregações estão consoladas nas  promessas e não escrava e desanimada pelos números. Deus nos abençoe. Amém!



Pr Edson Ronaldo Tressmann
44 - 3462 2796


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...