terça-feira, 17 de abril de 2018

Ovelha de um bom pastor!


22 de abril de 2018
4º Domingo de Páscoa
Sl 23; At 4.1-12; 1Jo 3.16-24; Jo 10.11-18
Tema: Ovelha de um bom pastor!

O quarto domingo de páscoa é considerado como o domingo do Bom Pastor.
Quem é o nosso bom pastor? Jesus disse: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (Jo 10.11).
A Bíblia, desde Gênesis 4 (Gn 4.2) até Apocalipse (Ap 12.5), fala sobre pastores. É preciso lembrar que Abraão, Moisés e Davi são alguns exemplos de pastores apresentados no Antigo Testamento.
Asafe no Salmo 78.70-72 escreveu sobre as responsabilidades e preocupações de um bom pastor.
Séculos depois, no Novo Testamento, a profissão de pastor era essencial. Jesus se referiu como um pastor excelente (Jo 10.2-4,11).
Qual era o trabalho do pastor?
Os pastores do antigo Israel cuidavam de vários tipos de ovelhas e cabras. As ovelhas eram facilmente conduzidas e eram muito vulneráveis a predadores e outros perigos. As cabras escalavam encostas e rochas e feriam suas orelhas compridas em arbustos e espinhos.
O maior desafio de um pastor era ensinar as ovelhas e cabras a lhe obedecerem. Alguns pastores davam nomes as suas ovelhas, e essas reconheciam a voz do pastor (Jo 10.10.14,16).
Na primavera o pastor tirava seu rebanho do redil e o levava para pastagens frescas e suculentas nos arredores do vilarejo. Era período em que o rebanho aumentava a medida que os filhotes nasciam.
Alguns moradores do vilarejo tinham poucas ovelhas e assim contratavam um pastor para cuidar das mesmas junto com seu rebanho. Muitos pastores tinham uma má fama, por não cuidar bem das ovelhas alheias assim como cuidava das suas (Jo 10.12,13).
No verão, os pastores transferiam as ovelhas para pastos mais frescos em lugares mais altos. Eram dias em que os pastores dormiam ao ar livre cuidando das ovelhas. Eles vigiavam as ovelhas que estavam em campos abertos. Em muitas noite era preciso refugiar as ovelhas em cavernas para serem protegidas dos chacais e das hienas. Quando a noite o uivo de uma hiena assustava as ovelhas, a voz mansa do pastor as tranquilizava.
Sempre ao meio dia as ovelhas eram levadas para beber em poços de água fresca.
Com a chegada das chuvas e do inverno, as ovelhas eram conduzidas de volta ao seu aprisco. Sem o aprisco as ovelhas poderiam morrer devido as fortes chuvas, granizo e neve.
Todo pastor andava equipado com um alforje (bolsa de couro), suprimentos (pão, azeitona, frutas secas e queijo), tinha em sua mão um cabo de 1 metro com pedras afiadas na ponta para se defender, tinha também uma faca, um cajado para se apoiar ao subir as ladeiras. O pastor tinha ainda um odre com água, uma corda e um balde de couro para tirar água dos poços, uma funda para afastar os animais selvagens, ou até mesmo para lançar nas ovelhas e cabras que se desviavam. E um equipamento aparentemente incomum, o pastor tinha consigo uma flauta, a qual tocava para se divertir e acalmar o rebanho.
A Bíblia fala muito sobre pastores. Maus e bons. Os bons pastores eram diligentes, confiáveis e corajosos. Arriscavam a sua vida para proteger e salvar o rebanho (1Sm 17.34-36).
Profetas e escritores bíblicos compararam Deus com um pastor (Is 40.10-11; Sl 23). Milhares de pessoas conhecem ao menos alguma frase do Salmo 23.
O autor do Salmo, Davi, por ser pastor de ovelhas e um homem segundo o coração de Deus, conseguiu expressar em breves palavras as principais características de um bom pastor.
São belas as expressões que definem o bom pastor. E Jesus, atribui a si essas
características (Jo 10).

O Sl 23 é denominado como um Salmo de confiança.
A frase é enfática: O Senhor é o que me apascenta. O Senhor é o meu Pastor!
Davi está num contexto, onde o mundo do rei Saul está cercado de deuses, diversas religiões pagãs. Há um desenvolvimento muito grande de nações e essas estão num fluxo muito grande. O Senhor é meu pastor é um testemunho diante desse mundo. Qual é o testemunho que damos com as palavras do Salmo 23?
O Senhor – Jeová”

Nada me faltará” – Jeová Jiré – “O Senhor que vê e provê” (Gn 22.14).
Águas de descanso” – Jeová Shalom – “O Senhor é Paz” (Jz 6.24).
Refrigera-me a alma” – Jeová Rafá – “O Senhor que te cura” (Ex 15.26).
Veredas da justiça” – Jeová Tsidkenu – “Senhor, Nossa Justiça” (Jr 33.16).
Tu estás comigo” – Jeová Shamá – “O Senhor está Ali” (Ez 48.35).
Na presença dos meus adversários” – Jeová Nissi – “O Senhor é a minha bandeira” (Ex 17.15).
Unge a minha cabeça” – Jeová Mekadesh – “O Senhor que me Santifica” (Lv 20.8).
Esse Senhor é o nosso Pastor. O bom pastor que dá a sua vida pelas ovelhas. Que belo testemunho para esse mundo cercado de religiões e religiosos.
Guardemos em nossos corações e mentes:
O SENHOR É O MEU PASTOR - ISSO É RELACIONAMENTO!
NADA ME FALTARÁ - ISSO É SUPRIMENTO!
CAMINHAR ME FAZ POR VERDES PASTOS - ISSO É DESCANSO!
GUIA-ME, MANSAMENTE – AS ÁGUAS TRANQUILAS - ISSO É CUIDADO
REFRIGERA MINHA ALMA - ISSO É CURA!
GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA - ISSO É DIREÇÃO!
POR AMOR DO SEU NOME - ISSO É PROPÓSITO!
AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA E DA MORTE - ISSO É PROVAÇÃO!
EU NÃO TEMERIA MAL ALGUM - ISSO É FÉ!
PORQUE TU ESTÁS COMIGO - ISSO É FIDELIDADE!
TUA VARA E TEU CAJADO ME CONSOLAM - ISSO É ESPERANÇA!
UNGES A MINHA CABEÇA COM ÓLEO - ISSO É CONSAGRAÇÃO!
O MEU CÁLICE TRANSBORDA - ISSO É ABUNDÂNCIA!
CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICÓRDIA DO SENHOR ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA - ISSO É BENÇÃO!
EU HABITAREI SEGURO NA CASA DO MEU SENHOR - ISSO É PROMESSA!
POR LONGOS DIAS - ISSO É ETERNIDADE!
O Senhor é o meu Pastor! Eu sou ovelha de um bom pastor.

O Senhor é o meu Pastor! Eu sou ovelha de um bom pastor.
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...