terça-feira, 29 de junho de 2021

Na fraqueza e com espinho na carne - Cristo é força e sua graça é suficiente!

04 de julho de 2021

Salmo123; Ezequiel 2.1-5; 2Coríntios 12.1-10; Marcos 6.1-13

Tema: Na fraqueza e com espinho na carne - Cristo é força e sua graça é suficiente!

Texto: 2Corintios 12.7,9,10

...eu recebi uma doença dolorosa, que é como um espinho no meu corpo. Ela veio como um mensageiro de Satanás para me dar bofetadas e impedir que eu ficasse orgulhoso ... eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo ... Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim

 

Gabar-se é fazer alarde de algo que na verdade não possui. Aquele que se gaba de alguma qualidade sua, precisa diminuir o outro. Para que as minhas qualidades sejam melhores e superiores, o outro precisa ser reduzido em suas fraquezas e defeitos.

O apostolo Paulo tinha muitos adversários e esses não conseguiam compreender como tal homem com certa doença, possuidor de fraquezas, perseguido, insultado, sofredor, com dificuldades financeiras, constantemente preso, era um apostolo.

Essas situações embaraçosas levavam os opositores ao ministério de Paulo a depreciarem a sua pessoa e função e assim fazer com que pessoas se afastassem do apostolo e assim da mensagem a respeito de Cristo a qual anunciava (2Co 10.1,10; 11.6,29).

Valorizamos as qualidades das pessoas. Buscamos qualificações e destaques. As fraquezas e defeitos passam a servir como mensagem de Satanás para confundir as pessoas.

Ao escrever essa sua segunda carta aos coríntios (que pelo que tudo indica é a quarta), o apostolo Paulo, nos capítulos 10 a 13, descreve uma verdadeira apologética contra seus acusadores, ou contra aqueles que apelavam para suas fraquezas para impedir que a mensagem a respeito de Cristo chegasse as pessoas.

Os opositores descaracterizavam o apostolo como não sendo merecedor de sê-lo devido aos seus sofrimentos, autossustento e falta de carisma. E ante esses “falsos apóstolos, obreiros enganadores, servos de justiça” (2Co 11.12-15), o apostolo Paulo se diz imensamente “feliz em se gabar das suas fraquezas” (2Co 12.9). Paulo enfatiza que suas fraquezas podem até diminui-lo como pessoa, mas, sua pessoa não é importante. O que importa é que Cristo mostra sua força, a graça de Deus é que o sustenta, e isso é que precisa ficar evidente: Cristo!

Ao seus acusadores, o apostolo relata um segredo que guardou por 14 anos (2CO 12.2), e diz que tem motivos excepcionais para se gabar, mas é justamente seu espinho na carne, suas fraquezas, que o impedem de gloriar-se. Suas fraquezas e seu espinho na carne destacam o poder da graça e da força de Cristo.

Enquanto os acusadores e opositores do ministério de Paulo usavam sua doença, suas fraquezas para minar o ministério, sendo uma mensagem de Satanás para causar confusão e esconder Cristo das pessoas, o apostolo diz que suas fraquezas e sua doença ressaltam a graça de Deus que é suficiente e a força de Cristo que supera qualquer fraqueza.

Ainda hoje há muita concorrência pela liderança na igreja. Muitos desejam ter certa superioridade espiritual. Há certa glória na moralidade. A busca por poder, honra e status, fazem opositores destacarem as fraquezas de outros e tentar dessa forma subir o degrau desejado da glória. Falta-nos olhar para esse relato do apostolo Paulo e destacar a importância da cruz, humildade, sacrifício e diaconia. Maior é aquele que serve e busca, mesmo em suas fraquezas, servir.

Quais são as suas fraquezas? Qual é o seu espinho na carne?

Se vocês conhecessem as minhas fraquezas, teriam nojo da minha pessoa. E se alguns já conhecem as minhas fraquezas, e mesmo assim permanecem no caminho que prego, louvado seja Cristo e sua graça.

Quais são as suas fraquezas? Qual é o seu espinho na carne?

No caso do apostolo Paulo, Tertuliano e Jerônimo (dois teólogos importantes no cristianismo) diziam que o espinho na carne de Paulo era enxaqueca. João Calvino enfatizava que o espinho na carne de Paulo era a tentação que o mesmo sentia em não cumprir seus deveres de apostolo. Martinho Lutero disse que o espinho na carne de Paulo eram seus adversários e perseguidores. Teólogos modernos ressaltam que o espinho na carne de Paulo era seu remorso por ter perseguido a igreja (sentimento de culpa). Há quem sugira uma doença nos olhos, depressão, solidão e até um problema familiar.

Cada uma dessas hipóteses mostra que assim como Paulo, também temos um espinho na carne e quão ruim era e é esse espinho na carne. Enxaqueca! Tentado para não realizar algo! Adversários! Perseguidores! Remorso! Culpa! Problema nos olhos! Depressão! Solidão! Problema familiar!

Enfrentamos fraquezas e cada qual possui um espinho na carne. E essas fraquezas e espinhos são usados como mensageiros de Satanás para confundir muitas pessoas e fazê-las afastar de Cristo. Quem já não ouviu a acusação: esse é pastor? Esse(a) é líder na igreja?

Querido irmão e irmã em Jesus, recorde-se do importante e necessário recado do apostolo Paulo: a fraqueza acha graça da e na fraqueza! Lembre-se: a fraqueza tira nosso brilho e glorifica a Cristo! É a força e a graça de Cristo atuando por nós, mesmo em meio as nossas fraquezas e espinho na carne.

Se o mensageiro de Satanás buscava menosprezar o apostolo e seu ministério por suas fraquezas e doença, o apostolo Paulo, ressalta que suas fraquezas e o espinho em sua carne apenas trouxeram benefícios ao apostolo.

Um cristão é muito mais humilde quando reconhece suas fraquezas e seu espinho na carne.

Se diante da fraqueza e do espinho na carne não se têm a oração respondida, é preciso entender que Deus não tira o que o glorifica em e por nós. A bênção é muito maior quando a fraqueza e o espinho não é retirado. Recorde-se: Na fraqueza, Cristo é força e sua graça é suficiente! Amém!

 

Se desejar fazer um pix: 63911639287

 

ERT

Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...