segunda-feira, 23 de maio de 2016

Casa de Oração!

2º Domingo após pentecostes - 29/05/2016
Sl 96.1-9; 1Rs 8.22-24,27-29,41-43; Gl 1.1-12; Lc 7.1-10
Tema: Casa de oração!

         O texto de 1Rs 8 fala sobre a dedicação do templo construído por Salomão. Os versículos 41 a 43 relatam um trecho da oração feita pelo rei na ocasião da dedicação do templo. 
         A oração é um pedido para que qualquer pessoa ao orar tenha sua oração respondida por Deus. Salomão, o rei, pede à Deus que faça tudo o que uma pessoa lhe pedir, assim, muitos iriam conhecê-lo e temê-lo.
         Deus ao criar um povo exclusivo tinha esse como seu objetivo. Ou seja, Deus queria que o povo de Israel fosse luz para o mundo. Deus desejava e deseja salvar outras pessoas pelo testemunho do seu povo escolhido (Ex 19. 5-6; 1Pe 2.9; Ap 1.6; 5.10).
         A oração feita por Salomão mostra que o desejo de Deus estava impregnado entre o povo. Salomão pede em favor dos gentios. Pede para que os gentios tenham suas orações atendidas.        Atualmente quando se dedica um templo, o mais importante é comemorar, festejar. No entanto, esse pensamento moderno, na época era algo supérfluo. O mais importante em si não era a festa, mas o templo e a sua utilidade: Lugar de adoração, lugar de oração, casa de Deus.
Como está nosso local de adoração e oração? Qual cuidado temos pela casa de Deus, pela casa de oração? Como está a nossa adoração? Como está a nossa vida de oração?
Salomão ensina que em dias festivos o importante é orar. Orar para agradecer e principalmente pedir pelos bens espirituais. Ao pedir que Deus atendesse as orações dos gentios, (pessoas que não faziam e não fazem parte do povo de Deus) é pedir por bens espirituais. É pedir que Deus seja conhecido entre as pessoas.
Quando se ora: Pai nosso que estás no céus, santificado seja o teu nome, venha o teu reino, seja feita a tua vontade assim na terra como no céu... Pede-se por bens espirituais. Pede-se que Deus permita que o pastor pregue corretamente e que cada pessoa que ouve a pregação viva de acordo com a mesma. Pede-se que Deus dê o Espírito Santo para que todos possam crer. Pede-se que Deus impeça tudo aquilo que quer atrapalhar a pregação e vivência do evangelho.
Salomão ensina que a oração é importante e necessária. Martinho Lutero aconselha aos pastores, leigos, servas e aos jovens: oratio e meditatio, ... afinal, a oração, a meditação e a tentação fazem um teólogo.
A oração é a chave que envolve os pastores e as pessoas no evangelismo da paróquia. O apóstolo Paulo foi comissionado para o serviço da igreja em Antioquia com oração e jejum. Foi com oração e jejum que Paulo nomeou presbíteros em cada igreja para continuar a missão. O apóstolo Paulo constantemente pedia aos seus amigos que orassem por ele e pelo trabalho da propagação do evangelho. O apóstolo Paulo orava pelos seus colegas na missão. Tudo era feito através da oração.
A oração é um maravilhoso momento de comunhão com Deus. Enquanto se vive nesse mundo, cada pecador se encontra no estado natural de pecado e ira e assim, com muita facilidade foge de Deus. Devido a essa fuga de Deus, a vida de oração torna-se supérfluo. 
Certa vez num breve diálogo com uma mulher, constatei o seguinte. A mulher disse: - “Pastor, qual oração é mais poderosa? A do pastor ou a minha?
Ao que respondi: – Por que essa pergunta?
Sua resposta foi: - É que a sua oração é diferente da minha”.
Esse breve diálogo mostra o que muitas pessoas pensam. Há uma oração mais poderosa que a outra.
Há oração poderosa? Oração é oração!
Oração é falar com Deus. A oração não pode ser transformada em mérito humano. Expressões como: “ore com fé” fazem da oração algo que depende do tamanho da fé para que a mesma seja atendida. Oração não é feita por causa da muita fé, a oração é a transpiração da fé. Só ora quem tem fé. Bem disse Lutero: “A oração é um exercício especial da fé”; “...a oração é um ato raro que ninguém pratica senão os cristãos”.
... o que atualmente existe e persiste, tanto na esfera espiritual quanto na civil, naturalmente é preservado pela oração”.
Há pessoas que se julgam indignas para orar. Esse tipo de pessoa é explorada por líderes religiosos que se dizem detentores de orações poderosas. O slogan é conhecido: “dê-me o seu pedido de oração e as levarei ao monte Sinai”. Assim, inúmeros pregadores ajuntaram fortunas vendendo seu suposto poder de oração. Qualquer doação em dinheiro por uma oração. Pessoas cheias de dúvidas, como a mulher com quem conversei, se julga indigna e acaba doando na expectativa de que determinado pregador poderoso em oração irá levar sua oração a Deus e afará ser atendida.
Sinta-se alegre! Você não precisa de um intermediário de oração. Sem essa de “Rogai por nós junto a Jesus”. Você é agraciado por Deus em Jesus e pode falar diretamente com Ele em oração.
Por meio do Batismo e da Palavra de Deus, a fé verdadeira é operada na pessoa. Pela fé, pessoas são colocados na vida espiritual. Pela fé, há comunhão com Deus. Essa comunhão se apresenta pelo orar.
         Salomão pede em oração para que a casa de Deus seja uma casa de todos!
         O apóstolo João em sua primeira carta escreve: “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve” (1Jo 5.14). É da vontade de Deus que oremos. Ele prometeu ouvir e atender. Mas porque algumas orações são atendidas e outras não? A resposta encontramos no próprio Jesus Cristo que diz: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15.7). Deus atende o que for para o bem do orante, e aquilo que é agradável a Ele.
         Por isso, Jesus aconselha: permaneçam em mim. Ou seja, alimentem seu espírito na Palavra. A Palavra de Deus varre das nossas mentes todos os desejos egoístas. Na Palavra de Deus as nossas ideias cada vez mais são centradas em Cristo, na sua vontade.
         Deus pediu para que falássemos com Ele e prometeu nos ouvir. Jamais duvide que Deus lhe dará tudo o que você precisa e necessita, tanto para esta vida como para a eternidade. Lembre-se: somos seres mortais, pecadores, e inúmeras vezes o diabo nos tenta e nos faz duvidar das promessas de Deus. Por causa do Cristo vitorioso o pecador pode ter certeza de que Deus ouve as orações.
         Como está a tua vida de oração? Jesus incentiva cada cristão e cristã a orar fazendo um precioso convite: “Pedi, e dar-se-vos -á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos –á” (Mt 7.7); “Orai sem cessar” (1Ts 5.17).
         Ore com alegria! As promessas de Deus referentes a oração são maravilhosas. Amém!

Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...