terça-feira, 20 de julho de 2021

Deus ainda se lembra da humanidade!

 25 de julho de 2021

Salmo 136.1-9; Gênesis 9.8-17; Efésios3.14-21; Marcos6.45-56

Texto: Gênesis 9.8-17

Tema: Deus ainda se lembra da humanidade!

 

Dizem que no fim do arco-íris tem um tesouro. O fato é que o próprio arco-íris é um tesouro. Esse arco com cores exuberantes é o sinal deixado por Deus para lembrá-lo do seu cuidado pela humanidade. Assim, ao vermos um arco-íris, recordamos que Deus está se lembrando da sua promessa de proteção e cuidado.

O mundo, já perplexo devido a pandemia, extremamente preocupado e ocupado em conter as variantes do SARS-COV2, acompanha nos telejornais uma enchente considerada “catástrofe histórica” na Alemanha que deixa mais de 170 mortos.

Aqui no sul do Brasil, em especial Querência do Norte, Paraná, após uma longa estiagem que ocasionou a perda da plantação de milho, duas geadas consecutivas deteriorou a pouca pastagem que ainda havia.

Essas e muitas outras situações levam pessoas ao questionamento do que está ocorrendo e as conduzem ao desespero.

Tomás de Aquino declarou que o desespero é um dos piores pecados. Ele é mortífero, afinal, o desespero afunda o pecador numa depravação moral e o conduz a dúvida a respeito de Deus. O desespero faz concluir que Deus não fará nada de bom e assim, surgem perguntas como: Onde está Deus? Há motivos para agradecer a Deus mesmo em meio a todos esses eventos?

O povo de Deus, durante a peregrinação no deserto, em situações desesperadoras tornou-se pessimista (Ex 17.3).

Noé havia acabado de sair da arca (Gn 9). Será que ao ver árvores retorcidas, lama e pedras, desesperou-se? Deus com sua promessa e o sinal do arco-íris tranquiliza Noé na sua missão de recomeço. O sinal de Deus além de atenuar Noé, o fez ser esperançoso. O arco-íris renova a esperança e dá ânimo àquele que atravessou a tempestade.

O arco-íris é o sinal de Deus para esse mundo desesperado e assustado diante de tantas tragédias.

Aquecimento global, mudanças climáticas, readequação do agricultor em meia às incertezas de cada estação, conduzem milhares ao desespero. Ouça a promessa tranquilizante de Deus: “então me lembrarei da minha aliança” (Gn 9.15).

Deus nunca esquece a sua criação. Nas tempestades, conduz como que dentro de uma arca, e ao final da tempestade, mostra seu amor e misericórdia através do sinal, o arco-íris. O problema é que o arco-íris tornou-se um símbolo de um grupo que deseja continuar vivendo sua depravação moral e não se arrepender.

O dilúvio foi uma grande catástrofe. Vivemos em meio a muitas calamidades. O sinal de Deus no céu mostra que sua bondade e cuidado maior que a funestação.

Deus não exclui nada do seu amor. Homens, mulheres e os animais são alvo da promessa de Deus. Jesus enfatizou que um simples pardal está na agenda diária de Deus (Mt 10.29).

Deus é criador e sustentador da vida. Deus criou e conserva sua criação. E para mostrar essa conservação, anuncia para Noé a sua promessa e ainda hoje nos permite ver o sinal que nos faz recordar da lembrança de que Deus está se lembrando de nós. Amém!

ERT

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...