segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Guardar a Palavra que traz vida!!!!!!!

 17 de outubro de 2021

Salmo 119.9-16; Eclesiastes 5.10-20; Hebreus 4.1-13; Marcos 10.23-31

Texto: Sl 119.11

Tema: Guardar a Palavra que traz vida!

 

Você tem o hábito de guardar alguma coisa? Há algum motivo pelo qual as pessoas guardam as coisas (parafusos, prego, arame, grampo, ...)?

Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.11). Aqui há três verdades preciosas.

1 - Guardar a Palavra de Deus

Muitos creditam a autoria do Salmo 119 Davi, Esdras ou Daniel. Não pretendo gastar tempo sobre o escritor humano desse salmo, desejo enfatizar que o autor divino, o Espírito Santo, através de um desses três homens, registrou a maior apologia sobre a Palavra de Deus.

O que é magnifico nessa apologia da Bíblia é que mesmo tendo sido escrita por um ser humano, seu autor é o Espírito Santo. Pena que poucos conheçam essa apologia, pois, se trata do maior capítulo de toda a Bíblia. São 176 versos dedicados a exaltação da própria Palavra de Deus.

Cada estrofe de 8 versos descrevem a Palavra de Deus de acordo com uma das letras do alfabeto hebraico.

Não se sabe o autor, Davi, Daniel ou Esdras, mas, seja qual for, era alguém que considerava a Palavra de Deus sua maior riqueza. E o mais incrível é que foi escrito numa época que nem toda a Bíblia estava completa.

Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.11).

Explicar a palavra Guardar (hebraico).

As pessoas guardam as coisas. Mas, é preciso saber onde guardar e quão seguro é o lugar onde guardam.

Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.11).

2. Guardar a Palavra de Deus no coração

Bíblias, há nas suas mais variadas versões. Há variedades de Bíblia de Estudo. No entanto, enquanto que os tradutores e as sociedades bíblicas desejam divulgar a Palavra na língua de cada povo, muitos se apropriam de determinada versão, ou Bíblia de estudo para defender a sua linha teológica. Por mais que haja Bíblias, infelizmente, há muito desconhecimento da Palavra. Ou melhor, há muito desconhecimento do por que e para que da Palavra de Deus.

Pessoas usam a Bíblia como um amuleto protetor de suas casas. Você conhece alguma casa, onde a Bíblia fica abera no Salmo 91? É assim que as pessoas lidam com a Bíblia, ou seja, de forma mística. E se falta ignorância bíblica, tenho observado que em alguns lugares além da Bíblia estar aberta, há um punhado de alho e um crucifixo junto.

Além disso, observo que outros fazem uso da Bíblia da seguinte maneira, buscam abrir a Bíblia, esperando que Deus revele algo para aquele momento. Cuidado - pois você pode abrir a Bíblia no versículo onde diz: “Judas foi e se enforcou”.

A Bíblia para outros tornou-se um livro moral, onde as pessoas citam versículos para reprimir a moral de outras pessoas. Reprovam o que a Bíblia não reprova e aprovam o que a Bíblia não aprova.

Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.11).

Explicar a palavra Coração (hebraico)

3 – Guardar a Palavra com um propósito

O que tem me afastado da Palavra de Deus? Você lê a Bíblia?

As pessoas que guardam as coisas, o fazem não apenas pelo hábito de guardar, mas, por que em inúmeras situações o que guardaram serviu para determinada situação.

A Palavra de Deus guardada em nosso coração tem uma finalidade. Qual?Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.11).

A Palavra de Deus é um remédio diário contra o pecado. Não que deixaremos de pecar, mas, dela recebemos forças para lutar contra o pecado e de maneira especial, nela encontramos perdão.

Observe que não é você que lê a Bíblia, é a Bíblia que te lê. Ela nos examina e nos corrige (Hb 4.12; 2Tm 3.15-16).

Em 1500, a igreja estava afundada numa das maiores crises. A Reforma Protestante só aconteceu por um motivo: a Bíblia foi aberta e interpretada corretamente. As pessoas foram incentivadas a saberem sobre a Bíblia e ensinarem a Bíblia. O problema hoje é justamente o analfabetismo bíblico.

Os sermões precisam ser simples, diretos, e rápidos. Não se aceita mais um tempo adequado para tirar as dúvidas do texto bíblico. As pessoas preferem cantar uma hora, mas não querem estudar a Bíblia 20 minutos. As pessoas preferem ficar ouvindo o pregador contando histórias, mas, não querem que a passagem bíblica seja esgotada em seu pleno sentido.

A crise da Idade Média foi justamente o aprisionamento da Palavra. Era lida em latim e o povo simples nada entendia. Os sacerdotes eram os únicos a lerem as Escrituras e muitos, sem conhecimento bíblico nenhum ensinavam o que não sabiam.

Não estranhe501 anos depois e qualquer similaridade é mera coincidência.

Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.11).

Três lições:

- Guardar a Palavra

- Guardar no coração

- Guardar para não pecar contra o Senhor

Jesus disse: “... As palavras que eu lhes disse são espírito e vida, ... (Jo 6.63).

ERT

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...