terça-feira, 10 de maio de 2016

Pentecostes - Aula de Pregação!

Dia de Pentecostes - 15/05/2016
Sl 143; Gn 11.1-9; At 2.1-21; Jo 14.23-31
Tema: PentecostesAula de pregação!

         Em minha ainda curtíssima carreira de pregador, muitas vezes fui surpreendido ao final do culto com a afirmação: Pastor, você disse algo maravilhoso. Tocou em meu coração
         Muitas foram as vezes em que após pregar, refletindo novamente sobre tudo o que disse, duvidei de ter dito o que disse. Quantas vezes de maneira espantada, reagi: Não acredito que disse isso!
         Por mais que se tenha um sermão escrito, (os tenho sempre um ano antes de proclamá-lo) a pregação falada proporciona um momento único. Durante a proclamação sempre se acrescenta uma frase que não está escrita. E é justamente aí que acontecem as surpresas: não acredito que disse isso!
         2016 marca meu 12º ano de pregação da Palavra de Deus. É o quinto ano que público as mensagens semanalmente no blog http://sermoescristoparatodos.blogspot.com. De acordo com a série trienal C, é a quarta vez em que me dedico ao texto de Atos 2.1-21. Devido a metodologia de escrever e publicar os sermões, me veio a mente que o apóstolo Pedro dá através dessas palavras uma belíssima aula de homilética.
         Há uma bela lição nesse episódio. Qual?
    Merece destaque o fato do texto (At 2.1-21) em si não dizer expressamente o que a igreja, ou, o povo de Deus precisa fazer. Mas, mesmo assim, o Espírito Santo através dessas palavras faz uma implicação e aplicação missionária. Lucas, o médico, registrou o sermão do apóstolo Pedro (Atos 2.1-21) para enfatizar que o Espírito Santo é quem move a igreja a dizer em muitas situações o que ela por si ainda não sabe e nem vivenciou.

         Por ocasião do dia de Pentecostes, o apóstolo Pedro fez uma pregação aproveitando-se do pensamento do povo de que todos os discípulos de Jesus estavam bêbados. Entre suas palavras, a frase: “...derramarei o meu Espírito sobre toda a carne;...” (At 2.17), mostra que Pedro disse isso pelo poder do Espírito Santo e não por si mesmo.
         Convido todos a se surpreenderem com um fato interessante. No capitulo 10, ou seja, algum tempo depois de ter surpreendido a todos com seu sermão, Pedro estava com dúvidas com respeito aos alimentos puros e impuros.
         Em Atos 2, observa-se um apóstolo Pedro com sua boca livre pelo poder do Espírito Santo, enquanto que em Atos 10, vemos um apóstolo Pedro preso a lei cerimonial da sua época.
         O que com a boca, pelo poder do Espírito Santo, o apóstolo Pedro havia confessado, “...derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; ...” (At 2.17), precisava pelo poder do Espírito Santo viver. Atos 10 mostra que aquilo que Deus em Jesus torna puro não é mais impuro.
         Um sermão é uma amostra viva do poder do Espírito Santo. Afinal, o Espírito Santo age no falar e no ouvir. Foi assim como o apóstolo Pedro em Atos 2 e Atos 10. O apóstolo Pedro foi surpreendido pelo poder do Espírito Santo em seu sermão no dia de pentecostes. Foi surpreendido no episódio de Atos 10. Foi também surpreendido pela pregação do apóstolo Paulo em Antioquia da Síria (Gl 2.11-21). 
         O sermão pode ser escrito por determinado pastor, mas, toda sua ação, pesquisar, escrever, publicar, proclamar, é uma ação inteira do Espírito Santo. O apóstolo Pedro em seu sermão proclamou o cumprimento da profecia anunciada pelo profeta Isaías e Joel, “...derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; ...” (Is 44.3; Jl 2.28). Após proclamar esse sermão, teve o privilégio de viver esse cumprimento levando o evangelho até os confins da terra (Atos 10).
         O verdadeiro professor de homilética e o verdadeiro pregador é o Espírito Santo.
         Inúmeras vezes, os pregadores dizem algo que não vivem, ou que ainda não aprenderam na prática. Mas, um verdadeiro sermão é falar o que o Espírito Santo diz e que está registrado na Bíblia, o livro de sua autoria. Livro em que para escrevê-lo usou homens. Em nenhum momento ressaltou qualidades humanas, mas, revelou as imperfeições humanas e aquele que as cura.
         O pregador não é enviado, não é chamado apenas para pregar o que entende através das pesquisas. Pregador não é uma profissão, é uma vocação, dada a poucos, assim como a vocação de mãe não é dada a todas as mulheres. Pregar é falar o que muitas vezes não se compreende.
         O dia de Pentecostes traz uma mensagem sublime. Deus derrama o seu Espírito sobre as pessoas através da pregação, por mais louca que a mesma pareça ser naquele momento.
         O poder da atuação do Espírito Santo é tão incrível que se for analisar o antigo testamento, o Espírito Santo é raramente mencionado. Aparece em especial na proclamação do profeta Isaías e Ezequiel. Assim, jugando pelo antigo testamento, muitos concluem que a “operação” do Espírito Santo é algo especial e não universal. Através dessas pouquíssimas ocorrências, pode-se dizer: o Espírito Santo age, mas não quer ser o centro. Na verdade, ele aponta para o centro
         O evento denominado Pentecostes é muito mais do que um simples dia dentro do calendário litúrgico eclesiástico. Pentecostes é a marca de que a obra do Espírito Santo é universal e voltada a todas as raças. Afinal, em Jerusalém, judeus, homens piedosos, romanos, gregos, etc, ouviram e ficaram perplexos com a mensagem do Espírito Santo. 
         Pentecoste marca o real autor, motivador e causador da missão, o Espírito Santo.
         A mensagem de Pentecoste anuncia que o Espírito Santo é o evangelho derramado para as pessoas.
         A mensagem de Pentecoste anuncia que todas as raças, classes sociais, recebem o Espírito Santo.
         O Espírito Santo não concede um dom apenas à um seleto grupo. O Espírito Santo concede o maior de todos os dons, a FÉ, a todos que são atingidos pelo poder da sua Palavra.
         Pentecostes marca o alvo do Espírito Santo: a salvação das pessoas! Amém!

Rev. Edson Ronaldo Tressmann

cristo_para_todos@hotmail.com

Um comentário:

  1. Muito bom e interessante essa reflexão..
    Gostei muito e aprendi sobre a pregação... Como já fiz culto de leitura, sei que falamos palavras que não esta escrito no roteiro/esboço da pregação... aprendo muito com os seus textos...

    ResponderExcluir

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...