segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Glórias! Estou enfrentando uma tribulação!

 28 de fevereiro 2021

Salmo 22.23-31; Gênesis 17.1-7,15-16; Romanos 5.1-11; Marcos 8.27-38

Texto: Rm 5.1-11

Tema: Glórias! Estou enfrentando uma tribulação!

 

Deus teve e têm um Filho sem pecado, mas nunca teve filho que não fosse tentado! (Spurgeon) e provado.

Mas será que as provações devem nos entristecer?

O apostolo Paulo escreveu na carta aos Romanos: “... também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança” (Rm 5.3-4).

Na carta de Paulo aos Romanos capítulo 5.1-5, de maneira muito especial o apostolo trata dos benefícios da justificação pela fé; e os versos 6 a 11, enumera a segurança dos benefícios da justificação.

Em paz com Deus pela justiça de Cristo, a qual Deus nos concede gratuitamente pela fé, vive-se na certeza de que Deus dá tudo para nosso bem nessa vida. Na e pela fé esperamos e superamos tudo.

A paz de Deus em Jesus ocupa todo nosso presente.

Ao saber que Deus em Jesus realizou a maravilhosa obra da salvação e que pela fé me oferece gratuitamente a mesma, sei que o meu futuro é garantido. A graça de Deus é ativa. Pela graça, Deus concede aos seus os mais variados tempos, inclusive a tribulação, pois como escreveu o apostolo Tiago: “Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu...” (Tg 1.17). E isso inclui as provações, os testes diários da parte de Deus. As provações são da parte de Deus para ver onde está o coração dos seus filhos com os quais têm uma aliança.

Pelo fato de até mesmo as tribulações serem permitidas por Deus, o apostolo Paulo convida os justificados a “gloriar-se nas próprias tribulações”.

Diante das tribulações, muitas são as interrogações sobre a paz de Deus. E, gloriar-se nas tribulações é um conselho difícil de aceitar.

Podemos observar a experiência de milhares de pessoas que tomaram a sério a Palavra de Deus que entregou seu Filho pelos pecadores e que governa toda a história. Deus que enviou seu Filho e governa a história do mundo através dos mais variados tempos, tem domínio completo das nossas tribulações (Rm 8.28).

As tribulações nos disciplinam e nos temperam.

As tribulações produzem “perseverança”. Vive-se o presente na certeza de que a paz com Deus nos garante um futuro. Viver o presente em função do futuro, passo a passo, imprime uma marca em nós, a “experiência”. E a “experiência” nos dá “esperança”.

No tempo de tribulação, lembre-se: no momento do nosso maior desespero, no auge da nossa rebelião contra Deus, quando tudo era vergonha e pecado, um segundo Adão veio para combater e nos resgatar. “Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). Amém!

ERT

Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Amar sem dizer eu te amo

  13 de julho 2025 Quinto Domingo após Pentecostes Salmo 41; Levítico 19.9 – 18; Colossenses 1. 1 – 14; Lucas 10. 25 – 37 Texto: Leví...