quarta-feira, 16 de maio de 2012

Oração de Jesus - uma só familia, um só Espírito.

20/05/12 – 7º Domingo de Páscoa
Sl 1; At 1. 12 – 26; 1Jo 5. 9 – 15; Jo 17. 11 - 19
tema mensal: Desejo de mãe é a vontade do Pai: Uma só Família, um só Espírito

Texto de João 17. 11 - 19 (ARA)

17.11 Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. 17.12 Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. 17.13 Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos. 17.14 Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. 17.15 Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. 17.16 Eles não são do mundo, como também eu não sou. 17.17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. 17.18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. 17.19 E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.


Oração de Jesus - Uma só Família, um só Espírito.


         Há uma música muito famosa que diz: “No dia em que eu saí de casa minha mãe me disse: Filho, vem cá! ... A minha mãe naquele dia me falou do mundo como ele é parece que ela conhecia cada pedra que eu iria por o pé” (Zezé di Camargo e Luciano)

         Realmente parece que nossa mãe conhece mais do mundo do que nós pensamos. Dificilmente alguém ao sair de casa não tenha ouvido palavras semelhantes.
         Em nosso texto Jesus, criador do mundo, conhecedor do mundo, aquele que veio para vencer o príncipe desse mundo, por saber as pedras que teríamos para ultrapassar faz uma bela oração. Ele ora por nós, pela sua igreja.
         Nessa oração Jesus pede para o Pai que nos mantenha numa unidade.
         Qual é a importância da unidade? A importância nos é apresentado pelo próprio Jesus ao dizer que um reino dividido não subsiste. Como igreja cristã, estamos vivendo essa unidade? A primeira parte da resposta é o que respondemos na questão: o que é igreja cristã?
         De acordo com o apostolo João, muitos elementos estranhos estavam e continuam entrando na igreja. É inconcebível que elementos pagãos estejam ocupando o lugar daquilo que é sagrado e instituído por Deus. Substituiu a santa ceia pelo copo benzido de água. Substituiu o batismo por rituais de purificação, etc, etc, etc, ...
         Igreja cristã é aquilo que confessamos no Credo Apostólico: “Creio no Espírito Santo, na santa igreja cristã, a comunhão dos santos,....”, ou seja, igreja cristã é a composição da comunhão daqueles que crêem e confessam Jesus como seu Salvador. Observemos bem! Aqueles que têm Jesus como o salvador de suas vidas e não apenas como aquele que transformou suas vidas, de um fusquinha para uma Ferrari.
         A igreja cristã é descrita de uma forma belíssima por Paulo na sua carta aos cristãos da Ásia Menor: “Já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito” (Ef 2.19-22).
         Tendo respondido a primeira parte da questão, podemos iniciar nossa resposta a pergunta: Há unidade na igreja cristã?
         Nós não somos capazes de sondar o coração das pessoas para ver se elas crêem. Mas, sabemos pela Escritura, que o Espírito Santo chama, congrega e conserva uma comunhão de santos, ou seja, dos que crêem em Jesus. E tudo o que esses cristãos desejam é permanecer no verdadeiro fundamento. E é esse o conteúdo da oração de Jesus. Ele deseja e pede ao Pai que conserve seus filhos e filhas na verdadeira fé, na verdadeira unidade.
         A questão: Há unidade na igreja? É uma questão que precisa ser bem respondida para que não gere inquietações nas pessoas. Então darei exemplos bíblicos. Deixemos o próprio Deus falar sobre a unidade na igreja.     
         O apostolo Paulo ao escrever sua carta aos Romanos disse: “Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo  membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça  que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria” (Rm 12. 4 – 8).
         Como igreja, somos um corpo – e a exemplo do corpo, possuímos muitos membros. Essa diversidade é importante para o corpo que é a igreja. Portanto, o corpo da igreja, que são os membros, são pecadores e como pecadores acabam fazendo com que a diversidade gere divisão. Na sua carta aos coríntios, Paulo instrui sobre os vários dons que o único corpo (unidade na fé) possui. No entanto, essa unidade de cristãos é composta por pecadores e por causa da natureza pecaminosa acabaram gerando divisão. As palavras: “Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós” (1Co 12.21).
         O ensino é simples e direto. A diversidade concedida por Deus é para edificação do corpo da sua noiva que é a igreja. Infelizmente nosso inimigo, o diabo usa a diversidade para dividir e estragar a noiva de Cristo. Deus nos une na mesma fé, pois “há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Ef 4.4-6). Nessa mesma fé, nesse mesmo corpo, a diversidade não é sinal de desigualdade, pois “...Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha, para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros” (1Co 12.24b – 25). Então quando perguntamos, Há unidade na igreja? Precisamos ter clareza que a diversidade que há no corpo da igreja não é para desunião, mas para enriquecimento mútuo.
         Agora, olhando para o próprio da questão que é a unidade, daremos o seguinte exemplo. Partindo do texto de Efésios citado anteriormente que diz: “...edificados sobre o mesmo fundamento dos apóstolos e profetas...” (Ef 2.19). O que seria esse fundamento? Não só Jesus, mas também todo o corpo doutrinário o qual Jesus nos deixou                  
         Partindo desse exemplo podemos dizer que não há unidade na igreja cristã, quando alguém de dentro do corpo está na contramão daquilo que Jesus ensinou e está expresso na sua palavra bem como em todo o corpo doutrinário da igreja cristã. A doutrina cristã reflete passagens Bíblicas.
         Mas, pastor, há tantos corpos doutrinários, como posso saber onde encontrar a verdadeira igreja cristã? O apostolo Paulo responde: “Ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo” (1Co 3.11). Só encontramos a verdadeira igreja cristã, onde se acha e faz uso do evangelho de Jesus Cristo, pois o testemunho de Deus é claro, “Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho. ... E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1Jo 5. 10a, 11 – 12). Há muitos que infelizmente se afastaram do verdadeiro evangelho de Jesus, e assim, a resposta é que não há unidade com os mesmos.
            Questionamentos são importantes e fazem parte da vida da igreja, agora se há prática contraria a palavra de Deus, nesse caso não há unidade.
         Jesus ora pela Unidade da Igreja – Deus deseja e mantém a unidade na Igreja Cristã. A unidade dada pelo evangelho é importante que seja mantida, por isso, Paulo nos faz uma convocação: “esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vinculo da paz” (Ef 4.6)., também Judas: “... exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” (Jd 3c).
         É necessária a unidade no evangelho, pois pelo evangelho o Espírito Santo nos chama, congrega e ilumina com dons. E pelo poder do Espírito Santo que age pelos meios da Graça: Pregação, Batismo e Santa Ceia, que precisamos nos firmar e defender com unhas e dentes. Quem desses meios se afasta não faz parte da unidade da igreja cristã.
         Jesus nos compreende. E por compreender as nossas fraquezas e limitações pediu pela unidade do seu corpo. E dessa belíssima oração podemos tirar o nosso pedido. Oremos e batalhemos pela unidade do evangelho na igreja cristã.
         Deus nos abençoe, amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...