segunda-feira, 3 de junho de 2019

Comunicar-se é dar-se por entendido! Entendeu?


Salmo 143; Gênesis 11.1-9; Atos 2.1-21; João 14.23-31
Texto para prédica: Atos 2.1-21
Tema: Comunicar-se é dar-se por entendido! Entendeu?

Há um elemento na comunicação que é quase que esquecido por muitos. O ponto principal da comunicação é se fazer entendido: entendeu? O objetivo da comunicação é conseguir transmitir uma mensagem de uma maneira que a outra pessoa entenda.
O dia de Pentecostes é o evento que marca esse elemento da comunicação (At 2.4).
Pentecostes é uma data no calendário da igreja, celebrado 50 dias após a ressurreição, evento que marca a descida do Espírito Santo. Mostra a rapidez de Jesus em enviar o Espírito Santo. Na ascensão, 40 dias após a ressurreição, Jesus subiu ao céu. E ele subiu ao céu para enviar o Espírito Santo e preparar um quarto para nós. E já dez dias depois de subir ao céu, Jesus envia o Espírito Santo. Havia urgência em que o mundo ouvisse a respeito dos atos maravilhosos de Deus e principalmente a respeito do Deus cumpre promessas. Tanto que Pedro pelo poder do Espírito Santo diz que o evento de Pentecostes, por mais que parecesse estranho para muitos, não o era, era o cumprimento de uma promessa já anunciado pelo profeta Joel (At 2.16-21).
Comunicar é dar-se por entendido!
O poder do Espírito Santo fez com que um evento que para muitos era estranho fosse esclarecido e, para tal esclarecimento, Pedro expôs, ou melhor interpretou o evento como cumprimento da profecia de Deus anunciada pelo profeta Joel.
A igreja enfrenta um enorme desafio. O desafio de comunicar a Palavra de Deus, a verdade absoluta, num mundo pós moderno que vive cercada por verdades liquidas. Faz duas décadas que o sociólogo polonês Zygmunt Baumann trouxe esse conceito ao mundo. Um mundo que não tem mais referências. Além disso, também estamos ainda permeados por uma cultura da “pós-verdade”. Ou seja, os constantes apelos a emoção e as crenças pessoais nos influenciam mais que a própria razão.
Como comunicar a fé cristã nesse mundo?
Através do evento diário do Pentecostes. Ou melhor, pela atuação do Espírito Santo.
Como se dá essa atuação do Espírito Santo? O Espírito Santo trabalha somente através dos meios da graça, Palavra e sacramentos (Pregação, Batismo e Santa Ceia). Pela Palavra de Deus, o Espírito Santo chama, ilumina com seus dons, gera a fé, santifica, congrega e conserva na verdadeira e única fé.
Em meio a tantas denominações religiosas, há os que afirmam que o Espírito Santo trabalha principalmente pela Bíblia, mas também diretamente como no passado por sonhos, visões, revelações especiais, .... Há correntes dentro da igreja que afirmam que o Espírito Santo não precisa de meios para trabalhar, por isso não há necessidade da palavra escrita, da água no batismo, pão e vinho na santa ceia. Afirmam que Deus trabalha diretamente no coração das pessoas. Nesse sentido surgem pessoas que dizem “eu tenho muita fé”, ou, “aquele pregador é um homem cheio do Espírito Santo, ele tem muito poder”. São as famosas correntes teológica que creem no poder de sua fé.
Querido irmão e irmã na fé em Jesus. A fé, que nos é oferecida pelo Espírito Santo, na Palavra e Sacramento nos agarra em Cristo.
Não podemos crer na fé das pessoas, afinal, a obra do Espírito Santo é nos fazer crer em Jesus.
Pela Palavra e Sacramento o Espírito Santo torna compreensível o amor de Deus em Jesus para as pessoas, mesmo em tempos pós modernos e de pós-verdade. O Espírito Santo dá e preserva a fé (Lc 24.44-49; Jo 3.5,6; Rm 10.17).
Quando lemos a respeito do evento de Pentecostes, ficamos estupefatos pelo barulho do vento forte, as chamas, e nos esquecemos que o evento tinha por objetivo fazer com que a mensagem sobre os atos poderosos de Deus fosse proclamada e compreendida. E outro detalhe, a interpretação de Pedro, dizendo que esse evento era cumprimento da promessa de Deus, já anunciada pelo profeta Joel.
O Espirito Santo age pela Palavra, por isso, Deus instituiu o oficio da pregação. O evento de Pentecostes marca justamente que diante do espanto das pessoas, por terem se fascinado pelo barulho do vento, pelas chamas de fogo, Pedro se levantou e explicou que não havia nada de extraordinário ou anormal, mas, tão somente o cumprimento da promessa de Deus.
Querido irmão e irmã em Jesus, Deus instituiu o ofício da pregação, dando a nós o evangelho e os sacramentos, meios pelos quais, nos dá o Espírito Santo, opera a fé. Não é necessário preparação para recebermos e alcançarmos o Espírito Santo. Isso nos é dado pela Palavra (Confissão de Augsburgo, Artigo V, Livro de Concórdia, 1980, p. 30).
Observe que no evento de Pentecostes, quando todos estavam atônitos, Pedro não indagou fora da Bíblia. Na verdade, chamou todos a ouvirem o que já havia dito na Palavra, na profecia proclamada por Joel.
Pentecostes traz como reflexão o ato de comunicar-se, ou melhor, fazer-se por entendido. O nosso desafio como igreja é comunicar, não a nós, mas, os atos poderosos de Deus, as promessas de Deus em Jesus. Como isso se dá? Pelo poder do Espírito Santo que age pela sua Palavra e Sacramentos. Continuemos vivendo o Pentecostes entre nós. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Bibliografia
Ideias retiradas de um escrito enviado por e-mail pelo Pr Horst R. Kuchenbecker. São Leopoldo, 29/05/2017.

Confissão de Augsburgo, Artigo V, Livro de Concórdia, 1980, p. 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...