segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Sem intimidação!

2º Domingo na Quaresma - 21/02/16
Sl 4; Jr 26.8-15; Fp 3.17-4.1; Lc 13.31-35
Tema: Sem intimidação!

         O que lhe intimida? Quando você se sente intimidado, qual é a sua reação?
         Muitos salmos foram compostos por Davi, a exemplo do Sl 4. O Sl 3 e o 4 são idênticos. Ambos abordam a mesma temática: Confiança em Deus. Esses salmos mostram uma profunda confiança em Deus.
         Entre seus inimigos, Davi teve que fugir de seu próprio filho Absalão (2Sm 15.13ss). Na fuga Davi aparece como um homem humilhado, mas, totalmente submisso a vontade de Deus (2Sm 16.10-12).
         Mesmo que humilhado, Davi confessa sua confiança em Deus dizendo: “em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro” (Sl 4.8).
         Davi é uma testemunha fiel de Deus, independentemente da situação. Além de sempre ter ouvido a respeito dos atos poderosos de Deus para com seu povo através de seu pai Jessé, Davi experimentou os atos poderosos de Deus na sua própria vida. Ele foi escolhido para ser rei ainda jovem. Foi vitorioso em muitas batalhas contra os inimigos do povo de Deus. Para Davi não havia nada que o fizesse esconder sua confiança em Deus. Davi é uma testemunha de Deus em meio a intimidação.
         O profeta Jeremias (Jr 26) ao anunciar no pátio do templo “... o que Deus ordenou”, e ter sido ridicularizado pelos sacerdotes e pelos falsos profetas, não se intimidou. A ridicularizarão e a opressão não intimidaram o profeta Jeremias.  
         Os fariseus tentaram intimidar Jesus através de uma ameaça de morte por parte de Herodes (Lc 13.31). Jesus não se deixou intimidar. Anunciou os atos poderosos de Deus que já haviam sido anunciados através dos profetas.
         O apóstolo Paulo escreve aos cristãos da cidade de Filipos e comunica que muitos eram “os inimigos da cruz de Cristo”. Esses inimigos da cruz de Cristo estavam intimidando os cristãos daquela cidade. A intimidação estava paralisando muitos cristãos no seu testemunho e na confiança em Cristo Jesus somente.
         O que lhe intimida? Perseguição? opressão ou ridicularização? uma ameaça de morte? uma doutrina errônea? 
         Ao se sentir intimidado pela perseguição, opressão, ridicularização, ameaça de morte, doutrina errônea, qual é a sua reação?
        
         - não continuar falando da parte de Deus;
         - não viver a alegria no Senhor;
         - deixar de testemunhar sobre os atos poderosos de Deus;

         Deixar de falar e testemunhar sobre os atos poderosos de Deus diante de qualquer espécie de intimidação, é deixar crescer a raiz do mal. E o mal, assim como uma raiz de bambu vai se formando abaixo da superfície e quando menos se espera, surge verdejante em outro lugar e leva a sérios prejuízos.
         Viver e anunciar o que o Senhor tem feito!
         O que lhe intimida? Quando você se sente intimidado, qual é a sua reação?
         Coragem para testemunhar! O cristianismo carece de testemunhas pessoais do amor de Cristo. Coloca-se essa carga no pastor, ele é pago pra isso. Mas, será que para testemunhar o amor de Cristo é preciso pagamento? Não. Dizem que o pastor recebe para testemunhar. O testemunho nasce da experiência pessoal com Deus não do salário. Pastor recebe seu salário, afinal, diz a Palavra de Deus: “aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho;” (1Co 9.9). Por causa desse salário, muitos acusam pastores de serem ladrões, ganhadores de dinheiro fácil, etc.
         Muitos são os fatores que intimidam! Para não ser paralisado diante da intimidação é necessário viver dos atos poderosos de Deus.
         Viver dos atos poderosos de Deus é reconhecer que Deus em seu amor e misericórdia enviou seu Filho para nos redimir. A certeza do perdão nos capacita a abrir a boca, falar a respeito da maravilhosa experiência da vida com Deus. Só fala de algo bom quem experimentou esse algo bom.
         Mas, pastor, desde quando me conheço por gente, tenho passado por perrengues. Como posso falar dos atos poderosos de Deus? Davi, havia sido escolhido por Deus, mas nem por isso, deixou de passar privações. O mesmo se deu com Jeremias. Lembre-se de Jesus que no Jardim do Getsêmani, próximo do momento da sua paixão e morte, orou: “Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua” (Lc 22.42). O sacrifício de Jesus, aquele permitido por Deus, afinal, Deus não afastou o cálice de Jesus, deu a nós pecadores, a maior de todas as bênçãos: a salvação eterna.
         O apóstolo Paulo também pediu a Deus que retirasse dele um espinho na carne, e a resposta de Deus foi não. Porque? Não é falta de amor de Deus, pelo contrário, Deus disse não, justamente para que Paulo não ficasse orgulhoso de si mesmo.
         Há tantos cristãos que testemunham que Deus lhes concede isso, aquilo, devido a sua religiosidade e de repente, quando Deus diz não, esses mesmos cristãos se sentem intimidados e não testemunham mais. A religiosidade dos mesmos é só para lhes encher de orgulho pessoal.
         No passado, muitas pessoas ouviram não de Deus. Muitos outros foram intimidados a não testemunhar, mas, em todas as situações Deus atuava para enviar seu Filho Jesus e na certeza do amor e da misericórdia de Deus, não se intimide, continue a testemunhar como Davi, Jeremias, Paulo e Jesus. Amém!



Pr. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...