terça-feira, 17 de maio de 2016

Sabedoria de Deus!

Santíssima Trindade (1º após pentecostes) - 22/05/2016
Sl 8; Pv 8.1-4,22-31; At 2.14ª,22-36; Jo 8.48-59
Tema: Sabedoria de Deus!

         Há textos bem complexos, e por sua complexidade são evitados nas pregações. Provérbios é um exemplo. Em especial o texto de Provérbios 8. Este texto sempre esteve envolvido numa das maiores controvérsias sobre a divindade de Jesus Cristo que culminou na confissão da igreja cristã denominado: Credo Niceno.
         As teorias sobre quem de fato é a sabedoria a qual se refere Provérbios 8 é antiga, e muitas teses foram propostas ao longo da história do cristianismo. No século II, muitos viam a sabedoria como sendo o Espírito Santo. No século III, essa interpretação deu lugar a uma generalizada identificação com Jesus Cristo. Sobre esse tema, em pleno século XXI, ainda há os que discutem se a sabedoria realmente é uma companheira, ou seja, um ser distinto, ou uma característica (atributo) do Senhor na sua obra criadora.
         No século IV a igreja estava envolvida numa discussão acalorada em torno do seu princípio monoteísta, a unicidade de Deus, e em torno do seu princípio cristocêntrico, “a divindade do Filho”. Houve propostas que comprometiam um ou até mesmo os dois princípios, bem como a negação de ambos ou de um desses. O Credo Niceno surgiu por causa dessa discussão. O Credo Niceno mostra a insistência no princípio cristocêntrico, afinal, a divindade do Filho não poderia, nem pode ser comprometida.
         A difícil questão a ser respondida na época, século IV era, Jesus Cristo é nosso criador ou uma criatura? A resposta a essa questão tem grande impacto para nossa salvação.
         A igreja cristã sempre entendeu Provérbios 8 como uma referência a Jesus Cristo. A igreja primitiva identificava a Sabedoria exposta no texto de Provérbios 8 como sendo o Filho de Deus. O apóstolo João, no evangelho que leva seu nome, ressalta que a Sabedoria é Deus.
         O Credo Niceno confessou a divindade do Filho dizendo que o “ser gerado” não significa “ser criado”. O “ser gerado” denota um tipo de relacionamento com o Pai. Ao confessar que Jesus Cristo é Deus, da mesma forma como o Pai, a igreja cristã confessa a sua salvação em Jesus Cristo. Negar a divindade de Jesus Cristo é negar a salvação por meio da sua obra na cruz.
         Provérbios 8 antecipa a identidade de Jesus Cristo, a sabedoria de Deus (Cl 1.15; 2.3; 1Co 1.18, 24 e 30). Jesus Cristo é a sabedoria revelada de Deus.
         O novo testamento identifica Jesus Cristo como sendo igual a Deus Pai, e coeterno junto com ele (Fp 2.6-11; Cl 2.8-9; Hb 1.2-3).
         Se no início da igreja cristã a questão sobre Jesus Cristo ser nosso criador ou uma criatura em si já era difícil de ser respondida, a mesma o é em nossos dias. E justamente por isso, junto com a igreja cristã, confessamos nas palavras do Credo Niceno que Jesus Cristo é “de uma só substância com o Pai”. E se como igreja cremos nisso, como igreja somos chamados a falar sobre isso. Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Jesus é a sabedoria de Deus! Ele é nosso salvador. Amém!

Rev. Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Um comentário:

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...