segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Reagindo à Provação!

 21 de fevereiro

Primeiro Domingo na Quaresma

Salmo25.1-10; Gênesis 22.1-18; Tiago 1.12-18; Marcos 1.9-15

Texto: Gn 22.1-18

Tema: Reagindo à Provação!

 

O texto de Gênesis 22.1-18 relata a provação pela qual Abraão passou. O evangelista Marcos 1.9-15 apresenta resumidamente a Tentação de Jesus. Dessa forma, duas palavras irão nortear nossa reflexão: Provação e Tentação. Essas duas palavras apresentam muito bem o dia-a-dia do cristão. O cristão, exposto a provação e tentação, precisa reagir a isso. Afinal, toda ação tem uma reação.

Abraão apresentado na própria Bíblia como sendo exemplo de fé (Gn 15.5; 22.17; Ex 32.13; Dt 1.10; Rm 4.18; Hb 11.12), nos ajuda a conseguir reagir diante da provação e tentação.

A lição de Abraão é não esquecer-se da promessa e nem de quem é Deus (Gn 22.18; Hb 11.19).

Quando lemos Hebreus 11.19, entendemos a profundidade da fé de Abraão. Ele sabia que Deus era poderoso para ressuscitar Isaque. Pois, Deus foi poderoso para dar um filho natural de Abraão e Sara, sendo os dois já idosos.

Abraão era descendente de Sem, filho de Noé. Abraão vivia na Caldéia, região fértil, localizada ao sul da Babilônia. Abraão foi chamado por Deus e, dEle recebeu uma promessa, “...de ti farei uma grande nação...” E quando achavam que não teriam mais filhos e que tudo estava perdido (Gn 17), eis que Deus lhes deu Isaque. E cerca de 17 anos depois do nascimento de Isaque, eis que Deus, põe o pai Abraão a prova: “...Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te a terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei” (Gn 22.2). Que prova! O que fazer? Era preciso tomar uma atitude, qual? Confiante na promessa de Deus e reconhecendo seu poder, Abraão foi ao monte Moriá para sacrificar o filho Isaque.

Monte Moriá – monte onde Deus se faz ver.  Local onde Salomão construiu o Templo (2Cr 3.1). Do local do suposto sacrifico, dista 300 metros do local onde Jesus foi crucificado.

Os sacrifícios do Antigo Testamento eram de 5 tipos: 1 – oferta de cereais; 2 – oferta de paz; 3 – pelo pecado; 4 – tirar a culpa; 5 – Holocausto.

Deus pediu o sacrifício de holocausto de Isaque. O holocausto era a oferta toda queimada, onde o ofertante estava sendo totalmente dedicado a Deus. Subindo o monte, Isaque pergunta a Abraão: “Meu pai!... Eis o fogo e lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” (22.7). Abraão reage de uma forma extraordinária. Diante da provação, confia na promessa. Por isso responde ao filho: “Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto;” (Gn 22.8).

Um pai diante da provação. A maior de todas as provações. Reagiu confiante na promessa. Por isso, foi aprovado e sua fé é exemplo.

Pela fé, Abraão fez uma das mais belas confissões no momento da maior provação. Ele disse: Deus proverá. Palavras que testemunham a fé de um homem inteiramente dependente de Deus.

Ainda hoje, nossa fé é provada! Como estamos reagindo? Jesus, ressuscitado, prometeu: “... E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mt 28.20b). Paulo, preso e sem saber do seu futuro confessou diante de Epafrodito que o havia trazido suprimentos: “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Fp 4.13).

Deus nunca quebrou nenhuma de suas promessas. Josué, perante o povo de Deus ressaltou que: “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu” (Js 21.45). Inclusive a de enviar seu Filho Jesus para nos salvar. Amém!

ERT – Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...