segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Matias - dádiva de Deus; oferta de Deus; presente de Deus - para o mundo!

 20 de fevereiro 2022

7º Domingo após Epifania

Dia festivo

Salmo 134; Isaías 66.1-2; Atos 1.15-26; Mateus 11.25-30

Texto: Atos 1.15-26

Tema: Matias - dádiva de Deus; oferta de Deus; presente de Deus - para o mundo!

 

Inteligência artificial faz parte da vida das pessoas em todo o planeta. São as máquinas capazes de resolver problemas que pareciam ser solucionados apenas por pessoas.

As máquinas assumiram e assumem os lugares dos seres humanos. Eles pensam e agem por nós.

O objetivo da inteligência artificial é facilitar a vida humana. Partindo desse princípio o ser humano está se tornando cada vez mais descartável. Um exemplo claro disso é que há milhões de pessoas invisíveis em nossa sociedade, sendo apenas uma voz reconhecida, mas, sem rosto e identidade.

Quantas profissões e profissionais já foram substituídos por máquinas?

Não estou questionando a importância e necessidade do avanço tecnológico, algo tão essencial e que fez e faz a humanidade avançar. No entanto, seja qual for à substituição a ser feita precisa ser pensada, analisada e por que não colocada em oração.

Dia 24 de fevereiro, a igreja cristã lembra a primeira substituição de um discípulo por outro. Celebramos Matias, o apostolo. Ele foi escolhido para substituir Judas Iscariotes, o traidor. A julgar a partir de Judas, a substituição parecia ser simples e fácil. Mas, não foi assim.

O relato da escolha está registrado por Lucas em Atos 1.21-26 e merece toda atenção, principalmente quando as substituições de alguém por outro alguém parecem ser tão normais.

Para início de conversa, gostaria de destacar o pronunciamento do apostolo Pedro, onde o mesmo não julga a traição de Judas e nem o menospreza por isso. Apenas coloca todo o acontecido na perspectiva da condução de Deus (At 1.16; Sl 41.9) e devido ao ocorrido a substituição era necessária (At 1.22).

Haviam exigências a serem observadas para que a substituição acontecesse. Era preciso ser alguém que os tivesse acompanhado durante o ministério de Jesus desde o Batismo até a ascensão. Um critério importante, pois, daria crédito aos que ouvissem o mesmo testemunhar a respeito da ressurreição. Entreveja que o ponto não é a pessoa a substituir e o substituto, mas, a função que se daria com sua substituição. O fator importante é a missão a ser cumprida. Dessa forma chego à conclusão de que as pessoas são insubstituíveis, mas, a função e a missão podem ser realizadas por algum substituto.

Para preencher essa missão e função, de acordo com o critério estabelecido só havia dois nomes: José e Matias. O escolhido por Deus mediante sorteio foi Matia.

Matias, substituto de Judas Iscariotes, é mencionado apenas aqui em Atos dos Apóstolos por ocasião da sua escolha. Pra onde foi? O que fez? Quando e de que morreu? Não há relato bíblico sobre.

- Havia um critério para substituição;

- Apenas dois nomes para substituir outro nome e levar a cabo a missão de proclamar a ressurreição;

- A escolha foi direcionada pelo Senhor por um sorteio;

Assim como as tribos de Israel tiveram suas terras escolhidas por sorteio, por sorteio foi escolhido o substituto de Judas, a o qual eles, humanamente falando não queriam escolher por não saber qual era o melhor para a substituição.

Lançar sortes era um método aprovado e comum no Antigo Testamento (Lv 16.8; Pv 16.33) e não há nenhuma reprovação quanto a isso no novo testamento. Deus dirigia, dirigiu e dirige as escolhas! Por falar em escolha de Deus proponho um pequeno jogo de palavras.

Matias tem o mesmo significado do nome Mateus (Mathiu e Matheu). O nome origina-se do hebraico Mattiyyah e adaptado ao grego Mathtías depois para o latim Mathias e por fim para o português Matias. Mathias significa “dádiva de Deus; oferta de Deus; presente de Deus.

Nesse sentido ao dirigir a escolha para Matias, Deus estava oferecendo pelo discípulo sua dádiva, sua oferta, seu presente para esse mundo.

As escolhas de Deus visa oferecer a esse mundo tudo o que o mundo mais necessita: testemunho da sua obra completa (batismo até ascensão de Jesus) para perdão, vida e salvação. Para essa função e missão, Deus pode se aproveitar das máquinas (internet), mas, da única coisa que ele não abre mão é das suas testemunhas escolhidas, os Matias (dádiva de Deus; oferta de Deus; presente de Deus) para o mundo!

O livro de Atos dos Apóstolos registra trinta anos de história e não se mencionou o nome de Matias e alguns outros apóstolos, no entanto, todos foram fiéis testemunhas do evangelho. O objetivo do Dr. Lucas foi mostrar como os escolhidos de Deus testemunharam o evangelho saído da Galileia e ter chegado até a capital do Império Romano (At 28.14) salvando eternamente milhares de vidas.

A escolha de Matias mostra que Deus escolheu, escolhe e continuará escolhendo pessoas para levar ao mundo a dádiva de Deus, a oferta de Deus e o presente de Deus. Amém!

ERT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Testemunho e Testemunhas! (1Jo 5.11)

  12 de maio de 2024 Sétimo domingo de Páscoa Salmo 1; Atos 1.12-26; 1João 5.9-15; João 17.11b-19 Texto: 1João 5.11 Tema: Testemunh...