segunda-feira, 20 de julho de 2015

Preservação para Salvação!

26 de julho de 2015
9º Domingo após Pentecostes
Salmo 136. 1-9; Gênesis 9.8-17; Efésios 3.14-21; Marcos 6.45-56
Tema: Preservação para salvação!

         O relato de Gênesis 9.8-17 traz uma belíssima mensagem: Deus trabalha na realização do seu maior plano: salvar a humanidade!
         O que chama atenção nesse episódio (Gn 9.8-17) é que após ter vivenciado todo poder de Deus e seu objetivo em preservar a raça humana para salvação de todos, Noé ouve da boca do próprio Deus: “estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência” (Gn 9.9, 11,12,13,17). Essa mesma mensagem é repetida por cinco vezes.  
          Deus é enfático quanto a sua promessa!

         Após inúmeras atrocidades por parte do povo, a ponto de ter “causado tristeza em Deus ter feito o homem” (Gn 6.6), a aliança é estabelecida, e Deus irá preservar o ser humano para salvar o ser humano. E o dia da salvação chegou, como escreveu o apóstolo Paulo: “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob alei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” (Gl 4.4-5).
         Desde a queda em pecado o ser humano foi buscado por Deus. Deus conhecia a situação desastrosa que o pecado havia causado na relação, Deus e Homem. Desde aquele dia fatídico, Deus trabalha na realização do seu maior plano: salvar a humanidade!  
         Deus não dá apenas a promessa da preservação para salvação da humanidade. Ele oferece um sinal que comprova essa preservação. Deus diz: “...porei nas nuvens o meu arco; será por sinal da aliança entre mim e a terra” (Gn 9.13).
         Qual é a emoção ao ver um arco íris? Se há uma coisa que criança gosta, é ver arco íris. Há aqueles que esguicham água para o alto num dia ensolarado e o reflexo apresentam as cores que supostamente é um arco íris.
         As cores do arco íris que é um símbolo de Deus para lembrar constantemente a humanidade a respeito da sua promessa, da preservação da raça humana para salvação de toda a raça humana, afinal, Deus “...deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1Tm2.4).
         Um símbolo divino, criado por Deus, para lembrar a respeito do desejo de Deus em salvar a todos, é inequivocamente usado por minorias como símbolo de luta. A primeira vez em que as cores do arco íris representaram a luta de uma minoria foi o movimento pacifista na década de 60 na Itália. Desde 1978, a bandeira com as cores do arco íris é utilizada em manifestações LGBT como símbolo de uma luta de uma minoria.
         Sem entrar no mérito da questão, destaco um fato. O arco íris marca uma aliança de Deus para com o ser humano: “...não será mais destruída toda a carne por águas do dilúvio, nem mais haverá dilúvio para destruir a terra” (Gn 9.10). Por qual motivo? Deus disse: “Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz” (Gn 8.21). 
         É extraordinário notar que Deus obriga a si próprio em virtude de uma promessa solene. Deus não impõe nenhuma obrigação a Noé.
         A emoção ao ver um arco íris está na lembrança da promessa de Deus. A promessa da preservação da raça humana para a salvação de todos. E em Jesus, Deus oferece e dá a salvação a todos, inclusive àqueles que se dizem ser minoria. 
         Deus se preocupa com todos, inclusive com a minoria. Jesus destacou que “é necessário que primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações” (Mc 13.10), antes que viesse para julgar os vivos e os mortos.
         Bem! Se é necessário que o evangelho seja pregado em todas as nações antes que Jesus volte, sua volta deve estar próxima, afinal, em meio a toda tecnologia, o evangelho já deve ter chegado aos quatro cantos do mundo.
         Deus disse a Noé: “Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência,” (Gn 9.9). Deus preserva a humanidade para salvar a mesma.
          Somos parte da população mundial que está em cerca de 6,1 bilhão de pessoas. Essa multidão fala 7.148 línguas. Uma verdadeira torre de Babel. 

      A Bíblia completa foi traduzida para apenas 366 línguas (cerca de 5,4%). O Novo Testamento foi traduzido para 1.012 línguas (cerca de 15%). Pelo menos um livro da Bíblia foi traduzido para 883 línguas (cerca de 13%). Esses números mostram que apenas 2.261 línguas tem pelo menos uma porção das Escrituras Sagradas (cerca de 33,6%). Diante disso é preciso ressaltar que ainda há no mundo uma enorme população que não foi alcançada com a mensagem do evangelho através das Escrituras Sagradas.
         Deus preserva o seu símbolo, o arco íris, não para mostrar os interesses de uma minoria, mas mostrar que ao preservar a igreja cristã, seu desejo é alcançar as pessoas que ainda não foram alcançadas com o evangelho. O desejo de Deus é a salvação.
         A palavra aliança aparece ao longo das Escrituras Sagradas cerca de quatrocentas vezes. Em Gn 9.8-17, essa palavra aparece sete vezes. Deus é enfático ao lembrar que a sua aliança visa preservar a raça humana para salvá-la. Por isso: “Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre” (Sl 136.1).

M.S.T. Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...