segunda-feira, 4 de junho de 2018

Faço parte de uma igreja que não desanima


10 de junho de 2018
3º Domingo após Pentecoste – Próprio 5
Sl 130; Gn 3.8-15; 2Co 4.13-5.1; Mc 3.20-35
Tema: Faço parte de uma igreja que não desanima!
IELB – 114 anos, Parabéns!
Faço parte de uma igreja que não desanima!
1 - Ancorado na Escritura;
2 - Não prestamos atenção no que vemos;

Em 2 Coríntios 4.13-5.1 o apóstolo Paulo faz uma declaração que certamente gostaríamos que estivesse em nossa boca todos os dias: “Por isso nunca ficamos desanimados” (4.16). Nesse ano de 2018, a IELB está completando 114 anos. Nessa mensagem da série: IELB – Parabéns pelos seus 114 anos, destaco o tema: Faço parte de uma igreja que não desanima.
1 – Ancorados na Escritura
Racionalmente falando, o apostolo Paulo tinha todos os motivos para desanimar.
Paulo poderia ter desanimado, pois enfrentou grandes problemas na igreja em Corinto a ponto de adiar sua ida para essa cidade. Poderia ter desanimado quando enfrentou oposição a sua autoridade apostólica. Poderia ter desanimado ao não ser aceito pelos coríntios devido aos seus sofrimentos e tribulações (2Co 11.23-30). O apostolo Paulo poderia ter desanimado quando enfrentou aprisionamentos, espancamento, naufrágios, solidão, fome, falta de roupa e abrigo.
Em tais situações, você desanimaria? Já vi pessoas desanimando por menos. E preciso confessar que teria desanimado! E é justamente por esse motivo que esse texto (2Co 4.13 – 5.1) é riquíssimo, pois o mesmo me estimula a não desanimar nos momentos difíceis da vida.
O apostolo Paulo foi questionado e até desprezado devido aos seus sofrimentos e por sua suposta fraqueza. São questionamentos idênticos que muitos cristãos ouvem atualmente. E uma das respostas que se ouve são aquelas frases elaboradas como slogan de campanhas eclesiásticas: deixe de sofrer; o cristão não pode sofrer; ... Assim, muitos se tornaram seguidores de determinada denominação eclesiástica por fazer da mesma um amuleto para não sofrer mais.
Sofrimento - ninguém quer sofrer. Sofrimentos já levaram pessoas a desistir do casamento; de um emprego; de um filho; ...
Não quero inculcar um cristianismo masoquista, no entanto, não posso negar que o cristão sofre e sofre muito.
Diante dos questionamentos dos coríntios a respeito dos sofrimentos que apresentavam as fragilidade e vulnerabilidade do apóstolo Paulo, sua resposta foi: “As Escrituras Sagradas dizem: “Eu cri e por isso falei.” Pois assim nós, que temos a mesma fé em Deus, também falamos porque cremos” (2Co 4.13).
O sofrimento, rejeitado pelos coríntios, serve para testemunho. O apostolo João (Jo 12.42) enfatiza que não há fé calada. O apostolo Paulo, ex fariseu, exímio conhecedor das Escrituras (Antigo Testamento), a luz de Cristo compreende o ensino do Salmo 116.11 de uma maneira espetacular e transmite aos Coríntios que no meio do sofrimento, das aflições, dos perigos de morte, a salvação é enaltecida e o louvor prestado. Todo o que crê testemunha, em especial quando todos veem e tem motivos para desanimar.
Quando as pessoas, inclusive os coríntios, imaginavam que Paulo tinha tudo para desanimar, fez uma confissão: “Por isso nunca ficamos desanimados” (4.16).
Por que, mesmo que tenhamos motivos para desanimar, Paulo diz que ele e seus companheiros nunca desanimavam? Estavam ancorados na Escritura e no que verdadeiramente a mesma dizia.
Ancorado na Escritura, o apostolo Paulo lembra aos que sofrem que a morte não tem a última palavra (2Co 4.14). O sofrimento atinge os que creem apenas nessa vida. Na ressurreição, Deus libertará todos os seus filhos e filhas das aflições e sofrimentos. Ancorado na Escritura, o apostolo Paulo (2Co 4.15) ressalta que o propósito final da nossa existência na fé, mesmo no sofrimento, é a glória de Deus.
O que o apostolo Paulo destaca que as aflições e sofrimentos, embora afetem o corpo, deixem rugas no rosto, menos cabelo na cabeça ou clareia os que ficam, é o meio pelo qual Deus fortalece e renova o espírito a cada dia (2Co 4. 16-18). William Barclay escreveu em seus comentários que o sofrimento e as tribulações debilitam o corpo, mas fortalecem as fibras na alma.
IELB – 114 anos!
Faço parte de uma igreja que não desanima!
Por estar ancorado na Escritura e por 2 – não prestar atenção no que se vê;
Por qual motivo você tem desanimado?
Ancorado na Escritura, o apostolo Paulo salienta aos Coríntios que não olhassem para as tribulações e sofrimentos com demérito e nem recusasse o apostolo Paulo ou qualquer outro por esse motivo. Quando se presta atenção nas coisas que se vê, cai-se no desespero, e fica impedido de ver o que dura para sempre (2Co 4.18).
Quando o cristão está sofrendo é preciso olhar com as lentes da fé, pois são elas que permite ver além da situação do momento e visualizar a eternidade (Hb 11). O apostolo Paulo havia animado os cristãos da cidade de Listra, Icônio e Antioquia da Pisídia, dando-lhes coragem para que ficassem firmes na fé dizendo que “era preciso passar por muitos sofrimentos para poder entrar no Reino de Deus” (Atos 14.22).
O que está te desanimando?
O cristão vive pela fé e não pelo que vê. A fé nos desliga das glórias desse mundo (Hb 11.9,10; 11.27). E a glória eterna só nos é possível por causa da obra realizada por Jesus na cruz e por causa de Jesus, mesmo no sofrimento, eu creio e falo.
A expressão - “prestar atenção” significa olhar no alvo. O autor a carta aos Hebreus acentua aos cristãos que estavam abandonando a fé cristã para que “conservassem seus olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. ...” (Hb 12.2).
Aos coríntios, o apostolo Paulo está dizendo que seu olhar, sua atenção, seu alvo, não são as coisas que se veem. Ele não fica prestando atenção nos sofrimentos que são capazes desanimar qualquer um. Sua atenção, seu foco está nas coisas que não se vê.
Existe um marketing comercial que bombardeia os cristãos e martiriza cristãos que estão sofrendo. A propaganda apresenta pessoas que diziam viver uma vida terrível, mas agora que EU SOU ... seus problemas acabaram. Parece que a solução é ser de determinado seguimento eclesiástico.
Preste atenção - não nos sofrimentos e tribulações, mas no além daqui e agora. Olhe para aquilo que já está garantido, como disse Jesus: “Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-las da minha mão” (Jo 10.28).
Você está desanimado?
Preste atenção – não perca o foco! O céu já é daquele que crê. E o que crê precisa saber que também passa por situações difíceis.
Na época do apostolo Paulo, muitos gnósticos desprezavam a ressurreição e consideravam o corpo indigno e um peso morto para a alma. Filósofos gregos e romanos desprezavam o corpo, tendo o mesmo como uma tumba. Epiteto dizia que o ser humano é uma pobre alma que carrega um cadáver. Séneca enunciava que o ser humano é um escravo do seu corpo, uma cadeia imposta a liberdade da alma. Assim, negavam o sofrimento e as tribulações.
O apostolo Paulo não rejeitou o corpo, os sofrimentos e tribulações, ao contrário, exaltou a ressurreição fazendo uso de uma figura de linguagem sobre barraca e da casa no céu (5.1).
A barraca é uma moradia transitória para um viajante ou peregrino. A casa é um residência permanente. Enquanto estamos aqui no mundo, como peregrinos, vivemos nessa barraca. Dessa maneira estamos sujeitos ao sofrimento. Com a morte, deixaremos essa corpo corruptível e nesse mesmo corpo, pelo poder da ressurreição, seremos incorruptíveis. Não seremos mais um corpo fraco, expostos aos sofrimentos e tribulação.
Não ignore seu corpo e os sofrimentos pelos quais o mesmo passa, pois tudo é para glorificação de Deus.
IELB – 114 anos!
Tema: Faço parte de uma igreja que não desanima!
1 - Ancorado na Escritura;
2 - Não prestamos atenção no que vemos;
Amém!
Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com
(44) 99856 8020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...