terça-feira, 5 de março de 2019

Um arauto em minha rua!


10 de março de 2019
Primeiro Domingo na Quaresma
Salmo 91.1-13; Deuteronômio 26.1-11; Romanos 10.8-13; Lucas 4.1-13
Texto para prédica: Romanos 10.8-13
Tema: Um arauto em minha rua!

No contexto de Rm 10, o que significa crer? Significa confiar na obra (morte e ressurreição) de Cristo.
Crer no coração e Confessar com a boca não são atos separados. São dois lados da mesma moeda. Confessar com a boca nada mais é do que crer com o coração. Todo aquele que crê, expressa o que crê com a boca.
O apostolo Paulo escreveu na carta aos Romanos que há duas coisas distintas, mas, que fazem parte do mesmo evento. Confessar que Jesus é Senhor e crer de coração no que Jesus fez.
Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (v.13)
Paulo está recordando, ou até pregando sobre o texto do profeta Joel 2.32.
Por que invocar o Senhor? A resposta é simples e está no verso 14. Invocamos o nome do Senhor porque cremos nele. Confessamos o nome do Senhor para que outros creiam na mensagem. Confessamos com a boca, pois outros precisam ouvir.
Lembre-se: não é apenas falar sobre Jesus e a fé se dará de uma maneira mágica. A mensagem precisa ser proclamada de maneira compreensível e quem a ouve precisa compreender. É preciso ouvir a mensagem com atenção. O terceiro mandamento dado por Deus destaca a necessidade do ouvir com atenção e gostar de estudar a Palavra de Deus. Nesse sentido, gosto de destacar que é necessário ouvir. Não deixe de prestar atenção no sermão, no estudo, no que a Bíblia está te dizendo. Parece não ser importante naquele momento, mas tenha certeza, durante a semana, algum aspecto da pregação será fundamental para você.
Paulo ao escrever o capítulo 10 da carta aos Romanos destaca que a mensagem precisa ser transmitida para alguém outro com o intuito de que o outro creia.
...como ouvirão, se não há quem pregue?” (v.14)
A expressão “pregue” do grego - kerysso, significa arauto.
O que significa arauto?
O arauto era um jornal vivo. Os arautos representavam um grande meio de transmissão de notícias ao fazer anúncios no mercado e nas ruas da cidade. Nesse sentido, pregar, não era o que hoje chamamos de “sermões”. Pregar era ser um arauto, um divulgador de notícias na rua, nas praças.
Pessoal é importante e fundamental te falar algo. Se queremos ser e agir missionariamente, não podemos tão somente esperar pelo pastor. Há lugares que como pastor eu não chegarei, mas você chega constantemente. Na casa do seu amigo, vizinho, parente. Seja um jornalista da boa noticia de Deus em Jesus nesses lugares.
Paulo indica no verso 15 do capítulo 10 da carta aos Romanos que alguém é enviado como arauto. Eu sei que aplica-se o texto do profeta Isaías 52.7 aos pastores. No entanto, pelo contexto, essas palavras o apostolo Paulo usa para enfatizar o quão formoso são os pés dos arautos que por onde andam, proclamam a boa e extraordinária mensagem de Cristo.
Querido irmão e irmã em Jesus – seus pés são formosos e não por ter feito as unhas. Eu mesmo tenho as unhas todas tortas, a sola do pé rachado. Mas, mesmo assim, são pés formosos. E essa formosura está no fato de caminhar e proclamar com a boca aquilo que creio.
Nesse sentido, como entender a pergunta de Paulo: “E como pregarão, se não forem enviados?” (Rm 10.15).
Essa palavrinha “enviado” – do grego apostello significa enviado para fora, em uma missão. O enviado é aquele que foi separado e enviado para fora. Ou seja, o arauto precisa compreender que foi enviado e está em missão.
Jesus Cristo enviou testemunhas e mestres autorizados, (seus apóstolos). E da mesma forma, enviou sua igreja, a todos os lugares para serem mensageiros da palavra apostólica. O cristão é um jornalista da boa notícia de Deus em Jesus.
Caro irmão e irmã em Jesus – sim você que crê e confessa no que crê. Deus nos enviou com uma mensagem de salvação para atuarmos em nossa rua, nosso bairro. Deus nos enviou para pregar, quer seja do púlpito diante da igreja, quer seja do outro lado da rua para nosso vizinho.
O apostolo Paulo está falando sobre evangelismo. E evangelismo nada mais é do que anunciar o evangelho. Não adianta teorias sobre evangelização, pois ninguém evangeliza ninguém sem evangelho.
Não adianta falar sobre evangelismo, se como escreveu Paulo: “se não há quem pregue, como crerão?” Ou seja, se os arautos lá da sua rua não espalharem a boa notícia, eles não terão boa notícia.
Se quer que de fato a igreja evangelize – então a regra é muito simples: esteja disposto a falar. É preciso persuadir a pessoa, fazer com que ela entenda e veja a importância do que está sendo proclamado.
Também não quero que nos frustremos na nossa evangelização. Por isso, é preciso destacar que nem todos crerão (v.16). Muitos até irão zombar. Mas, não se preocupe, pois ninguém rejeita você ou a mim, as pessoas rejeitam a Deus e é a ele que prestarão contas.
Ao falar sobre proclamação, testemunho, evangelismo, o apostolo Paulo cita palavras do profeta Isaías 53.1, que haviam sido ditas 700 anos antes do nascimento de Jesus.
Desde a queda em pecado, as pessoas desprezam a Palavra de Deus. Os judeus, que conheciam e sempre ouviam as promessas de Deus, rejeitaram o próprio Cristo. Assim, eu como mero arauto, um mero jornalista da boa noticia de Deus em Jesus, também serei rejeitado. Mas, sou um enviado na minha rua para que outros creiam.
Se as pessoas ouvirem o evangelho, elas não terão desculpas. Mas, se não ouvirem, quero ver qual será a sua desculpa.
Louvemos o nosso Deus, por ter nos permitido ouvir algum arauto proclamar a boa noticia de Deus em Jesus. Louvemos a Deus por nos permitir crer e confessar com a nossa boca. Você e Eu estamos na mesma missão – sermos arautos onde estivermos caminhando. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...