segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Primeira e melhor parte!

Salmo 91.1-13; Deuteronômio 26.1-11; Romanos 10.8-13; Lucas 4.1-13

Texto: Dt 26.1-11

Tema: Primeira e melhor parte!

 

No desenrolar da história do Antigo Testamento vemos que Deus deu ao povo de Israel uma terra boa e rica. E deu também uma ordem: “Tragam o primeiro feixe para mim”. Assim, todos os anos a festa das semanas, ou colheita, era realizada. O povo de Deus realizava essa festa da colheita porque tinha motivos para comemorar.

Vamos analisar os motivos.

a)– Primeiro – Ação de Graças pelo fruto da terra que abastece e sustenta a vida

A agricultura é uma cultura importante, aliás, é a mais antiga de todas. E se não houvesse pessoas que plantas sem, que cultivassem a terra, não haveria também o sustento.

Por um instante olhemos para Gn 1.11 onde Deus diz: “Que a terra produza todo o tipo de vegetais...”. Deus deu a terra àquilo que é o mais importante, a FECUNDIDADE. Deus dá ao homem a FORÇA, a VITALIDADE. Se Deus não tivesse dado a terra a FECUNDIDADE, não adiantaria trabalhar, pois não iria se produzir alimentos que abastecem e sustentam a vida. Os alimentos proporcionados devido a fecundidade da terra geram saúde, vida e preserva o homem, pois é dela, ou seja, dos alimentos que se produz que é dado força e vitalidade a cada ser humano. Sem os alimentos da terra, não haveria vida e saúde (alimentos enlatados).

Toda a raça humana, seja qual for sua religião, considera a fecundidade como objeto de culto.

No A.T. povos prestavam culto a Baal, pedindo chuva e fecundidade a terra.

Entre as muitas coisas criadas por Deus o que mais chama atenção é o fato de Deus ter separado as águas debaixo e de cima da terra. Se toda a água que está cima despencasse sobre nossa cabeça, não sobreviveríamos. Deus envia as chuvas na medida certa. Ele dá a terra o alimento essencial, a água que mata a sede humana, hidrata o corpo e é indispensável também aos animais e as plantas.

O povo de Deus celebrava a festa da colheita em primeiro lugar para agradecer pelo fruto da terra que abastece e sustenta a vida. Gratidão, pois é Deus quem deu a terra a FECUNDIDADE.

O povo de Deus realizava essa festa da colheita porque tinha motivos para comemorar.

b) – Segundo – Era uma festa Comunitária

Durante a celebração da festa da semanas, ou colheita, as pessoas não se separavam ou se excluíam. Todas as pessoas, raças se uniam num mesmo propósito: AGRADECER A DEUS.

A festa da colheita, ou das semanas tinha ênfase comunitária por duas razões:

Primeiro: Por causa da terra e dos frutos. Os frutos não pertencem ao indivíduo, mas a Deus (Lv 25.23; Gn 1.29-30). Deus fazia e faz chover sobre bons e maus.

Segundo: Porque no uso da terra e dos frutos não há privilegiados, todos, estrangeiros, pobres, hóspedes, eram tratados igualmente. Tanto o empregado, escravo, servo, sabia que dependia do seu patrão, quanto o patrão sabia que dependia deles. Os pobres podiam colher alimentos na beira das lavouras que ficavam para trás.

O povo de Deus realizava essa festa da colheita porque tinha motivos para comemorar.

c) – Terceiro – Era uma oportunidade para estudar a Palavra de Deus.

Durante a festividade o povo ofertava, sacrificava e estudava a Palavra de Deus. O salmo do dia era o 19 que apresenta uma pessoa exausta que recupera suas forças no meditar da palavra de Deus. E também porque o Salmo 19 alerta sobre o mais grave pecado – o pecado de roubar a glória que é de Deus. Não colhemos mais por termos investido mais, ou por sermos mais inteligentes, trabalhadores. Colhemos por que Deus permitiu a terra fecundar e produzir – toda a glória e honra é para ele.

O povo de Deus realizava essa festa da colheita porque tinha motivos para comemorar. Relembremos os motivos:

1 - Ação de Graças pelo fruto da terra que abastece e sustenta a vida;

2 - Era uma festa Comunitária;

3 - Era uma oportunidade para estudar a Palavra de Deus;

Esses podem ser os nossos motivos para agradecer a Deus?

Muitas vezes esquecemos que Deus dá a terra capacidade para produzir. Estamos cercados de tecnologia, e olha que temos tecnologia sofisticada para o trabalhador do campo. Confiamos muito na ação do veneno, no ter acertado o tempo certo para semear. No entanto, de nada adianta meu investimento, meu trabalho, pois “se o Senhor não der sustento” e “se o Senhor não tivesse dado a terra fecundidade”.

O ato de semear e colher é uma ação de Deus desde o dia da criação. Cada semente lançada ao chão, que germinou, cresceu e produziu fruto, só foi possível por causa da fecundidade, também por causa da ordem das estações, do sol, da lua, do vento. Do dia e da noite. Ou seja, tudo é consequência e resultado da criação de Deus.

Todas as pessoas, independentes se são ou não agricultores, dependem da terra. O agricultor planta e colhe; as empresas empacotam; as distribuidoras distribuem; os vendedores vendem; administradores administram; os mecânicos arrumam as máquinas quebradas. Todos dependem da terra - Todos precisam agradecer a Deus. Além da terra dar sustento, ela abriga o homem.

Na festa da colheita entre o povo de Israel, a maior preocupação, não era a festa em si, mas oferecer o melhor da produção a Deus. O sinal de gratidão a Deus, que servia de testemunho era dar a primeira e a melhor parte da colheita.

Porque dar a primeira e a melhor parte da colheita?

Primeiro: Porque Deus os havia libertado da escravidão do Egito e deu a eles uma terra boa e rica;

Segundo: Porque Deus havia feito a promessa de que nada faltaria a nenhum deles;

Enquanto estavam no deserto o povo de Deus podia colher apenas 1litro e meio do maná. A cada novo dia Deus daria o suficiente e o necessário para cada um. A cada dia Deus proveria o necessário para a vida. Dessa forma, a instrução sobre a comemoração ao final da colheita com uma oferta da melhor e primeira parte era DEMONSTRAÇÃO DE FÉ.

Nesse e em todos os cultos somos chamados a agradecer a Deus, demonstrando a nossa fé, nossa inteira dependência de Deus. Como? Ofertando com alegria, não o resto, mas a primeira e a melhor parte.

Como posso ofertar a primeira e melhor parte a Deus?

Confiando na promessa de Deus que não nos deixaria faltar nada. Jesus disse – alguém leia Mt 6.25 – 34.

Falar sobre oferta, gratidão a Deus é complicado. O pastor que fala sobre o assunto é tido como ganancioso. O tesoureiro parece cobrador.

O ponto é que Deus disse aos seus filhos: “Tragam o primeiro feixe para mim”, mas, como vivemos dias de consumo desenfreado, queremos e buscamos ter o melhor carro, a melhor casa, os melhores móveis, e a casa de Deus precisa mendigar para sua sobrevivência. Dt 26.11 – é preciso que haja suprimento necessário para a casa de Deus e os levitas. Deus quer assim. Ele não quer que a igreja passe dificuldade financeira, pois abastece todos os filhos para que todos os filhos abasteçam os celeiros dos levitas.

Cada Culto é culto de ação de graças - Pela FECUNDIDADE da terra; pela BONDADE DE DEUS sem distinção de raça; pelo MOMENTO DE ESTUDO NA PALAVRA DE DEUS.

Cada Culto é Culto de testemunho da nossa fé por meio das nossas ofertas. Ofertar é confessar em atitude a Fé naquele que nos garante que nada nos faltará. Fé naquele que nos dá o pão de cada dia. Amém!

ERT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Testemunho e Testemunhas! (1Jo 5.11)

  12 de maio de 2024 Sétimo domingo de Páscoa Salmo 1; Atos 1.12-26; 1João 5.9-15; João 17.11b-19 Texto: 1João 5.11 Tema: Testemunh...