terça-feira, 27 de março de 2018

Não é fake news - Jesus Ressuscitou!


01 de abril de 2018
Domingo de Páscoa
Sl 16; Is 25.6-9; 1Co 15.1-11; Mc 16.1-8
Tema: Não é fake News – Jesus Ressuscitou!

Fake News se espalham 70% mais rápido que notícias verdadeiras, diz o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
Uma postagem verdadeira atinge 1.000 (um mil) pessoas; enquanto que a fake News atingem 100.000 (cem mil) pessoas.   
O diabo ama as fake News – aliás, fake News é sua criação. Ele é o pai da mentira. A fake News do diabo semeada no jardim do éden causou todos os estragos presentes na vida humana ainda hoje. Ele continua distribuindo fake News e com um único objetivo conforme o apostolo Paulo alerta na segunda carta aos coríntios que o “...deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2Co 4.4).
Naquela primeira páscoa, a pedra removida, os lençóis, também parecia indicar uma fake News, e exatamente por isso o anjo foi enfático: não é fake news, Jesus ressuscitou (Mc 16.6).
Diante da boa notícia da ressurreição, o conselho dos anciãos, deram uma grande soma de dinheiro para espalhar e divulgar a fake News de que Jesus não havia ressuscitado, mas seu corpo teria sido roubado (Mt 28.11-12).
E em pleno século XXI, nunca estivemos tão envolvidos em fake News como em nossos dias. Há muita preocupação do as ditas fake News em ano eleitoral. E para piorar a situação há agora uma nova modalidade, os fake vídeos. O seu rosto pode ser colocado sobre o rosto de uma outra pessoa e pode dizer e fazer coisas que nunca disse ou fez.
Hoje é páscoa e é preciso compartilhar a verdadeira mensagem.
Não é fake News – Jesus Ressuscitou!
O anjo dentro do sepulcro, deu uma notícia de primeira mão para Maria Madalena, Maria a mãe de Tiago e Salomé. O anjo disse: Mc 16.6.
Não é fake News – Jesus Ressuscitou! Pode compartilhar em suas redes sociais. Por ser uma mensagem verdadeira, a mesma atingirá poucas pessoas.
Desde aquela primeira páscoa, muitos tentaram e continuam tentando ofuscar a beleza e a certeza da ressurreição. O mundo científico e tecnológico exige coisas concretas, palpáveis e racionais. E se a ressurreição de Jesus não atende esses critérios para muitos a páscoa é uma fake News.
Não é fake News – Jesus Ressuscitou!
O relato apresentado em Marcos 16.1-8 apresentar a páscoa pela proclamação de um anjo. Não houve uma manifestação do Jesus ressuscitado e nem sequer as mulheres anunciaram a mesma por medo.
Não é fake News – Jesus Ressuscitou!
Após Jesus Ressuscitado ter aparecido à Maria Madalena, anunciou a mensagem de que o mestre havia ressuscitado. Deveria ser mais uma fake News, e os discípulos não acreditaram (Mc 16.10-11).
Apesar de ninguém ter presenciado a ressurreição de Jesus, a mesma lhes foi anunciada por Maria Madalena. Quem era Maria Madalena? Essa mulher que se tornou seguidora de Cristo, sofre e ainda sofre preconceito devido a sua vida antes de ter conhecido a Cristo. Tinha tudo para ser fake News. Mas, conforme os relatos bíblicos, não é fake News – Jesus Ressuscitou!
Enquanto as mulheres anunciavam aos discípulos, a fake News de que o corpo de Jesus havia sido roubado já havia se espalhado. A favor dos discípulos naquele primeiro domingo havia somente algumas manifestações da ressurreição. A pedra removida do túmulo e o mesmo vazio, os lençóis, a aparição a Maria Madalena e naquela tarde a aparição de Jesus aos discípulos.
Tudo levava a ser uma fake News. Mas, não é fake News – Jesus Ressuscitou!
Marcos 16.1 - 8 é um relato de páscoa diferente. Só há anuncio e alguns sinais. Conforme João Marcos (Mc 16.1-8) num primeiro momento não viram o Jesus Ressuscitado. Observe um detalhe, a páscoa só é páscoa por causa do anúncio, da proclamação.
O anjo proclamou para as mulheres: “Não vos atemorizeis; buscai a Jesus, o nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; ...” (Mc 16.6).
Não há nada comparado aquela manhã de domingo da ressurreição em nenhuma página do antigo testamento. A Ressurreição foi e é um evento maior que a abertura do mar vermelho, a queda das muralhas de Jericó ...
A Páscoao dia mais importante do ano. Não é apenas mais um dia, um domingo de festa, um feriado. É um dia especial. É o dia que torna todos os outros dias especiais.
Não é fake News – Jesus Ressuscitou!
É preciso anunciar e compartilhar a mensagem da páscoa. Muitos não irão acreditar e sabe por que? Porque não é fake News!
Num primeiro momento os discípulos também não creram, mas, quando creram, se tornaram testemunhas fiéis. E a mensagem da páscoa chegou até nossos dias. Sem o anúncio por parte das testemunhas não há páscoa.
As Escrituras falam sobre a páscoa. Davi a profetizou (Sl 16.8-10); Jó a proclamou (Jó 19.25-26); o próprio Jesus falou sobre sua ressurreição (Mt 16. 21; Jo 2.19).
Sem o anúncio por parte das testemunhas não há páscoa.
Diferentemente de muitos outros religiosos, Buda, Zoroastro, Confúcio, Maomé, Jesus ressuscitou! Ele vive!
O mundo continuará querendo provas da ressurreição. Sem as mesmas, a páscoa continuará sendo fake News. O mundo continuará negando a ressurreição. No entanto, assim como narrado por João Marcos, é preciso continuar anunciando a páscoa.
O domingo da páscoa é o domingo dos domingos. Sem esse domingo não haveria cristianismo.
E o cristianismo permanece por causa dos proclamadores, das testemunhas. Testemunhas como Pedro que num momento negou. Testemunhas como Maria Madalena que teve um passado pecaminoso. Testemunhas anônimas como Nicodemos e José de Arimatéia.
Foram essas e tantas outras testemunhas que não se calaram e proclamaram a mensagem da ressurreição.
A Páscoa – o domingo dos domingos precisa continuar sendo anunciado e proclamado por mim e por você. Pois, sem proclamação e compartilhamento a páscoa pode se tornar apenas uma fake News para nossos netos e bisnetos.
Sejamos testemunhas desse dia! Não é fake News – Jesus Ressuscitou!
Para o apostolo João, preso na ilha de Patmos, o próprio Jesus proclamou: “Eu sou o primeiro e o último, e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 1.17-18). Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...