09 de outubro 2022
Salmo 111; Rute 1.1-19; 2Timóteo 2.1-13;
Lucas 17.11-19
Texto:
Lucas 17.11-19
Tema: Você é um dos nove? Ou está entre os 10%?
Nem
sempre a maioria tem razão! Jesus questiona onde estava a maioria: “Os homens que
foram curados eram dez. onde estão os outros nove?” (Lc 17.17). A
maioria, dez, veio pedir. Eles tinham razão quanto ao pedido.
A
doença fez aquelas pessoas viverem a margem da sociedade. A vida deles era
junto com pessoas na mesma situação. O mais próximo de alguém sadio era a uma
distancia de 15 metros, por esse motivo eles “pararam longe” (Lc 17.12). Pela
lei, eram considerados impuros (Lv 13.45).
A
vida dos leprosos era de um vegetativo ambulante! Que terrível era essa vida.
Essas pessoas, mesmo a margem da sociedade, sabiam os acontecimentos e por
isso, ao saberem que Jesus estava passando por ali gritaram: “Jesus, Mestre,
tenha pena de nós!” (Lc 17.13). Devolva nossa vida!
Jesus
atende ao pedido e afirma: “Vão e peçam aos sacerdotes que examinem vocês”
(Lc 17.14). Ou melhor, sejam restituídos a sociedade (Lv 14). Voltem a viver
normalmente, mas antes, como destaca a lei (Lv 14.23) é preciso ser examinado
pelo sacerdote e assim haver o reconhecimento de que estão puros e aptos a ser
reintegrada a sociedade. Curados, poderiam voltar para casa, conviver com seus
amigos, participar da adoração no templo.
Confiantes
na Palavra dita por Jesus, àquelas pessoas se dirigem ao sacerdote para serem
examinados. E, “um
dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz”
(Lc 17.15). Por mais que a ansiedade para retornar a vida normal estivesse
aflorada, o samaritano resolve dar meia volta e agradecer a Jesus.
Por que os outros
nove não retornaram?
Para
eles era preciso se apresentar ao sacerdote, pois isso era requerido pela lei.
O sacerdote era um tipo de mediador e por meio de um sacrifício o curado era
considerado puro novamente. Na época, o sacerdote era um inspetor de saúde e
atestava a cura.
O
samaritano era uma raça misturada e não mais pura conforme os judeus ortodoxos.
Das 12 tribos de Israel, 10 delas foram levadas para o cativeiro Assírio, no
entanto, os pobres foram deixados em Samaria. E, com a queda do Reino do Norte,
Sargon II, rei da Assíria, enviou para Samaria (Norte – Israel), gente da Babilônia,
de Culta, Ava, Hamate e Sefarvaim para colonizar o país, e isso causou mistura
no sangue judeu, assim surgiu os samaritanos. Dessa forma, aos pés de Jesus
temos alguém que era impuro devido a sua doença e impuro devido a raça. Se os
outros foram até o sacerdote para se colocarem diante de Deus, aquele que
impuro devido a raça estava aos pés do Filho de Deus, e ouve: “sua fé te salvou”
(Lc 17.19). Enquanto nove foram atrás de atestado de cura e voltar a vida
normal, o samaritano atestou sua fé indo agradecer a Jesus e a resposta de
Jesus atesta que a fé era verdadeira.
Observe
que era um samaritano agradecendo um judeu e os judeus não vieram agradecer o
judeu esperado conforme as promessas bíblicas. O que antes estava impedido de se dirigir a Deus, agora
está aos pés de Jesus. Se para os judeus o samaritano não obedecia a
lei, para Jesus sua adoração e glorificação era resposta de fé.
Na
viagem de Jesus para Jerusalém que iniciou em Lucas 9.52 e até o corrente texto
Lucas 17.11, ele está passando pela Samaria, um território não judeu.
Esse
samaritano “glorificava
a Deus em alta voz” (Lc 17.15). Uma coisa que, por ser samaritano,
aquele homem estava impedido de fazer no templo devido a sua raça. Para os
judeus a mancha da lepra foi curada, mas a mancha de ser samaritano, não.
Lucas
foi um evangelista que destacou o louvor do povo de Deus diante das coisas
maravilhosas que Deus fazia (Lc 1.46-55; 1.68-79; 2.29-32; 5.25-26; 7.16;
13.13; 17.15-18; 18.43; 19.37).
Nove
não retornaram por ser preciso observar a lei. A observância da lei lhes
acumularia méritos e créditos diante de Deus. O relacionamento com Deus se dava
numa troca por meio da observância da lei e a gratidão não fazia parte desse
relacionamento, haja vista ser merecimento tudo que recebiam. Para os judeus
era normal receber um favor de Deus, assim, não lhes parecia ser necessário
agradecer. O samaritano volta para agradecer, pois, sabe que não era merecedor
daquela cura e do favor divino.
Você é um dos nove?
Ou está entre os 10%?
Não
temos nenhum mérito diante de Deus. Tudo é graça. A salvação, o pão de cada
dia, a vida ...
A
gratidão a Deus é dar louvor a quem é devido. Diria que, deixar de agradecer é
tomar o nome de Deus em vão. Nada mereço, mas por tudo eu agradeço. A gratidão
mostra que recebi todo o necessário para o corpo e a vida por amor e graça. A
gratidão apresenta que dependo de Deus. Tanto bens materiais quanto espirituais
provêm das mãos de Deus, por esse motivo somos incentivados a orar: “Pai Nosso ...”
e concluir testemunhando: “Pois teu é o Reino, o poder e a glória”, ou
seja, tudo vem de ti.
Louvado seja teu nome, “Porque é ele quem dá a todos a vida, a
respiração e todas as coisas” (At 17.25).
Querido irmão e irmã em Jesus: “Em tudo dai graças” (1Ts 5.18), afinal, devemos
estar “sempre
dar graças a Deus por todas as coisas” (Ef 5.20).
Recordemos
que o próprio Jesus deu graças a Deus por ter revelado sua mensagem aos
pequeninos (Mt 11.25). Antes de distribuir os pães aos cinco mil famintos, deu
graças (Jo 6.11). Na ressurreição de Lázaro, Jesus agradeceu ao Pai (Jo 11.41).
Ao distribuir o cálice por ocasião da instituição da santa ceia, Jesus deu
graças (Mt 26.27).
Você é grato por ter
uma congregação, um dia, um pastor, e assim estudar a Palavra de Deus? Você é agradecido
pelo que hoje tem para se alimentar? Está agradecido pela vida e saúde? Você é
grato em poder participar da santa ceia?
Nada
disso merecemos! Ser grato,
louvar a Deus, é testemunhar a fé que nos salva. A fé é o presente de Deus
que nos move a louvar aquele do qual tudo recebemos, mesmo não merecendo, inclusive
a purificação dos pecados. Amém!
ERT
Edson
Ronaldo Tressmann
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