quarta-feira, 21 de março de 2018

Prisioneiros da Esperança


25 de março de 2018
Domingo de Ramos
Sl 118.19-29 ou 31.9-16; Zc 9.9-12; Fp 2.5-11; Mc 14.1-15.47 ou 11.1-10 ou Jo 12.20-43
Tema: Prisioneiros da esperança

Você alguma vez já foi prisioneiro?
Um prisioneiro da paixão?
Um prisioneiro da depressão?
Um prisioneiro de algum vício?
Pessoas aprisionadas vivem num certo limite e ninguém consegue fazer com que vejam outra coisa. Só conseguem ver aquilo que querem ver.
O povo de Israel que havia retornado do exilio, mas, ainda sob domínio dos persas, e rodeados por nações hostis, poderosas, o povo vivia como prisioneira. Prisioneira do medo e da apreensão.
Para esse povo, o profeta Zacarias que era da geração que nasceu na Babilônia, que conheceu a vida do povo de Deus em loco, que havia junto com Israel retornado à Jerusalém em 538 a.c., proclamava uma mensagem.
Zacarias, cujo nome significa, Iahweh lembra, também chamado O Profeta da Esperança, foi enviado por Deus para proclamar esperança para um povo que estava prisioneiro da adversidade, do desânimo e da oposição.
Qualquer coisa é capaz de nos aprisionar. Há pessoas aprisionadas na tristeza. Há outras aprisionadas na culpa, nas falhas, no pecado.
Tentemos imaginar a cena triste daquelas pessoas do tempo do profeta Zacarias que, voltando do cativeiro babilônico que perdurou 70 anos, agora ameaçados por povos vizinhos. Para esse povo, veio a mensagem do profeta Zacarias, “o profeta da esperança”, para tirá-los do cativeiro da tristeza e desânimo.
Deus anuncia para Jerusalém: “alegra-te muito filha de Sião ...” (Zc 9.9).
A julgar pelo contexto dos acontecimentos na Pérsia, anunciar a vinda de um rei era causar alvoroço em toda a cidade de Jerusalém.
Deus estava enviando uma mensagem de consolo a Jerusalém e alerta para as nações (Hadrade, Damasco, Hamate, Tiro, Sidom, Asquelom, Gaza, Ecrom, Asdode) que eram arrogantes, hostis e oprimiam as outras nações, inclusive o povo de Deus. Mas, por mais soberbas que sejam, Deus vai destrui-las em sua soberba (Zc 9.6).
No contexto do Oriente, o anúncio: “alegra-te muito, ó filha de Sião ...” (Zc 9.9). Por filha se diz que a mesma é dependente do pai, precisa da sua ajuda, pois é frágil. Ao anunciar para Jerusalém que a mesma é filha, está anunciando que o pai tem Jerusalém como objeto de sua ajuda e preocupação.
E em sua preocupação anuncia que: “eis que o teu rei virá a ti.”. Ou seja, o futuro de Jerusalém já começou agora e terá continuidade.
Ao dizer “o teu rei virá a ti...”, não está dizendo que o rei virá da Pérsia, ele vem de Jerusalém. E justamente num contexto em que nações são hostis e soberbas, tal anuncio causa tumulto e preocupação.
Esse rei que vem é “justo e salvador, pobre e montado sobre jumento...
Ao convidar o povo a exultar, o profeta apontava para o motivo da alegria. Deus os tinha como filha, ou seja, velava e os protegia. E além do mais, era o seu rei. O rei era importante para o reino e mais ainda para o indivíduo. Pois, indicava que o mesmo era o seu protetor. Quando se dizia eu sou de tal lugar, queria dizer que tinha a proteção de tal rei.
O rei do povo era justo e salvador e humilde. Ele carregava consigo a salvação. Ele é o portador da salvação. Com ele está a salvação. Era humilde – no sentido financeiro Dt 24.15. Com isso, se estava enfatizando que cuidava dos pobres. O rei justo e salvador era um rei diferente dos reis daquela e da nossa época (Is 53).
A palavra profética, montado sobre jumento, é um vínculo do passado para o futuro. A conexão está com o episódio narrado em Gênesis 49, sobre a lembrança da aliança feita por Deus com Abraão e Sara.
Destruirei os carros de Efraim e os cavalos de Jerusalém ...” (Zc 9.10).
Efraim, reino do Norte e Jerusalém reino do Sul. O rei que vem, vem para unir as duas partes que estavam fragmentadas. Ele vem com a finalidade de fragmentar o carro de guerra. Ele tirará as armas, pregará (anuncia, profetiza) paz as nações.
Essa paz não é apenas para o povo de Deus, inclusive para os filisteus.
o seu domínio se estenderá de um mar a outro mar desde o rio até às extremidades da terra” – indicando horizontal e vertical. Figura de linguagem para mostrar que esse reino não tem fim.
Ainda quanto a ti, por causa do sangue do teu concerto”.
Moisés em Êxodo 24 escreveu sobre o sangue da aliança que Deus faz. A aliança foi feita com sangue.
tirei os teus presos da cova em que não havia água” – essa frase nos remete a história de José. Os irmãos lançaram ele na cisterna que não tinha água potável. Não havia como viver. O destino era a morte. Mas, de lá foi tirado. O final da história de José é a vida.
Deus por meio do profeta Jeremias (Jr 2.13) diz que o povo de Deus deixa as águas cristalinas da palavra e escava para si poços. O destino é a morte. Mas, para que não morressem e nem morram envia profetas, pregadores. Deus quer tirar as pessoas da situação de morte.
Por isso, convida: “Voltai à fortaleza, ...” ou seja, saiam do fundo do poço para o alto. Por que voltar para o alto? Por que nos tirar do poço seco?
Deus prepara o seu povo para as nações. Ou seja, são presos da esperança.
Você alguma vez já foi prisioneiro?
Um prisioneiro da paixão?
Um prisioneiro da depressão?
Um prisioneiro de algum vício?
Pessoas aprisionadas vivem num certo limite e ninguém consegue fazer com que vejam outra coisa. Só conseguem ver aquilo que querem ver.
Somos filhos e filhas de Deus! Assim, só vemos que Deus é nosso Pai, nos socorre, protege, ampara e cumpre com todas as suas promessas.
Hoje é domingo de ramos – dia em que relembramos o cumprir de uma das promessas de Deus. Jesus, o nosso rei entrou em Jerusalém para nos resgatar e por esse resgate estamos sob seus cuidados e proteção.
Deus nos prepara para as nações, somos presos da esperança. Uma esperança libertadora. Aquele que seu amigo preso na tristeza, na depressão, na angústia. Ele precisa conhecer a sua prisão, uma prisão diferente, uma prisão no amor e na misericórdia de Deus.
Quero terminar a mensagem com um breve relato:
O mais antigo nome "cristão" fora do Novo Testamento foi usado pelos próprios crentes e é encontrado por isso mesmo com grande significação, em três das cartas de Inácio, Bispo de
Antioquia, escritas quando ele estava a caminho de Roma como prisioneiro, a fim de sofrer o martírio, provavelmente no ano 107. Seu guia roga nesta conexão que eles vivam de modo a honrar o nome de cristão. Em sua carta aos Romanos, capítulo 3 ele solicita a oração dos cristãos "a fim de que eu possa não meramente ser chamado cristão, mas que eu possa viver realmente como um cristão. Porque se eu viver verdadeiramente como cristão, poderei ser assim chamada, e serei considerado fiel quando for apresentado diante do mundo". Do mesmo modo em sua epístola aos Magnesianos, capítulo 4, ele diz: "Convém, portanto, não somente ser chamado cristão, mas sê-lo na realidade".
Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...