segunda-feira, 11 de março de 2024

Em Jesus - uma nova aliança!

 17 de março de 2024

Salmo 119.9-16; Jeremias 31.31-34; Hebreus 5.1-10; Marcos 10.35-45

Texto: Jeremias 31.31-34

Tema: Em Jesus -  uma nova aliança!

 

...farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá...” (Jr 31.31)

 

A foto da princesa de Gales, tornou-se notícia no mundo inteiro. Motivo? Apesar da falta de brilho no cabelo, unhas opacas, roupas com tom de usadas dos filhos. O que chamou atenção foi a falta da aliança da princesa na mão esquerda.

É de fato necessário usar aliança?

A aliança destaca compromisso e comprometimento com outra pessoa.

No Antigo Testamento, Deus estabeleceu alguns pactos (alianças) com os homens. E pode se dizer que essas alianças possuem um sinal visível assim como as alianças nas mãos dos casados. Um arco íris lembra a aliança de Deus com Noé. As estrelas marcam a aliança de Deus com Abraão. A referência aos Dez Mandamentos marca a aliança mosaica.

Aliança é um acordo ou pacto. Quando uma mulher olha para outro homem ou outro homem olha para uma mulher e vê uma aliança no seu dedo na mão esquerda, indica que a pessoa já tem um pacto, um acordo com outra pessoa. O pacto, o acordo é de amor, dedicação e respeito até o fim da vida de um deles.

O problema das alianças humanas é que geralmente não são cumpridas. Na aliança entre Deus e os homens, o problema são os seres humanos e não Deus.

O profeta Jeremias proclamou a promessa de Deus: “...farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá...” (Jr 31.31).

No hebraico, pacto é berith e significa concerto. Aliança diz respeito ao concerto entre Deus e o seu povo (Pv 2.17).

A nova aliança - proclamada pelo profeta Jeremias, foi anunciada aproximadamente 650 anos antes de Jesus nascer. E é em Jesus que temos o novo acordo de Deus com seu povo.

O pacto mosaico, a lei que não pode ser cumprida pelo ser humano devido a natureza pecaminosa, mostra a necessidade da nova aliança.

A nova aliança é uma maravilhosa mensagem para quem se acha preso a observância legalista que não consegue cumprir.

É preciso ouvir novamente a profecia: “...farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá...” (Jr 31.31).

A profecia nada mais é do que uma revelação. Não se trata de uma revelação humana como infelizmente muitos buscam. A profecia é uma revelação da vontade de Deus. Ao proclamar: “...farei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá...” (Jr 31.31), o profeta Jeremias revela o desejo de Deus em fazer uma nova aliança, ou seja, a disposição de Deus em perdoar. Em Jesus, Deus esquece o pecado do seu povo.

Deus não envia profetas por aí para revelar sonhos, ou outras revelações. Os profetas que Deus envia proclamam apenas a vontade de Deus. E a vontade de Deus é que o pecador se arrependa, e assim receba o perdão e creia que pela nova aliança, Cristo, se está salvo.

A nova aliança proferida por Jeremias é proclamada a cada culto na santa ceia. Na noite em que Jesus instituiu a santa ceia, disse: “Bebam todos vocês porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para perdão dos pecados, o sangue que garante a aliança feita por Deus com seu povo” (Mt 26.28).

No sangue de Jesus está a nova aliança. Por causa do sangue de Jesus, a morte, o último inimigo foi destruído. A obra de Jesus nos dá um novo acordo com Deus.

Nada substitui ou muda essa nova aliança. O pecado não é capaz de alterá-la. A única coisa que impede alguém de ser beneficiada por essa nova aliança é recusar-se a crer na mesma.

A nova aliança é constantemente proclamada para que o pecador se arrependa e receba da mesma o perdão.

Nas alianças entre Deus e os homens havia sinais (arco íris, estrelas, arca da aliança), tal como uma aliança na mão da mulher casada e de um homem casado. Os elementos da santa ceia, pão e vinho, são visíveis, no entanto, a santa ceia é a realidade e concretude da nova aliança. Assim como no pão recebemos o verdadeiro corpo de Cristo, no vinho recebemos o verdadeiro sangue de Cristo para perdão dos nossos pecados.

Todo pecador, em Jesus, têm um novo acordo com Deus. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...