quarta-feira, 12 de junho de 2019

Vivendo e praticando a fé em meio aos problemas diários!


Texto: Salmo 3
Tema: Vivendo e praticando a fé em meio aos problemas diários!

É muito comum as pessoas quando estão enfrentando um problema desesperador, se concentrarem no problema. Na busca por resolução desse problema, qualquer alternativa parece ser válida, não importa como é essa alternativa.
Absalão, por meio de dissimulações e tramoias, reuniu, em Hebrom, a título de uma festa pela tosquia do seu rebanho, um grupo de aristocratas e de militares de Israel (2Sm 15). E secretamente conspirou contra Davi em todo o país. No momento certo, Absalão se proclamou rei em Hebrom e, ao som de trombetas tocadas do Sul até o Norte a frase que se passou a ouvir foi: “Absalão é rei em Hebrom” (2Sm 15.10). E em pouco tempo, “tornou-se poderosa a conspirata e crescia em número o povo que tomava o partido de Absalão” (2Sm 15.12).
Após isso, Absalão partiu para Jerusalém a fim de sentar-se no trono de Davi, o seu pai. Davi já estava fugindo do filho, pois estava sendo perseguido e atacado até por pessoas simples de Jerusalém (2Sm 16.5-8). Davi era insultado e amaldiçoado por muitas pessoas. Samuel descreveu que Davi saiu chorando, andando descalço e com a cabeça coberta (2Sm 15.30).
Davi em sua oração (v.1) descreve essas pessoas como agressores (inimigos). Era um grupo violento. Mesmo sendo um general e guerreiro, a situação era desesperadora. Absalão conseguiu executar o maior e mais bem executado golpe de estado de todos os tempos. Pouquíssimas pessoas permaneceram fiéis a Davi. E esses exclamavam que nada poderia salvar Davi. Mas, o ponto é que Davi sabe quem é e principalmente, sabe quem Deus é. Por esse motivo, exclama (v.1-2). E nessa exclamação é possível observar duas coisas:
1 – Ele confronta os agressores dizendo que esses estão se colocando contra Deus e não contra ele, Davi.
2 – Confessa sua fé dizendo que mesmo que não pareça, Deus lhe salvaria mais uma vez.
Os versos 3 a 8 são palavras de confissão diante das pessoas que julgavam ser uma situação irreversível.
Tente imaginar a cena. Os poucos que permaneceram fiéis, desesperados, julgando tudo perdido e Davi simplesmente responde a todos: Deus está no comando (v.8), é Ele quem atuará em meu favor, pois, és meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça (v.3). Tudo o que eu sou, Rei, poderoso e exaltado, devo ao Senhor no qual não deixarei de confiar nesse momento. Ele ainda está no comando dessa situação (Dn 4.32; Pv 14.34).
Com essas palavras, Davi estava confessando que conhecia as promessas de Deus. Ele sabia que Deus o havia escolhido para ser rei (1Sm 16.12-13) e que seu reinado terminaria em paz (2Sm 7.11. Claro que esse reinado de paz se daria em Jesus, o cumprimento dessa promessa).
Um detalhe que não pode passar despercebido, pois o pano de fundo do Salmo 3 é o episódio narrado em 2Samuel 15, é que Davi poderia estar em dúvida. Pois, havia acabado de ser perdoado de dois graves pecados (2Sm 12). Talvez, pudesse dizer que Deus o estava punindo pelos seus graves pecados. Mas, o que ouvimos é contrário as nossas expectativas. Davi confiante e certo do amor de Deus, o qual havia acabado de experimentar pelo perdão recebido, confessa sobre o amor de Deus aos seus poucos aliados e diz que tudo está bem.
Ao confessar sua fé, Davi ora (vv. 4,7).
Ao dizer: com a minha voz clamo ao Senhor (v.4), Davi ressalta que mesmo sendo rei, nesse momento só pode fazer uma coisa: clamar. Por isso, clama dizendo: levanta-te Senhor! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes (Sl 3.7). Em outras palavras, Davi reconhece que nesse momento, em que muitos duvidam, só há um único socorro: Deus.
Naquele momento, como um general numa batalha, Davi dizia aos poucos que lhe permaneceram fiéis. Eles tem o exército e o povo como seus aliados, mas, não se aflijam, eu tenho Deus. E saibam que esses agressores não estão agredindo a mim, que fui escolhido por Deus para ser rei, estão agredindo aquele que me colocou como rei e que a mim fez uma promessa.
Observe um detalhe muito importante. Os poucos que permaneceram com Davi, se concentraram no problema e exclamaram que “não há em Deus salvação para ele” (Sl 3.2). No entanto, Davi, sabendo quem era e quem é Deus, concentrou naquele que o salvaria desse problema: Deus.
Não posso deixar de lembra-los sobre o segundo mandamento. O mesmo está registrado em Êxodo 20.7: “Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, ...”. O que isso significa? Significa que nos momentos difíceis da vida não devemos negar nossa fé. Nos momentos difíceis da vida, é momento de oração. Mas, nos momentos difíceis, muitos tendem a se concentrar tanto no problema que se esquecem de Deus e acabam, pois o momento é desesperador, buscando outros meios, até meios proibidos por Deus para tentar resolver o problema.
Davi se confessou confiante em Deus por saber quem era Deus, e após orar, descansa (v.5).
Pra que perder o sono por esse conflito familiar, falsas acusações e o risco de perder a vida? Meu descanso está em Deus! Eu durmo e acordo na certeza do sustento de Deus.
Jesus nos aconselha a descansar nEle. Certa vez disse: “...não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mt 6.25).
Descansar em Deus é ter certeza da sua providência e cuidado. O apostolo Tiago aconselha: “...Hoje ou amanhã, iremos para cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instantes e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” (Tg 4.13-15).
Todos nós passamos por problemas, são muitas as ocasiões e situações em que nos vemos em completo desespero. Problemas pessoais, familiares, econômicos, físicos. Esses momentos são oportunidades que recebemos de Deus para confessar pela boca e atitude em quem de fato confiamos. É uma oportunidade para oração e descanso. Afinal, do Senhor é a salvação (v.8).
Quem disse pra você que em meio aos problemas e inquietações tudo está perdido?
Davi não confiou na sua fé, não reagiu com pensamentos positivos, ele apenas confessou orando e descansando naquele que o livraria: Deus.
No momento mais crítico da sua vida, Davi reconhece que tudo o que ele era, poderoso, exaltado, cheio de honras o era por causa de Deus. Nesse momento, Davi, não apelou para si mesmo, mas, olhou para Deus e por saber quem é Deus, confessou, exclamou e descansou.
Nosso Deus é um Deus de salvação! Por isso, enviou seu Filho Jesus para nos salvar de uma situação desesperadora eternamente. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...