segunda-feira, 15 de maio de 2017

Inquietação, leva à ação missionária!

21 de maio de 2017
6º Domingo de Páscoa
Sl 66.8-20; At 17.16-31; 1Pe 3.13-22; Jo 14.15-21
At 17.16-31
Tema: Inquietação, leva à ação missionária!

O que motiva pessoas testemunharem?
Uma vez que o cristão conhece a Cristo como seu Senhor e Salvador, seu coração é permeado por Deus. Por isso, agora ele está ansioso para ajudar a cada um receber os mesmos benefícios, pois seu maior prazer está neste tesouro, o conhecimento de Cristo”. O autor da frase, Lutero, disse que Testemunhar não é uma tarefa simples.

O apóstolo Paulo chegou pelo mar à Atenas, pelo lado norte. Já havia solicitado que Silas e Timóteo fossem enviados o mais rápido possível (At 17.15). Lucas, conforme escreveu (Atos 16.10), relata que Paulo esperava voltar à Macedônia. Enquanto esperava por Silas e Timóteo, Paulo ficou sozinho em Atenas.
Paulo poderia ter passeado em Atenas como um turista. Havia muitos edifícios e monumentos para visita. Havia muito para se debater, afinal, Atenas era também conhecida pela sua democracia.
O apóstolo Paulo poderia ter ficado fascinado com a arquitetura, história e sabedoria da cidade, mas, nada disso o impressionou.
O que impediu Paulo vislumbrar o esplendor de Atenas? Paulo não se impressionou com toda a beleza, porque Atenas estava submersa nos seus ídolos.
Lucas usa a expressão “kateidolos”, transmitindo a ideia de que a cidade estava “sob” os ídolos. Atenas era uma cidade “sufocada” pela idolatria. Paulo viu uma verdadeira floresta de ídolos. Era mais fácil encontrar um deus, do que um homem em Atenas.
Inquietação, leva a ação missionária!
1 - “seu espírito se revoltava” (v.16).
Lucas, o médico, empregou um termo da medicina: “paroxyno”. Esse termo é traduzido como “o espírito de Paulo se revoltava”. Paroxyno transmite a ideia de um ataque epilético. Esse termo é usado por Paulo em 1Co 13.5.
O verbo “paroxyno” – estimular, irritar, provocar, causar ira, conforme escrito por Lucas, está no tempo imperfeito, indicando que Paulo não perdeu o controle, mas foi reagindo progressivamente, ponderadamente.
O verbo “paroxyno” é empregado na LXX em relação ao Santo de Israel, ou seja, indica que essa é a reação apresentada pela Escritura ante a idolatria. Nos casos do bezerro de ouro no Sinai, a idolatria e imoralidade em relação a Baal-Peor, ou quando o Reino do Norte fez outro bezerro de ouro para adorar em Samaria, eles “provocaram, estimularam” a ira do Senhor (Is 65.2-3; Dt 9.7,18,22; Sl 106.28-29; Os 8.5).
O apóstolo Paulo foi provocado pela idolatria, e provocado à ira, ao desgosto e à indignação, assim como o próprio Deus se indigna diante da idolatria. É um sentimento de “ciúme” (Ex 34.14).
O espírito de Paulo se revoltou, pois ele sabia que o único que merece adoração é Deus. Deus sente ciúme, afinal, ninguém além dele deve ser adorado.
Na sua segunda carta (2Co 11.2), o apostolo Paulo deseja que os coríntios permaneçam leias a Jesus, afinal, era com Jesus que eles estavam comprometidos.
Quando Lucas escreveu que “seu espírito (de Paulo) se revoltava” (v.16), não estava relatando um descontrole emocional, nem que Paulo se julgava melhor que os atenienses a quem julgava como ignorante.
Paulo se revoltou, como quem estava tendo um ataque epilético, por causa da sua aversão a idolatria. Ele se sentou enciumado por Deus. No entanto, esse ciúme levou Paulo a compartilhar boas novas com os idólatras de Atenas. Paulo sabia que os atenienses agiam assim por estarem “sob” e serem “sufocados” pelos ídolos.
Deus não pode ter seu lugar negado. Sentir ciúme por Deus, é saber que só ele é merecedor da nossa honra, glória e louvor. Esse ciúme leva a agir para que outros olhem e revejam seus pontos de vista e voltem a adorar, louvar e glorificar ao Deus verdadeiro.
Inquietação, leva a ação missionária!
2 - Paulo viu, sentiu e agiu (v.17-18).
A ação do apóstolo Paulo foi positiva (testemunho).
Paulo não resmungou, não chorou, não praguejou, não amaldiçoou. Paulo compartilhou as boas novas do evangelho.
A indignação justa que agitou seu espírito, motivou-o a abrir a boca. Abriu a boca todos os dias entre os judeus tementes a Deus na sinagoga e entre aqueles que frequentavam o Areópago. Também debateu com filósofos, epicureus e estóicos.
Paulo tinha uma habilidade incrível. Falava com a mesma facilidade entre os religiosos, os transeuntes nas praças e os filósofos.
O diálogo de Paulo com os judeus, tementes a Deus, transeuntes e filósofos, pode ter durado muitos dias. Suas palavras lhe deram a maior de todas as oportunidades de seu ministério: pregar no Areópago.
Os filósofos reagiram chamando Paulo de “tagarela”. Ao fazer uso do termo “spermologos” - “apanhador de grãos”. A palavra era usada para descrever os pássaros que se alimentavam de grãos e carniça. Assim, ao chamar Paulo de “tagarela”, os filósofos estavam dizendo que o apostolo era “catador de lixo”.
A palavra “tagarela” era dita para mestres que não tinham ideia própria e que, sem escrúpulos nenhum plagiavam os outros, apanhando restos de conhecimento aqui e ali. Quando os filósofos chamaram Paulo de “tagarela”, estavam dizendo que ele era “plagiador ignorante”, “papagaio” ou “tagarela intelectual”.
Parece que ele está falando de estranhos deuses” – “daimonia”, ou seja, um semideus, deuses secundários. De acordo com o contexto, “deidades estrangeiras”. Os atenienses imaginaram que Paulo estivesse falando sobre um novo par de deuses, Jesus e a Ressurreição.
Alguns dizem com base no v.18, que Paulo estava sendo acusado de introduzir novos deuses, e assim foi lhe solicitado que prestasse contas do seu ensino. Diante da corte, uma comissão de educação da cidade, expôs a sua crença e seu ensino, uma afirmação pessoal do evangelho (v.22-23).
O tema da mensagem de Paulo foi o altar anônimo. Um Deus desconhecido. No entanto, esse Deus desconhecido pelos atenienses é o Deus criador do universo (v. 24), o mantenedor da vida (v.25), o governador de todas as nações (v.26-28), o pai dos seres humanos (v.28-29).
Com esses argumentos Paulo mostra que a idolatria é uma tentativa fracassada de limitar, domesticar, domar, mimar, alienar e destronar a Deus. A idolatria é uma tentativa de colocar Deus sob o controle humano. A idolatria é uma inversão da ordem, ou seja, o homem imagina que pode criar e governar a Deus.
Diante disso tudo, Paulo diz que Deus é juiz do mundo (v. 30-31). Por esse motivo, toda ignorância e idolatria é indesculpável. Deus se revela em todas as coisas.
As pessoas hoje continuam rejeitando evangelho. Não por julgá-lo falso, mas por julgá-lo insignificante. As pessoas querem respostas a toda sua experiência. Mas o evangelho narra “todo o desígnio de Deus” (At 20.27).
Falta sentir o ciúme de Deus em nós. Só oramos “Santificado seja o teu nome”, mas não vivemos essa oração.
A ação de Paulo começou pelos olhos. Ele viu, sentiu e falou.
Paulo não se limitou a “reparar”. Nos versículos (16,22,23) Lucas faz uso do termo “theoreo” ou “anatheoreo” – “observar, considerar”. Paulo viu e observou pessoas que criadas por Deus, mantidas por Deus, governadas por Deus e filhos de Deus dando a honra devida a Ele somente para outros deuses criados por homens como um meio de aproximar deus dos homens.
Infelizmente os ídolos estão ocupando o lugar de Deus. E atualmente, assim como sempre foi, muitas coisas ocupam o lugar de Deus: a fama, a riqueza, o poder, a comida, o álcool, pais, esposa, filhos, amigos, trabalho, lazer, propriedades, ...
o seu espírito se revoltava...” – Será que estamos tendo epilepsia diante da idolatria, quer seja individual ou coletiva? Amém!

Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...