segunda-feira, 14 de maio de 2012

Enquanto Jesus nos prepara quartos nos deixou uma tarefa


17/05/12 – Ascenção do Senhor
Sl 47; At 1. 1 – 11; Ef 1. 15 – 23; Lc 24. 44 - 53
Desejo de uma mãe é a vontade do Pai: Uma só Família, um só Espírito.

Tema: Enquanto Jesus nos prepara quartos nos deixou uma tarefa.

Destaque: Jesus deixou uma tarefa muito importante para a sua igreja: agir em todos os cantos da terra. E para realizar essa tarefa prometeu o auxiliador. E pelo Espírito Santo que age pelo evangelho, “ilumina os nossos olhos e assim sabemos qual é a esperança de nosso chamado” (Ef 1.18)


            É comum ouvirmos as mães dizerem: “Enquanto eu arrumo o quarto e a cama, faça isso ...”.
            Hoje é o dia em que lembramos a ascensão de Jesus. Um dia para se lembrar as palavras de Jesus, idênticas a de nossa mãe: “enquanto eu vou arrumar os quartos, vocês fiquem e façam isso...”.
            Ele foi nos preparar lugar. Dizemos às crianças que Jesus ainda não veio, pois está fazendo um lindo quarto para ela. Agora, enquanto Jesus está arrumando os quartos, nós, seus discípulos temos uma tarefa a ser realizada – Qual?
            Ser testemunha de Jesus.
            Uma pergunta: é fácil ser testemunha de Jesus? Não.
            Os questionamentos continuam os mesmos daquela época em que Jesus estava subindo aos céus: “... Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?” (At 1.6).
            Em meio aos questionamentos e a busca por respostas satisfatórias, novas seitas vão surgindo e novas e velhas pessoas são enganadas. Se há busca por respostas, há os que a dizem ter e as oferecem e assim deixam milhares inquietos. Uma dessas respostas está deixando muitos de “cabelos em pé”, é a resposta de que o fim será dia 12/12/12.
            Engraçado que se crê na criatura e se esquece do criador que ao enviar seu filho transmitiu a certeza de que ninguém sabe nem o dia, nem a hora em que o filho voltará. Diante da pergunta quando seria a instauração do reino de Israel, a respondeu de Jesus: “...Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade” (At 1.7). E essa resposta, continua sendo válida para nós.
            E se Jesus não voltou e nem sabemos quando será isso, nossa tarefa continua. E enquanto ele não vem, cabe-nos continuar na realização da missão de Deus. Observem bem, missão de Deus. E o testemunho é justamente para realizar a missão de Deus. O testemunho é para salvar o mundo incrédulo, que vive cheio de dúvidas e em busca de respostas.
            Qual é o conteúdo do testemunho? Afinal, não sabemos o que transmitir a esse mundo cético em relação às coisas divinas. O conteúdo nos foi dado por Jesus, Lc 24. 46 – 48: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas”.
            Por que se requer arrependimento? Não basta a fé? Jesus expõe o motivo, conforme registrado por Mateus: “Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento]” (MT 9.12 – 13). Jesus deixa claro que a contrição é absolutamente necessária, pois, sem ela, ninguém está em condições de ser levado à fé. Salomão em um de seus provérbios diz: “A alma farta pisa o favo de mel” (Pv 27.7). Onde não tem fome e sede espiritual, também não se aceita o Senhor Jesus. Enquanto o individuo não reconhece que é um pecador miserável, perdido e condenado, ele fará pouco caso do salvador dos pecadores. Pelo martelo da lei a pessoa sente dor, angústia, tormentos, sentimento de estar esmagado. No entanto, não foi a pessoa que produziu e produz isso, pois o verdadeiro arrependimento é produzido apenas por Deus, quando a lei é pregada em todo o seu rigor.
            Preste atenção!
            No momento em que você tem fome e sede da graça de Deus, você está devidamente contrito. E tudo isso é obra de Deus em você para que você diga: o que faço para ser salvo? Eu preciso estar alarmado pelos meus pecados e ansiar pela misericórdia de Deus. O verdadeiro arrependimento é justamente desejar ir a Jesus.
            De onde recebemos forças para ser testemunha de Jesus?mas recebereis  poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, ...” (At 1. 8); e “iluminados os olhos do vosso coração, ...” (Ef 1.18).
            Temos o principal para sermos testemunhas. Temos o Espírito Santo, pois somos batizados. Recebemos o conteúdo do testemunho pela Palavra de Deus. Então, vamos, testemunhemos sobre o nosso salvador. Conduzamos muitas pessoas a Jesus, pois nEle, terão a vida eterna.
            Assim como Jesus subiu aos céus, ele voltará. E ao voltar levará consigo todos os crentes. E para que creiam é necessário que se pregue a mensagem sobre Jesus. E para que essa pregação ocorra, Jesus nos enviou e envia, nos capacita, derramando sobre nós o seu Espírito, e  nos capacita ao testemunho  iluminando os olhos do nosso coração nos dando a verdadeira mensagem do testemunho.

Oremos: “Querido Deus, aprendi pela tua Palavra que sou enviado ao mundo para dar um belo testemunho a respeito de Jesus. Com a tua graça conheço Jesus como meu salvador. E peço a ti bondoso Deus que mantenha meu coração aquecido nesse teu amor para que eu possa falar de Jesus a muitos que me cercam. Em nome de Jesus, Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...