terça-feira, 6 de julho de 2021

Oportunidades!

11 de julho de 2021

Salmo 85.8-13; Amós 7.7-15; Efésios 1.3-14; Marcos 6.14-29

Texto: Marco 6.14-29

Tema: Oportunidades!

 

No dia-a-dia surgem muitas oportunidades. Todavia, a oportunidade é acompanhada de decisão e indecisão. Será que é isso mesmo? Vou fazer isso? Não vou fazer? Vou aceitar essa proposta? Não posso aceitar agora?

Ao perder determinada oportunidade, devido a nossa indecisão e por termos tomado uma decisão equivocada, nos arrependemos ou nos culpamos e vivemos com essa incógnita.

O texto mostra um homem que ao ouvir falar de Jesus, não o reconhece como Salvador. O texto mostra um homem acusado por sua consciência devido a uma decisão que tomou diante de uma indecisão e por ter sido também uma oportunidade aproveitada por sua companheira Herodias.

Jesus, aquele que com seu perdão poderia apaziguar a consciência e a culpa de Herodes tornou-se o profeta João Batista ressuscitado que apenas voltou para atormentá-lo novamente.

O capítulo 6 do evangelho de Marcos nos apresenta muitas oportunidades. A chance foi aproveitada por alguns e perdida por outros.

No caso do presente texto (Mc 6.14-29), vemos que a pregação de João Batista causou mal-estar dentro do palácio e no próprio relacionamento de Herodes e Herodias.

Herodes, conforme relata o evangelista (Mc 6.20) reconhecia a verdade na pregação de João Batista e aproveitou muitas oportunidades para ouvi-lo. A pregação de João Batista deixava Herodes “perplexo” (Mc 6.20, NVI). Outras traduções dizem que a pregação de João Batista fazia com que Herodes “ficasse muito impressionado” (Tradução Século XXI), “sentia-se muito embaraçado” (Tradução Católica, Santuário), a tradução judaica traz que a pregação de João Batista deixava Herodes “profundamente abalado”.

Herodes teve a oportunidade de ouvir o maior profeta (Mt 11.11) enviado da parte de Deus, mas, não a aproveitou a ponto de se arrepender e deixar levar pela verdade. Uma verdade que o arremeteu, mas, que seu orgulho não foi capaz de superar (Mc 6.26).

A verdade de João Batista (Lv 18.16; 20.21) incomodou Herodias a ponto de aproveitar a oportunidade e se vingar daquele profeta (ler Mc 6.21-25).

Ódio e Orgulho!

Estamos vivendo em meio a uma pandemia. A pandemia do COVID. No entanto, parece que nesse tempo não temos nos dado conta de outros vírus que estão fazendo graves estragos. Um desses vírus é o ódio.

Milhares de pessoas guardam em seu íntimo uma mágoa, uma decepção e buscam uma oportunidade de vingança. O que parece ser um alívio momentâneo. Um desejo que parece ter sido saciado passa a ser acompanhado por inúmeros males.

O ódio, a raiva leva a antipatia. Ser antipático é virar para o outro lado para não enxergar. É aquele que é oposto em seus sentimentos só para contrariar e mostrar que é contrário.

Aproveitando a etimologia da palavra ódio, tomo a liberdade para dizer que o ódio e a raiva continuam sendo o joio semeado pelo inimigo para prejudicar as boas relações e amizades. Todos nós temos um fígado! Esse órgão produz a bile. Na medicina antiga dizia-se que a preponderância da bile, a substância liberada pelo fígado, tinha tudo a ver com o temperamento da pessoa briguenta. O colérico (irritado e briguento) tem mais bile no sangue.

A raiva e o ódio são um vírus presente em nossa corrente sanguínea. Nosso inimigo pode se aproveitar de oportunidades ímpares para sobrepujar nosso desejo de vingança e assim causar inúmeros estragos na nossa vida. Nesse caso, o remédio não é Ursodiol, ou suco de maça, alcachofra, beterraba. O remédio é ouvir a Palavra de Deus que nos fala da importância e necessidade do perdão. Como bem escreveu o apostolo Pedro: “o amor perdoa muitíssimos pecados” (1Pe 4.8). Todavia, não é o ouvir de Herodes. Reconhecer a verdade, mas, praticar a verdade ouvida.

O ódio de Herodias a fez aproveitar-se da oportunidade em que a soberba e orgulho de Herodes estavam em jogo (Mc 6.26). E mesmo que a verdade anunciada por João Batista o incomodasse, Herodes deixou-se levar por seu orgulho, arrogância e soberba.

Preferiu, mesmo que indeciso, assassinar João Batista a ser ridicularizado pelos seus convidados.

Ódio e Orgulho são duas coisas que nos levam a fazer o que não deveríamos fazer. Ódio e Orgulho nos impedem de seguir o que ouvimos da verdade. A verdade não pode apenas nos impressionar, mas, precisam nos levar a ação, a prática. E sempre têm alguém, usado como servo do diabo, para silenciar a verdade.

A verdade só pode ser silenciada com sangue. A história registra que: “o sangue dos mártires é a semente dos cristãos” (Tertuliano).

Herodes era profundamente impactado pela Palavra de Deus anunciada por João Batista. Mas, seu orgulho, desviou da verdade ouvida. No entanto, esse homem um ano mais tarde teve outra oportunidade (Lc 23.7-11). Encontrou-se pessoalmente com Jesus. Poderia ter suplicado perdão, mas, preferiu ver um milagre feito por Jesus. Pobre Herodes! Perdeu a maior oportunidade da sua vida. E você? Tem aproveitado as oportunidades que o ouvir da Palavra dão para rever sua vida?

Parece que a história de João Batista termina no túmulo. Mas, o precursor a quem ele anunciava já estava por finalizar seu ministério. Jesus também foi morto, mas, venceu a morte. Ele ressuscitou e assim os mortos em Cristo também ressuscitarão. Os Herodes desse mundo também ressuscitarão, no entanto, para a condenação eterna.

Deus nos permita aproveitar as oportunidades de pregação da Palavra e prática da mensagem de Cristo. Amém!

ERT

Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...