30 de outubro de 2016
24º Domingo após Pentecostes – Celebração ao Dia da Reforma
Sl 130; Is 1.10-18; 2Ts 1.1-5, 11-12; Lc 19.1-10
Tema: Luterano!
Muitas
das guerras religiosas que existiram e existem se deve ao fato de cada qual ter
orgulho de sua fé. Você tem orgulho de sua fé? Sei que os luteranos
tem orgulho de sua fé, mas, que diferença tem feito a fé luterana no Brasil?
Será que ainda
se consegue ouvir a ironia do profeta Isaías, agora que restam poucos dias para
as comemorações dos 500 anos
de Reforma? Os Luteranos da IELB se orgulham de fazer parte
de uma Igreja Confessional. Mas, seria essencial que os luteranos ainda
pudessem ouvir a ironia do profeta Isaias: “O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua
manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende”
(Is 1.3). Com essas palavras, o profeta Isaías ironiza vigorosamente a fé dos
israelitas.
Os
luteranos estão em contagem regressiva para a comemoração seus 500 anos. O dia
31 de outubro de 1517 será um dia de festa e gratidão à Deus. Mas, a exemplo
dos israelitas, os luteranos também são ironizados com as palavras do profeta
Isaías (Is 1.3).
Daqui
alguns dias faltarão apenas 365 dias para os 500 anos. Muitos luteranos
conseguem responder: - Quantos são! - Quantas paróquias possuem! – Quantos
pastores! Mas, minha grande preocupação é que em meio aos preparativos dos
festejos para os 500 anos de Reforma, poucos luteranos consigam responder: Quem são? e Porque
são?
Deus
através do profeta Isaías ironiza a religiosidade dos israelitas (Is 1.11-15). Diante
dessa ironia, Deus convida o seu povo, um povo cristão, a se lavar, purificar, aprender a fazer o
bem, atender a justiça, repreender o opressor, defender o direito do órfão,
auxiliar as viúvas (Is 1.16-17).
Através
do profeta Isaías, Deus é irônico com os luteranos, pois, a julgar-se justo e
perdoado por Deus, em inúmeras situações, os luteranos se opõe a
justiça nesse mundo, vive amigavelmente com ladrões, ama o suborno, deseja os
presentes dos corruptos, não defende os direitos do próximo. Para muitos só importa o que
se crê, pois, pela fé se está em paz com Deus. No entanto, é preciso
refletir: Refletir
na ironia de Deus para com seus filhos.
Parece
ser radicalismo refletir sobre a ironia de Deus num culto onde os luteranos
celebram 499 anos. Mas, ... Porque se é luterano? Quem sãos os luteranos?
“Vinde, pois, e
arrazoemos, diz o Senhor; ainda que vossos pecados sejam como a escarlata, eles
se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se
tornarão como a lã” (Is 1.18).
O convite da graça, do perdão é
dirigido a um povo que está em rebeldia contra Deus. A rebeldia é a não
prática da justiça nesse mundo.
Deus é
irônico diante da injustiça, mas, ao mesmo tempo, continua convidando através
de sua ironia, tantos os injustiçados quanto os que cometem as injustiças a se
alegrar e viver sob a sua graça. Viver pela graça é praticar graça!
O Luterano
conhece a graça de Deus, no entanto, muitas vezes não vive e nem prática essa
graça na sua vida diária.
A
certeza do perdão não deve aliviar a consciência a ponto de conduzi-la a
conclusão de que: “não importa o que eu faça, Deus sempre me perdoa”.
É verdade que Deus em Jesus nos perdoa, mas, não se pode baratear a graça de
Deus.
O
convite da graça para que o pecador venha e se alegre no perdão não é uma
alternativa para uma vida hipócrita. O convite da graça mostra duas coisas
essenciais: como Deus age com pecador e lhe perdoa, e como a graça de Deus
transforma o ser humano.
O convite da graça é sério e
maravilhoso. É um chamado a fé verdadeira,
afinal, só pode alegrar-se aquele que crê no perdão. Só vive nova vida aquele
que vive na fé e no perdão.
Deus
ironiza seu povo através do profeta Isaías, porque o mesmo não vivia na fé e no
perdão.
“Vinde, pois, e
arrazoemos, diz o Senhor; ainda que vossos pecados sejam como a escarlata, eles
se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se
tornarão como a lã” (Is 1.18). Por “escarlata” o profeta Isaías está proclamando
que entre o povo de Deus, um inseto, uma larva, só nasceu por causa de uma
decomposição orgânica (carmesim). Esse inseto, essa larva, (escarlata) está manchando, arruinando o testemunho do
amor de Deus entre seu povo.
Tão logo
o povo tenha reconhecido sua situação, o profeta Isaías anuncia que “em meio a
decomposição tornarão a viver novamente”, pois “se tornarão como a lã”, ou seja, Deus continua
lhes amando e nesse amor recupera seus filhos e os envia novamente com uma nova
atitude.
Quando
através do profeta, Deus ironiza a fé dos israelita dizendo: “O boi conhece o
seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem
conhecimento, o meu povo não entende” (Is 1.3), está convidando um
povo envolvido na podridão e na decomposição ao arrependimento.
A ironia
de Deus não visa destruir, ela visa mostrar ao povo quão maravilhoso é seu
perdão e quão maravilhosa é obra realizada na vida das pessoas através dos seus
filhos perdoados.
Quando
através do profeta “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que vossos
pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que
sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã” (Is 1.18),
Deus ironiza a fé dos luteranos, justamente para lhes mostrar a diferença do
cristão que orgulha da sua fé, mas não vive a fé, a graça e o perdão de Deus.
Quem somos? Porque
somos?
A
verdade é que o luterano, não é luterano por seguir Lutero. O luterano é
luteranos porque agradece a Deus, o fato do mesmo ter levantado Lutero num
período de decomposição espiritual e ter resgatado a verdade do evangelho.
Ser luterano deveria significar ser servo livre,
perdoado e que vive sob a graça e a misericórdia de Deus. Uma graça e
misericórdia que não faz diferença apenas na vida pessoal, mas em especial na
vida coletiva.
O
luterano não está apenas mentalmente e emocionalmente envolvido na mensagem que
Lutero redescobriu. O luterano é um cristão que crê na obra magnífica de Jesus.
O luterano reconhece que ao crer na obra magnífica de Jesus não o faz por si
mesmo. O luterano não crê e nem é luterano por causa da tradição, dos regimentos
ou estatutos. O luterano é luterano pela graça de Deus que o chama, ilumina e
santifica pelo evangelho. Ser luterano é uma obra do Espírito Santo realizada através
do Batismo e da pregação da Palavra. Amém!
Rev. M.S.T. Edson Ronaldo Tressmann
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