terça-feira, 1 de maio de 2012

Enxertados na Vinha de Deus


A IGREJA COMUNICA A VIDA
Fundamentando (Jesus a Rocha Firme)
O Senhor é a minha rocha poderosa e o meu abrigo” (Sl 62.7)
                                                            Maio de 2012
Tema do mês: Desejo de uma mãe é a vontade do Pai: Uma só Família, um só Espírito.

06/05/12 – 5º Domingo de Páscoa
Sl 150; At 8. 26 – 40; 1Jo 4. 1 – 11; Jo 15.1 - 8
Tema: Enxertados na vinha de Deus.

Destaque: A vinha de Deus que era constituída primeiramente pelo povo escolhido no antigo testamento, agora em Jesus recebe como enxerto cada pessoa que nele crê. Pela fé somos enxertados na vinha de Deus.


Introdução
            Maio é o mês das mães. Mês de homenagear aquela que nos carregou no útero por 7 ou 9 meses. Aquela que nos amamentou, que perdeu horas de sono, aquela que chorou e chora por nós. No que diz respeito a filhos e mães duas coisas são importantes para que a criança se desenvolva e cresça: alguém sabe o que é? Primeiro para que um filho cresça é necessário cortar o cordão umbilical. Se não houver esse corte, nem o filho sobreviverá e muito menos a mãe. A segunda coisa importante para o desenvolvimento da criança é a amamentação. Sem o leite materno a criança não se desenvolve adequadamente. Não cria anticorpos suficientes para que seu corpo se defenda contra doenças e infecções.
            A relação mãe e filho é uma junção de fatores: união (gravidez), separação, (corte do cordão umbilical) e mais uma vez união, por meio da amamentação. Mesmo que a gravidez e a amamentação se dêem num período curto, é de grande importância para toda a vida.
            Semelhantemente é a nossa vida com Deus. O homem foi criado unido a Deus. Com o pecado veio o corte, a separação. Mas Deus prometeu e cumpriu sua promessa de união, e fez isso através de seu Filho Jesus Cristo. Em Cristo Jesus a videira verdadeira, somos enxertados na vinha de Deus. E unidos a ele produzimos frutos.
Desenvolvimento
ENXERTADOS NA VINHA DE DEUS
1 – Pela fé


            Ao contemplar a criação de Deus nos deparamos com coisas maravilhosas e extraordinárias. Entre muitas coisas extraordinárias que poderíamos citar, cito o fato maravilhoso de a mulher ter recebido o dom de amamentar. A amamentação é algo vital na vida de uma criança. O governo, através do ministério da saúde tem investido muitos recursos para divulgar essa grande bênção e a pratica entre as pessoas. Há um enorme incentivo para que se amamente o filho ou a filha até os 18 meses de vida. A amamentação beneficia apenas uma pessoa, a própria criança. Ela crescerá saudável, forte, e também estará prevenida de muitas doenças que podem ocorrer por uma amamentação inadequada. Da mesma forma é importante estarmos enxertados e permanecermos na vinha de Deus.
            As mães detestam quando seus filhos se afastam ou ficam longe de seus olhos. É unânime entre as mães, todas querem seus(suas) filhos(as) perto. E há muita dor, saudade por um(a) filho(a) que está longe. O mesmo acontece no que diz respeito a Deus. Ele deseja que todos seus filhos estejam próximos, unidos a ele.
            Quando ainda no paraíso, o diabo conseguiu separar o homem e a mulher de Deus lançando o pecado no mundo, Deus Pai prometeu seu único Filho para trazer a nós seus filhos de volta a ele. Pela morte e ressurreição de Jesus nos tornamos filhos e filhas de Deus “Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus” (Gl 3.26), e “Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles” (Jo 1.12-13).
            Em Jesus, Deus se tornou nosso Pai, e nós, em Jesus, nos tornamos filhos e filhas de Deus. Paulo diz que nos tornamos filhos mediante a fé, sem nosso esforço: “Pois pela graça vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus” (Ef 2.8). A fé é um presente que nos é dado por meio do Batismo e da Palavra. Essa fé é conservada em nós, para que permaneçamos na condição de filhos e filhas de Deus. Essa fé é fortalecida na Palavra e na Santa Ceia. Por isso, Jesus ao se apresentar como videira diz: “Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês...” (Jo 15.4).
            O apóstolo João ao escrever o evangelho o faz para confirmar e aprofundar a fé no Messias, o Filho de Deus. E ao escrever sua carta deseja combater falsos mestres, contra os quais ele alerta. O fato é que os falsos mestres estavam negando que Jesus era verdadeiro Deus, coisa que João enfatiza e deixa claro, tanto no evangelho como em sua carta.
            Confirmar e aprofundar a fé no Messias. Será esse um tema importante? A resposta é sim. Diz o apóstolo João que na primeira vinda de Jesus, ele “veio para o que era seu, mas os seus não o receberam” (Jo 1.11). A resposta sim, se deve ao próprio fato de Jesus defender que Ele é o filho de Deus. Mesmo que tenha sido redundante, Jesus fala de Jesus, fala de si mesmo, aponta para Ele como caminho para o Pai. Ele se apresenta como videira verdadeira, luz, vida, pão, etc.
            Olhando o evangelho de João desde o cap. 13 veremos que Jesus sempre disse: “digo antes que aconteça, para que quando acontecer, vocês creiam que eu sou o que sou” (13.19) e ainda: “...Agora a natureza divina do Filho do homem é revelada, e por meio dele é revelada também a natureza gloriosa de Deus” (13.31; 14.13; 15.8; 17.1). Jesus prepara os seus discípulos contra eventuais dúvidas e ataques dos falsos mestres.
            O texto, João 15.1 – 8, ressalta a questão da Fé. Uma palavrinha fácil de ser pronunciada. É um maravilhoso presente dado a nós por Deus pelo Batismo e Pregação da Palavra. Fé é o meio pelo qual somos enxertados na vinha de Deus.
            Vinha de Deus. Esse assunto não é novo. Desde o antigo testamento vemos Deus cuidando de sua vinha. O objetivo desse cuidado era para que através de sua vinha nascesse o salvador dos homens. Da vinha de Deus nasceria o verdadeiro fruto, o fruto que nos enxertaria na vinha, Jesus.
            É unanimidade entre as mães: todas querem seus filhos próximos, mas nem sempre se é possível tê-los perto. Muitas coisas afastam filhos e mães, é o emprego, é o ministério, é uma luta por dias melhores e a ida para um país distante, etc. A mesma coisa acontece com relação, homem / Deus. Deus quer, assim como disse Jesus: “....Quantas vezes eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!” (Mt 23.37b), no entanto, muitos estão vivendo suas vidas como filhos pródigos. Estão longe, afastados do Pai.
            Deus o nosso Pai nos quer perto dele. Fez através de Jesus tudo o que era necessário para nos unir a ele. E continua fazendo através da proclamação do evangelho, da administração dos sacramentos, para que seus filhos permaneçam unidos a ele. Deus em seu amor continuará fazendo tudo para que os afastados voltem, pois a exemplo do pai do filho pródigo espera os mesmos de braços abertos. A todos, seja aqueles que estão perto ou os que estão longe, continua comunicando seu maravilhoso convite: “continuem unidos comigo,....
ENXERTADOS NA VINHA DE DEUS
2 – Produzimos frutos


            Pela fé somos enxertados na vinha de Deus, e unidos a ele, disse Jesus: “...vocês também só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. Eu sou a videira, e vocês sãos os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada” (15.4b – 5). Sem Jesus não podemos produzir nenhum fruto.
            O homem pecador se gaba de suas realizações esquecendo que aquilo que faz de bom e agradável a Deus só é feito por se estar unido a Deus pela fé em Jesus. Sem fé seremos cortados da vinha de Deus e assim lançados no fogo ardente.
            Em Cristo estamos enxertados na vinha de Deus e assim somos capazes de produzir os frutos. Aliás, aos olhos de Deus, só realiza uma boa obra um filho redimido de Deus. Tudo aquilo que um cristão realiza, pensa ou fala pela fé, o faz para glória de Deus e para o bem do próximo.
            O mundo não vê Cristo Jesus, o mundo vê o cristão, e através do cristão visualiza a obra de Jesus, uma obra de amor. A fé dita em palavras é algo incompreensível, no entanto, os frutos da fé são vistos e servem para mostrar que somos discípulos de Jesus.
            Permanecendo em Cristo pelos meios da graça e Cristo permanecendo em nós pelos mesmos meios, seremos capacitados a produzir frutos e esses frutos permanecerão.
            Onde, quando e como - nós que fomos enxertados na videira de Deus pela fé, vamos produzir frutos da fé? Onde: dentro do nosso lar, no trabalho, na escola, na faculdade, etc. Quando: todos os dias, aproveitando todas as ocasiões. Como: servindo a Deus e ao nosso próximo em amor e gratidão.
            Estamos enxertados na vinha de Deus. Agora estamos aptos para produzir os frutos. Na Palavra e no Sacramento permanecemos em Cristo e Cristo em nós. E por estarmos em Cristo e Cristo em nós somos capazes de produzir frutos. Em sua 2º carta aos Coríntios, Paulo disse: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu essa tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele” (2Co 5.17-18).
            Dependemos exclusivamente da graça de Deus em Jesus. Na sua graça fomos enxertados na sua vinha, na sua graça produzimos frutos, e é por graça que muitos outros são enxertados na vinha e passam a produzir frutos.
            Na vida humana é necessário que o cordão umbilical seja cortado para crescer. Quanto à vida espiritual o cordão umbilical não pode ser cortado jamais, precisamos permanecer em Cristo, pois só em Cristo, alimentados por Cristo é que nós iremos continuar na vinha e continuar a produzir frutos agradáveis a Deus.
Conclusão
            Maio é o dia das mães. Um mês especial para homenagear aquela que nos carregou no útero por 7 ou 9 meses. Aquela que nos amamentou, que perdeu horas de sono, aquela que chorou e chora por nós. No que diz respeito a filhos e mães duas coisas são importantes para que a criança se desenvolva e cresça – cortar o cordão umbilical e ser amamentado. Em relação a Deus é necessário apenas uma coisa: o permanecer ligado a Cristo. Permanecer através da fé, fé que vem pelo batismo e pelo ouvir da palavra de Deus. Fé que continua a existir pelo ouvir e pelo receber o corpo e sangue de Jesus dados com e sob o pão e o vinho. Deus nos abençoe a permanecermos em Cristo, pois em Cristo e Cristo em nós produziremos muitos frutos. E esses frutos produzirão outros frutos. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann
44 – 3642 – 2796; (TIM) 9856 - 8020
cristo_para_todos@hotmail.com

Responda nos comentários abaixo: Você conseguiu captar a mensagem? O que é preciso melhorar?
Fique na paz de Jesus
Abençoada semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...