terça-feira, 19 de junho de 2012

IELB - 108 anos comunicando a vida! Parte 4

24/06/12 – 4º Domingo após Pentecostes
Sl 124; Jó 38. 1 - 11; 2Co 6. 1 - 13; Mc 4. 35 - 41

Tema mensal: IELB: 108 anos comunicando a Vida no Brasil.
Tema: Vida de uma história fundamentada na Biblioteca divina


        Numa biblioteca conseguimos muitas histórias. Histórias importantes. Histórias que nos ensinam. Como IELB, fazemos parte dessa biblioteca, afinal, 108 anos já nos dão critérios para sermos uma história que ensina. E falando em história, temos a nossa história registrada em dois belos livros, cujo titulo é: Grão de Mostarda, Volumes I e II. E entre os mais variados relatos históricos, quero apenas enumerar parte da mensagem proferida em cada um dos aniversários mais destacados da IELB.

  Por ocasião do 25º aniversário foi publicado o livro “Fuenfundzwanzig Jahre unter dem Suedlichen Kreuze” ou seja, “Vinte e cinco anos sob o cruzeiro do Sul” editado por Otto H. Beer. (Grão de Mostarda: A história da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Mário L. Rehfeldt. Vol 1, p. 106)
      Por ocasião do 50º aniversário houve celebrações de agradecimento pelo trabalho missionário do Sínodo de Missouri no Brasil. O então presidente do Distrito, pastor R. Hasse, pregou na ocasião da convenção no culto do jubileu de ouro sobre o texto do Salmo 126.2 -3: “Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres.” (Grão de Mostarda: A história da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Mário L. Rehfeldt. Vol 1, p. 168)
        Por ocasião do 75º aniversário celebramos conforme as palavras do Dr. Jacob A. O. Preus o fato de sermos o maior campo missionário da LCMS em toda a sua história, que eram de 135 anos.
        Como IELB tínhamos algumas alegrias e tristezas, afinal já eram 75 anos de missão em terras brasileiras.
        A IELB já atuava em Portugal, Paraguai, trabalho esse que havia sido iniciado pela Argentina em 1936. Havia um instituto em São Leopoldo e um seminário em Porto Alegre e um que havia sido fechado após 11 anos de funcionamento, o ICSP. Já estávamos envolvidos com trabalho com deficientes auditivos e um intenso trabalho social. Também tínhamos iniciado nosso ministério através da Hora Luterana. Tínhamos programa na televisão, TV Erechim (Alto Uruguai, RBS TV), denominado A Hora, produzido e apresentado pelo pastor Edgar Tilp. Também a Comunidade Canoas, RS, havia criado em 1972, as Faculdades Canoenses. Em 1979, no dia 13 de outubro, foi lançada a pedra fundamenta do novo campus da futura Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).
        Por ocasião do 75º aniversário o então presidente Johannes H. Gedrat disse em entrevista ao Mensageiro Luterano que éramos uma família complicada, mas ao mesmo tempo maravilhosa. Uma família de 300 pastores, 177.000 (Cento e setenta e sete mil) fiéis batizados. E que tinha como alvo a independência financeira da LCMS.
        Ao celebrar seus 75 anos a IELB dizia que lhe faltava palavras e gestos para agradecer a Deus pelas inúmeras bênçãos. Deus é tão grande e gracioso e nós pequenos e nossa comemoração insuficiente.
        Em São Pedro do Sul, local onde se iniciou oficialmente a IELB, reuniram-se no dia de 17 de junho cerca de 1.000 (um mil) pessoas. Que lancharam ali mesmo em campo aberto. Em sua mensagem o então presidente da IELB ressaltou a vastidão da seara brasileira e a necessidade de fiéis trabalhadores para a ceifa. Em Porto Alegre, no dia 18 reuniram-se cerca de 6.000 (seis mil) pessoas, num culto de duas horas e quarenta e cinco minutos. E assim como feito em 1904 na conferência de fundação em Rincão São Pedro, o Salmo 48 foi lido e usado como voto solene. Com esse salmo foi expressada a gratidão da IELB pelas bênçãos derramadas por Deus nesses 75 anos e promessa de reconsagração ao olhar para o futuro, no qual foi pedido que: “o nosso Deus para todo o sempre e nosso guia até a morte.” (Mensageiro Luterano, Edição Especial, Álbum Histórico 75 anos Igreja Evangélica Luterana do Brasil, pp. 74).
        Na ocasião do 100º aniversário o então presidente Pr Carlos Walter Winterle transmitiu a mensagem a partir do tema “A semente de mostarda – Ontem, Hoje e Sempre”, com base em Mateus 13.31-32 e Hebreus 13.8. “Winterle enfocou o tamanho insignificante do grão de mostarda, comentado na parábola de Jesus, mas que é capaz de fazer brotar um arbusto. O Reino de Deus, frisou Winterle, não se instala como uma empresa, que recorre aos sofisticados recursos do marketing para crescer. Foram os imigrantes alemães, "nossos avós, bisavós, que trouxeram essa semente" ao Sul do país. Alertou, contudo, que ainda há muito chão a ser semeado e que existe muita fruta madura que precisa ser colhida.” (Mensageiro Luterano, Março de 2004, nº 3, ano 87, p. 9)
        Para celebrar o 100º aniversário da IELB, foi escolhido o dia 11 de janeiro de 2004. Assim, durante todo o ano teríamos a possibilidade de realizar festividades lembrando a data tão especial para a IELB. O Culto do Centenário foi celebrado nas dependências da ExpoGramado, Centro de Eventos localizado em Gramado, RS. Tivemos a participação de mais de doze mil pessoas, e transmitido ao vivo pela Rádio Excelsior AM, de Gramado, RS.

        Em cada uma dessas datas e tantas outras recebemos preciosos aprendizado e transmitimos valiosos ensinamentos. Podemos classificar esses 108 anos como, IELB, uma igreja que ensinou e foi ensinada com a graça de Deus. Esse ensino e aprendizado pode ser classificados como uma biblioteca histórica da IELB em terras brasileiras. E a marca essencial da biblioteca histórica da IELB é que em todas as situações sejam quais foram, sempre esteve fundamentada na biblioteca divina – a Bíblia.

        A história nos ensina.
        A IELB nesses 108 anos oficialmente no Brasil aprendeu com suas querelas e possuidora de uma história, fazendo parte da biblioteca histórica brasileira transmite ricos ensinamentos. Um breve exemplo:
                 Um povo estrangeiro teve que se abrasileirar. Um povo que teve que aprender a ofertar. Um povo teve que aprender como se relacionar com as outras denominações, etc, etc, etc.

        E os aprendizados continuam. E o valor do aprendizado e do ensino se deve ao simples e importante fato de que a IELB se fundamenta numa outra biblioteca, a divina.

        O aprendizado ainda não terminou, nem tampouco o ensino. E justamente por estarmos na escola da fé, tendo como livro principal a biblioteca divina, nunca há formatura, há sempre novos alunos, aprendendo com velhos alunos que continuam sendo aprendizes. E assim queremos nesse dia tão especial, dia em que comemoramos 108 anos de IELB meditar sobre duas, de tantas belas histórias registradas na Biblioteca divina. Uma é a história de Jó e a outra é a história dos discípulos.

        Semelhantemente a história de vida da IELB que emociona e ensina, são essas duas histórias, que mesmo estando separadas por mais ou menos 2.000 anos, nos transmitem um rico ensinamento. Deixem-me relatar um pouco dessas histórias contidas na biblioteca divina.

1 – A história de Jó

        História é um olhar para o ontem. A história não quer só nos fazer voltar ao passado, quer também nos mostrar que o passado nos ajuda no presente, pois o aprendizado nos auxilia a viver melhor o hoje e nos prepara para o futuro.
        A história desse homem que morava no deserto da Arábia, rico, justo, amoroso com seus filhos, nos emociona e auxilia em nossa vida diária. Nos seus dias era um homem de uma moral que encontramos em poucos no nosso dia, “ele se desviava do mal”.
        Um homem desses tem amigos e também inimigos. O inimigo desse homem, por coincidência é nosso inimigo também. E ele disse ao melhor amigo de Jó: “se ele perder toda a sua riqueza, os seus bens materiais, com certeza irá negar sua fé”.
        Esse homem rico e íntegro, amoroso, cristão, perdeu quase tudo o que possuía, restou-lhe apenas sua amada esposa e alguns amigos.
        A primeira lição que a história de Jó nos ensina é como lidar com as perdas. Jó perdeu coisas valiosas, algumas que o dinheiro pode comprar – bens materiais, mas perdeu algo que o dinheiro não pode comprar – filhos. Entre tantas perdas, continuou firme, íntegro, fiel e temente a Deus.
        Jó pela fé reconhecia que Deus não desamparava os seus. Mesmo antes de ter sido dito pelo apóstolo Paulo, Jó sabia que: “... até agora o Universo todo geme e sofre como uma mulher que está em trabalho de parto” (Rm 8.22). Reconhecia que o sofrimento e a dor fazem parte da vida diária da humanidade.
        Jó é uma história de vida que nos emociona e ensina. Emociona devido às enormes perdas que teve. Em um só dia perdeu sua riqueza e seus filhos (1.14-19). Quem de nós suportaria tantas perdas? Em meio a tudo, recebemos um belo ensino: “...Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O Senhor deu, o Senhor o tirou; louvado seja o teu nome”.
        Jó permaneceu integro, e mesmo assim, foi permitido por Deus que caísse sobre ele tumores desde a planta do pé até a cabeça. Esses terríveis acontecimentos levam a sua esposa ao desespero, mas Jó transmite um belo ensino: “...Você está dizendo uma bobagem! Se recebemos de Deus as coisas boas, porque não vamos aceitar também as desgraças?...” (2.10).
        Deus não desampara os seus. Deus é o nosso auxilio em toda e qualquer situação, assim como descreve o salmista: “O Senhor está comigo, e eu não tenho medo, que mal pode alguém me fazer?” (Sl 118.6), “O Senhor é a minha rocha poderosa e o meu abrigo” (Sl 62. 7).
        Uma história real que emociona e ensina. Os bens materiais não estão condicionados a vida cristã íntegra e fiel. A vida cristã não é uma vida tranqüila sem dor e sem sofrimento. Nossa vida de fé não depende do que temos ou queremos ter.
        Deus permitiu coisas ruins acontecerem a Jó, mas não o deixou de lado, esteve com ele em toda a situação, falou com ele e assim lhe mostrou seu cuidado e amor. O mesmo foi e é com a IELB. Tendo passado e ao passarmos por situações dolorosas e difíceis, ouvimos o que Deus nos ensina na sua santa Palavra. Debruçamos-nos sobre a biblioteca divina e dessa biblioteca recebemos forças para não caiamos na tentação de ouvirmos outras vozes que simplesmente quer nos afastar desse Deus amoroso e misericordioso que nos cuida e ama.

        IELB, 108 anos comunicando a Vida de uma história fundamentada na Biblioteca divina.

        2 - A história dos discípulos.
       
       A IELB tem nesses seus 108 anos de vida, uma história que emociona e ensina. E a história que emociona e ensina a IELB é a história de um professor brilhante com 12 alunos especiais. Suas lições eram apresentadas ao ar livre. Ensinava em cima de um barco, num monte, na sinagoga, no templo, etc, e seus alunos com ele e uma grande multidão que sempre o acompanhava.
        Esse professor ensinava através de relatos ocorridos diariamente entre as pessoas. Seu ensino era simples com lições incríveis. Lições que penetravam e ficavam na mente de todos que o ouviam.
        Num desses dias, bonito, agradável, o barco estava à beira da margem e o professor de lá falava. Mais uma aula magnífica estava iniciando. Nessa aula o professor resolveu contar quatro histórias: do agricultor, do lampião, da semente, e de um pequeno grão de mostarda.
        No seu ensino sobre o grão de mostarda, Jesus ensinou que a menor de todas as sementes ao germinar e crescer, quando grande, se torna uma das maiores hortaliças. Nas margens do lago da Galileia, local onde estavam reunidos, chegava a alcançar cerca de 2 metros e meio a três metros de altura, e assim, até os passarinhos podiam se aninhar nela.
        O professor mostrou que o evangelho é uma semente, semeada pelos quatro cantos da terra, e por essa semente se opera a fé, e pela fé se aninha milhares de pessoas no reino de Deus.
        Essa semente, esse evangelho é comunicado pela IELB nesses 108 anos de vida em terras brasileiras, mesmo diante da palavra do professor que apresenta a rejeição de muitos. A IELB segue semeando, a exemplo de Jesus que tinha diante de si um publico que desejava apenas surpreende-lo num erro.
        Depois de ter se dedicado a um dia de aula extenuante, o professor, que já sendo tarde deseja descansar. Para isso resolve ir até o outro lado do lago, num lugar chamado Gadara.
        Os alunos atendem ao pedido do professor e navegam até o outro lado. Mas as lições não haviam terminado. Esse professor ensinava além das palavras, ele ensinava através dos acontecimentos. E todo esse ensino, seja por palavras ou acontecimentos, era necessário, para que seus alunos fossem bem preparados para a seqüência da missão de Deus.
        Olhando para a biblioteca da IELB, vemos os preciosos ensinos, sejam pela Palavra de Deus ou pelos acontecimentos, o quanto crescemos como igreja, como povo de Deus. 108 anos de uma rica e maravilhosa caminhada em terras brasileiras. Uma caminhada de aprendizado e ensino.
        No barco, onde a calmaria, de repente, foi surpreendido por um forte temporal de vento. As ondas se chocavam contra o barco que ia se enchendo de água. Parecia o fim. Os alunos estavam desesperados, gritando pedindo socorro. O professor estava dormindo tranquilamente. Desesperados acordam e reclamam com o professor: não está nem um pouco preocupado, vamos morrer! Venha ajude-nos!
        A IELB tem em suas fileiras muitos alunos. E como estão esses alunos? Muitos desesperados. Afinal, estamos com mais de 20 locais sem pastor. Estamos precisando de pastores. Será que é o fim?
        O professor acorda, levanta e vê aquela cena, discípulos apavorados, vento forte que agitava as ondas, e com autoridade diz: “Silêncio! Fique quieto!” (v. 39b). Ele resolveu a situação que assustava os alunos. E depois os questionou sobre algo que incomodava o professor: “Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?” (v. 40).
        Sabemos que Deus não tenta ninguém, mas as tentações que Deus permite cair sobre nós são para provar, fortalecer e purificar a nossa fé. Os discípulos precisam estar cada vez mais certos de que Jesus de fato era Filho de Deus, pois muitos dos que ouviam Jesus duvidavam disso e Jesus mostra que somos completamente dependentes dele.
        Histórias, a de Jó e dos Discípulos,  com uma grande lição: o cuidado de Deus. Cuidado esse que culminou na morte e ressurreição de Jesus. E em Jesus somos cuidados por Deus. E por estarmos fundamentados em Jesus, a IELB é uma história que emociona e ensina.

        Numa biblioteca conseguimos muitas histórias. Histórias importantes. Histórias que nos ensinam. Como IELB, fazemos parte dessa biblioteca, afinal, 108 anos já nos dão critérios para sermos uma história que emociona e ensina. No entanto, nosso orgulho está em termos uma história, por estarmos fundamentados na biblioteca divina.
        Amém!

Rev. Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...