segunda-feira, 2 de abril de 2018

Um só coração, uma só mente!


Dia 08 de abril de 2018
2º Domingo de Páscoa
Sl 148; At 4.32-35; 1Jo 1.1-2.2; Jo 20.19-31
Tema: Um só coração, uma só mente!

Certa vez uma pessoa descreveu um relato incrível sobre uma igreja. Em sua descrição, pela observação, destacou as seguintes características. Vou ler para vocês e após a leitura gostaria de saber se gostariam de fazer parte de uma igreja assim.

Éramos uma grande congregação. O ponto forte era nossa união de coração e alma. Fiquei impressionado com o fato de que o que era de um, pertencia a todos. Os pastores davam testemunho fiel e empolgante da ressurreição de Jesus. Todos saíam dos cultos cheios de graça.
Nessa igreja, ninguém passava necessidade. É preciso destacar que não havia INSS, SUS, SUAS, ...
Os ricos socorriam os pobres. Muitas pessoas venderam suas casas, suas terras e traziam os valores para que tudo fosse em prol dos que realmente necessitavam.


Socialmente falando: a igreja luterana faria alguma falta se não estivesse aqui em nosso município? Qual é a diferença social na qual temos contribuído?
Desde crianças, aprendemos que o poder peculiar que a igreja tem e recebeu de Deus é oferecer o perdão dos pecados aos pecadores penitentes e reter o perdão aos pecadores impenitentes.
Oferecer e reter o perdão é algo peculiar da igreja. Mas, não é a sua única tarefa, ou é?
O evangelho do perdão é transformador!
Seu ato transformador pode ser exemplificado na vida de um mendigo que recebeu todo o necessário para a vida.
Assim como a vida do mendigo foi transformada, o perdão, o peculiar da igreja, transforma a vida de um pecador.
O que é extraordinário na igreja é que mesmo sendo comparada a um corpo, sua composição só existe por causa dos muitos membros. Infelizmente, o pecado conseguiu e consegue estragar a harmonia que deve haver no corpo.
Qualquer que seja a doença, a mesma nunca é diagnosticada por acaso. Muitos foram ao médico sentindo uma leve dor em alguma parte do corpo, e a partir dessa dor, outra doença foi descoberta. Algumas foram tratadas e curadas, outras, por terem sido negligenciadas acabaram levando a pessoa a óbito.
O mesmo ocorre na igreja. A falta de harmonia, de unidade, é a doença que iniciou por alguma outra doença.
Lembre-se: quais foram as nossas contribuições sociais como igreja nesse município?
Se houve, louvemos a Deus. Mas, se ainda não houve, é preciso nos preocupar e começar a pensar em alguma coisa.
Problemas foram descritos também na igreja cristã ao longo dos séculos. Mesmo apontando para as qualidades daquela igreja, Lucas indica um problema nessa igreja, o egoísmo do casal Ananias e Safira.
O evangelho que transforma a pessoa, é o evangelho que conduz essa pessoa a transformar socialmente a sua realidade (At 4.32-35).
Ouvimos muitas críticas à igreja cristã. E a pior crítica é que falta união, respeito, e que reina no seio da igreja muita hipocrisia. Ora os cristãos estão bem a congregação vai mal, outras vezes, os cristãos e a igreja vai bem, mas a realidade social ao seu redor não é modificada.
Por causa dessas críticas, trago para nossa reflexão o texto de Atos 2.32-35 para esse segundo domingo de páscoa.
Lucas, convertido ao cristianismo, escreveu dois livros a Teófilo. No livro sobre os relatos dos apóstolos (Atos dos Apóstolos) ressalta que na igreja primitiva havia uma unidade tal que todos tinham um só coração e uma só alma.
Esses primeiros cristãos eras caracterizados como um grupo que havia acordo entre eles. Não era um grupo para um lado e outro grupo para outro. Eles eram um por todos e todos por um.
Naquela oportunidade, assim como hoje, o cenário político estava conturbado. Desde o século IV d.C. houve muitas rupturas políticas. Haviam insurreições que eram combatidas com violência. A situação econômica era desastrosa. Chegou a ter fome (At 11.28). A fiscalização exagerada onerava os mais pobres. E nesse contexto, a igreja contribuía socialmente. De que maneira? Atos 4.32-35.
A comunidade cristã era exemplo para a sociedade na qual estavam inseridos.
Quando era necessário ajudar alguém, aquilo que pertencia a determinada pessoa, passava a pertencer ao outro. Um exemplo bonito de amor ao próximo. Era a verdadeira demonstração de que cada um amava o outro, como se amasse a si mesmo.
Ter o mesmo coração e a mesma alma era também um testemunho no mundo religioso.
Entre as nações pagãs, a prestação sistemática das necessidades dos pobres era desconhecida. Até os judeus havia a corrente que considerava como não cristão alguém que fosse pobre e necessitado.
Milhares de pessoas foram mortas por causa de suas doenças ao longo da história. A igreja ao invés de socorrer, condenou e matou pessoas doentes por julgar como algo demoníaco ou algo semelhante.
Em muitas situações a igreja deixou de agir socialmente. E sua falha social causou estragos e a fez parecer pagã.
O belo relato das características da igreja cristã é para nós um tremendo desafio.
Ter o mesmo coração e a mesma mente – é ir contra um mundo individualista.
Ter o mesmo coração e a mesma menteé ir na contramão da filosofia existencial, ou seja, é dizer não ao espírito reinante do “cada um por si e Deus por todos!
Ter o mesmo coração e a mesma menteé o desafio da igreja cristã. É preciso e é urgente alcançar e preservar a unidade no seio da congregação (Ef 4.1-6).
Ter o mesmo coração e a mesma mente - (Rm 15. 5,6; 2Cor 13.11; Fp 2.2; 1Pd 3.8).
Ter o mesmo coração e a mesma mente é uma expressão que diz que havia uma união terna e próxima. E essa união os protegeu da desunião mesmo diante de situações egoístas.
Ao dizer que tinham o mesmo coração e a mesma mente, Lucas mostrou o quanto aquela igreja era unida.
É possível fazer parte de uma igreja assim?
Algumas dores revelam outra doença. Se falta o social, o problema é outro. E um dos problemas da igreja é que a mesma perdeu o testemunho da ressurreição do Senhor Jesus Cristo.
Os apóstolos eram poderosos em seu testemunho a respeito da ressurreição de Cristo. A mensagem da ressurreição transformava a vida cristã e impactava a sociedade como um todo.
Certos da ressurreição, nos desprendemos desse mundo. O evangelho gerava “grande favor” para com as pessoas. A igreja não era um clube fechado, nem era uma empresa, era a reunião dos transformados pelo evangelho que transformavam pelo evangelho a realidade social.
Ter o mesmo coração e a mesma menteé vencer o egoísmo.
Ter o mesmo coração e a mesma mente é atuar para transformação social, que também faz parte da missão de Deus. Em sua missão, Deus enviou seu filho para pessoas inseridas numa realidade de desespero. Essa situação foi transformada em uma situação de vida, nova vida.
Ter o mesmo coração e a mesma mente é o objetivo de Deus. Afinal, ele não quer uma igreja abastada financeiramente, com irmãos e irmãs sofrendo por necessidades pessoais e básicas.
A igreja luterana faria alguma falta se não estivesse aqui em nosso município? Qual tem sido nossa contribuição social?
Na igreja primitiva a distribuição era feita a medida em que surgiam as necessidades.
As necessidades eram supridas por aquilo que cristãos e cristãs haviam recebido de Deus. Muitos cristãos daquela época havia desapegado do seu amor ao dinheiro e por causa dessas pessoas, os necessitados passaram a ser assistidos. O evangelho encarnou-se na prática diária dos filhos de Deus.
A visão econômica, onde se busca apenas o lucro não era a prática comum daqueles cristãos. O maior lucro na igreja primitiva era não ter ninguém necessitado.
Deus não quer que ninguém careça do evangelho, mas também não quer que ninguém careça de pão e água. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...