segunda-feira, 10 de junho de 2019

Refletindo sobre a Trindade

Domingo da Santíssima Trindade
Sl 8; Pv 8.1-4,22-31; At 2.14a,22-36; Jo 8.48-59
Tema: Refletindo sobre a Trindade!

A palavra “Trindade” é uma expressão teológica que não está na Bíblia. Mas em toda a Bíblia, em diversas passagens, Deus se revela como sendo três pessoas.
Ao dizer que a Trindade é um termo teológico, o objetivo é enfatizar que essa expressão é a que melhor define o ensino Bíblico sobre Deus. Mesmo que o termo trindade não apareça na Bíblia - é um ensinamento puramente bíblico.
Muitas igrejas e pessoas que se dizem cristãs, mas negam a Trindade e outros ensinamentos da Bíblia. Entre os que negam essa doutrina estão as Testemunhas de Jeová, os Mórmons e os Espíritas. Negam esse ensino pelo simples fato do termo não aparecer na Bíblia.
O termo Trinitas (latim – Trindade) foi usada pela primeira vez por Tertuliano (200 d.C.), que também cunhou o termo Persona (latim – pessoa) para descrever a manifestação do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Não podemos simplesmente nos contentar em dizer que tanto faz se Deus é Jeová, Alá, Espírito Supremo, Energia cósmica, ou o Deus Triúno”.
Se usamos o argumento de que os apóstolos nada escreveram a respeito precisamos recordar que os apóstolos não estavam preocupados com a questão que envolve a trindade, pois não havia dúvidas (Jo 1.1; Mt 28.19-20) e questionamentos entre eles sobre esse assunto como há em nossos dias.
Conforme a igreja foi avançando e atravessando fronteiras, foram surgindo questões que não tinham preocupado os apóstolos e com esses assuntos a igreja precisou lidar.
A questão em torno da expressão Trindade desenvolveu-se a partir do segundo século.
A doutrina da Trindade é ensinada em toda a Bíblia. As principais passagens do Antigo Testamento são: Gn 1.1-3, 26 (Jo 1.1-3), Elohim (plural); Nm 6.24; 2 Sm 23.2; Sl 33.6; 45.6,7; Is 42.1; Is 48.16,17; Is 61.1. As passagens do Novo Testamento são: Mt 3.16,17; Mt 17.5; Mt 28.19; Jo 14.5; Jo 17.5,24; Rm 8.26,27; 2Co 13.13; 1Pe 1.2.
Essas verdades bíblicas foram magistralmente resumidas, após muitos estudos e orações, nos três Credos Ecumênicos, o Apostólico (AD 200), o Niceno (AD 325) e o chamado Atanasiano (AD 450).
Talvez você esteja se perguntando: mas, pastor, se somos uma igreja evangélica, por que temos Credos e Confissões?
É verdade que as igrejas intituladas evangélicas não têm os credos e até os detestam ressaltam que: “Isto é formulação humana e que só interessa a palavra de Deus, a Bíblia”.
No entanto, não podemos nos esquecer que Jesus perguntou pela confissão dos apóstolos: Quem diz o povo que eu sou? E o apóstolo Pedro confessou: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo (Mt 16.13-16).
Para o mundo tanto faz se Deus é Jeová, Alá, Espírito Supremo, Energia cósmica, ou o Deus Triúno”, no entanto, nós, desejamos que as pessoas de fato e de verdade confessem sua fé com segurança. Para esse mundo, em que tanto faz em quem creio ou deixo de crer, eu sou enviado e com a tarefa de proclamar quem é Deus, quem é Jesus, quem é o Espírito Santo.
Toda e qualquer confissão resulta de uma leitura da Bíblia. E lendo a Bíblia, Palavra de Deus, afirmamos quem é Deus conforme os credos o fazem.
Sobre o Credo Apostólico precisamos destacar que quando um cristão vinha de outro lugar para uma comunidade cristã se dizendo cristã era interrogada sobre sua fé. A pessoa respondia com frases tomadas das cartas dos apóstolos, e assim surgiu o Credo Apostólico, que nada mais é do que frases das cartas dos apóstolos.
Com a proclamação do evangelho, ocorreram muitas conversões, sendo que entre os muitos convertidos, encontramos a conversão do imperador romano Constantino. Esse se empenhou pela unidade da Igreja Cristã. Para isso convidou 300 bispo do seu império para a cidade de Nicéia, na Turquia, para que clarificassem as divergências e buscassem a unidade da igreja, afinal, com o avanço da fé cristã muitas dúvidas surgiram a respeito de temas doutrinários. E dessa reunião para sanar dúvidas, surgiu em meio a muitos debates o Credo Niceno. E após vários outros concílios e estudos surgiu o Credo Atanasiano.
Muitas perguntas no passado e no presente foram e são sobre Deus. O assunto Deus sempre esteve e está em debate. Atualmente o debate sobre Deus se dá sobre o tema criacionismo. Há muitas perguntas sobre: Quem é Deus? Quantos deuses há? Como posso conhecer a Deus?
Os meios de comunicação estão trazendo para dentro de nossos lares diferentes opiniões sobre Deus, religiões, doutrinas e cultos. Entre nós já não há unanimidade sore vários assuntos que são apresentados de maneira clara nas Escrituras.
A globalização despertou e desperta o espírito reducionista ecumênico que afirma: Há um só Deus. Todas as religiões são boas, elas só diferem na forma, e o mais importante na religião é o amor. E por causa desse reducionismo, a questão que fica sem resposta para muitos é: Quem é o verdadeiro Deus? Como posso conhecê-lo?
Nem a natureza, nem a nossa consciência nos revelam quem é Deus. O homem por sua racionalidade não pode descobrir quem é Deus. A ciência e a filosofia não definem quem é Deus.
A verdade é que é preciso que Deus se revele. Por essa razão, ele nos deixou a sua Palavra escrita e preserva o ministério para sua palavra ser proclamada. Na carta aos Hebreus está escrito: Havendo Deus, outrora, falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas (Hb 1.1,2).

Deus se revela à humanidade na Bíblia e somente na Bíblia.
Ele só revelou o que precisamos saber para nossa salvação. À base da Bíblia, nosso Catecismo Menor afirma: “Deus é espírito; eterno, onipresente, onisciente, onipotente, santo, justo, verdadeiro, bondoso, misericordioso e gracioso (Cat. Menor, perg. 111).
Deus se revelou como um único Deus, uma só essência divina em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Este mistério da Santíssima Trindade nossa razão não consegue compreender.
Há uma essência divina em três pessoas. Há três pessoas que são divinas, mas eu não posso dizer que há três deuses. Deus não está dividido em três pessoas, mas as três pessoas são distintas uma da outra, são divinas, mas em uma única essência divina. A essência divina das três pessoas é uma só.
Jesus Cristo
Assim como sempre houve e há dúvidas sobre Deus, também houve e há dúvidas sobre a pessoa de Jesus. Quem é Jesus Cristo? A virgem Maria só deu a luz a um homem? Quem morreu na cruz? Somente o homem Jesus? O Credo Niceno respondeu algumas destas perguntas e o A Fórmula de Concórdia, confissão da Igreja Luterana detalhou outras.
Muitos diziam que Jesus era chamado de filho de Deus de uma maneira figurada. Esta doutrina foi condenada no Concílio de Nicéia e afirmou-se que Jesus é da mesma essência do Pai. Anunciamos no Credo Niceno: “E um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, Luz de Luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, gerado, não criado, de uma só substância com o Pai, por quem todas as coisas foram feitas...
O Credo Niceno afirma que Jesus realmente é Deus. Maria deu a luz ao Filho de Deus.
Mesmo com essa resposta, surgiram outras perguntas sobre a pessoa de Jesus e o relacionamento das duas naturezas de Cristo: a divina e a humana.
Firmados na Escritura, nossos pais responderam que Jesus Cristo é uma pessoa, não duas, que tem uma completa natureza divina e uma completa natureza humana. Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Como se explica isso? Essa união pessoal das duas naturezas em Jesus Cristo é um profundo mistério (1 Tm 3.16). Para nos transmitir uma pálida ideia, a Escritura compara essa união com a união entre corpo e alma, “Nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade” (Cl 2.9). À semelhança de corpo e alma as naturezas de Jesus Cristo permanecem distintas. À semelhança de corpo e alma, a natureza divina de tal maneira permeia e penetra a natureza humana. A natureza humana é de tal maneira penetrada pela natureza divina. E assim, ambas naturezas formam uma só pessoa.
É muito importante sabermos isto. Pois, em relação à nossa salvação, se perguntamos quem morreu na cruz? Nossa resposta é que lá morreu Deus. As confissões da Igreja Luterana respondem corretamente ao dizer que “Portanto, a divindade e humanidade em Cristo é uma só pessoa, a Escritura, por causa dessa união pessoal atribui também à divindade tudo o que sucede à humanidade, e vive-versa (FC DS VIII.42). Se Deus não houvesse morrido por nós, mas apenas um homem, estaríamos perdidos eternamente. Se, porém, a morte de Deus e Deus morto está na balança, ela desce e nós subimos como prato leve e vazio... (nós, perdoados e absolvidos, justificados, pela morte de Cristo).
É correto lembrar que Deus em sua natureza não pode morrer. Mas como, Deus e homem, estão unidos em uma pessoa, é correto falar sobre a morte de Deus.
Infelizmente, essa verdade não é aceita por todos. Muitas seitas evangélicas, mesmo se dizendo evangélicas, não aceitam esta verdade. Julgam que Jesus como homem, seu corpo, está somente no céu, e ao nosso lado somente Jesus com sua divindade, como espírito. Por isso também não aceitam o ensino bíblico da Santa Ceia, julgando ser somente uma lembrança.
Credo Atanasiano
O Credo Atanasiano é o terceiro e último dos credos ecumênicos. Foi aprovado, provavelmente no Concílio Calcedônio (a.D. 451) e reafirmado nos Concílios II e III de Constantinopla (a. D. 553 e 681, 690).
Ele surgiu devido a várias perguntas teológicas sobre a Trindade.
Inicialmente a redação foi atribuída a Atanásio. Mas, o Credo foi elaborado por uma comissão. O Credo, firmado na Bíblia, trata do mistério da Trindade. Não se buscou resolver o mistério da trindade racionalmente. O limite desse e dos outros Credos é tão somente até onde a Bíblia o revela. O Credo Atanasiano é o mais teológico dos três Credos.
Um dos aspectos que destaca o Credo Atanasiano dos dois anteriores são suas frases condenatórias no começo, meio e fim. E num mundo pós-moderno onde não há verdades absolutas, essas frases chocam os ouvintes. As frases condenatórias são:
- Aquele que quiser ser salvo, antes de tudo deverá ter a verdadeira fé cristã. Aquele que não a conservar em sua totalidade e pureza, sem dúvida perecerá eternamente.
- Aquele, portanto, que quiser ser salvo, deverá pensar assim da Trindade. Entretanto é necessário para a salvação eterna crer também fielmente na humanação de nosso Senhor Jesus Cristo.
- Esta é a verdadeira fé cristã. Aquele que não o crer com firmeza e fidelidade, não poderá ser salvo.
A base bíblica para tais afirmações são as Palavras do apóstolo João: “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai (1Jo 2.22-23). E todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo” (1Jo 4.3). Ainda: “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus (1Jo 5.12-13).
As verdades do Credo Atanasiano são doutrinas fundamentais. Isto precisa ser ressaltado em nossos dias. E a urgência dessas afirmações decorre da globalização que traz consigo o reducionismo teológico que nos leva a um falso espírito ecumênico.
Não foi intenção dos confessores pronunciar as sentenças condenatórias sobre cristão que devido a certa simplicidade da mente ou por faltar-lhes melhor conhecimento. O Credo Atanasiano pronuncia a sentença condenatória sobre aqueles que propositadamente e por obstinação rejeitam estas verdades reveladas.
Creio no Deus Triúno.
Agostinho, um teólogo da Igreja Cristã que viveu no século terceiro na África, tentava entender a Trindade pela razão. Certo dia, caminhando pela praia e pensando sobre a Trindade, viu ao longe uma criança que pegava água do mar e derramava num buraco que havia cavado na areia. A cena repetiu-se várias vezes até que Agostinho passou pela criança. Algumas horas depois, voltando de sua caminhada, e ainda refletindo sobre a Trindade, Agostinho encontrou a mesma criança pegando água do mar e colocando dentro do buraco cavado na areia. O fato chamou a atenção de Agostinho que perguntou a ela o que fazia. A resposta veio logo: Estou colocando o mar dentro deste buraco. Agostinho ficou espantado com a ideia e perguntou: Será que vai caber? A criança, na sua inocência, respondeu: Estou fazendo isso desde que amanheceu, e o buraco ainda não encheu...
Naquele momento Agostinho compreendeu que estava tentando fazer o mesmo: Colocar o Deus eterno e todo-poderosos dentro de sua limitada razão.
Compreender a Trindade está fora da compreensão humana.

Edson Ronaldo Tressmann

Bibliografia

MUELLER, John Theodore. Dogmática Cristã. Porto Alegre, Concórdia, 2004.

GONZÁLES, Justo L. Uma História Ilustrada do Cristianismo. São Paulo: Vida Nova, 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...