segunda-feira, 29 de junho de 2015

Chamados, enviados e animados por amor!

05 de julho de 2015
6º Domingo após Pentecostes
Salmo 123; Ezequiel 2.1-5; 2Coríntios 12.1-10; Marcos 6.1-13
Tema: Chamados, enviados e animados por amor!

         O relato do chamado do profeta Ezequiel traz uma preciosa lição para nossos dias. E antes de aprendê-las, é necessário lembrar que esse período (593-571 a.C.) foi terrível e extremamente difícil para o povo de Deus.
         Tanto a cidade de Judá bem como a de Jerusalém havia sido destruída. O templo foi incendiado e milhares do povo de Deus foram exilados para a Babilônia (2Rs 25.1-21).
         O ditado popular “nada é tão rim quanto parece” se aplica bem a situação do povo de Deus nesse período da história. Afinal, mesmo diante de toda essa calamidade, o maior risco que o povo de Deus corria era perder a sua identidade como povo de Deus, herdeiros de uma promessa.
         Mesmo que exilados, na Babilônia, o povo de Deus desfrutava de uma relativa liberdade que lhes permitia formar família, trabalhar, negociar, criar riqueza e, inclusive, alcançar cargos importantes. Um exemplo é o profeta Daniel.
         O profeta Ezequiel havia sido chamado e enviado por Deus para manter vivo entre os judeus exilados o desejo pelo retorno a terra santa, a cidade de Deus. Afinal, o povo de Deus poderia facilmente ser seduzido pelos atrativos da Babilônia, que era o mais brilhante centro político e cultural de todo o Oriente Médio (Sl 137).
         Por ser de família sacerdotal, enquanto se preparava para ser sacerdote, Ezequiel foi levado prisioneiro à Babilônia (Ez 1.1). Recebeu seu chamado na Babilônia e foi o primeiro profeta a atuar fora das terras de Israel. Sua missão não foi fácil, pois, não era comum um profeta de Deus fora da terra santa. Ezequiel foi o profeta dos exilados. O profeta dos que estavam fora da terra santa, ou seja, daqueles que conforme pensamento da época, estavam sem Deus. E para esse povo a mensagem que o profeta havia sido chamado e enviado para proclamar era quanto a futura restauração de Israel. Com essa mensagem, o povo era convidado a não se contaminar e nem se vislumbrar com a bela Babilônia.
         Ezequiel foi chamado através de visões reveladas por Deus. Essas visões apresentaram a mensagem a ser proclamada. As visões tem um único objetivo. De maneira nenhuma as visões visam vangloriar a pessoa que as recebeu. As visões prestam serviço a Deus (Ez 2; 2Co 12). Por isso, o apóstolo Paulo não se gaba de suas visões (2Co 12.1,7).
         Humanamente falando, Ezequiel estava se preparando para servir no Templo, na terra santa, mas, Deus em sua graça e misericórdia, o chama e o envia para servi-lo fora do Templo e fora da terra santa.
         Esse chamado e envio do profeta Ezequiel traz lições necessárias e urgentes para a igreja do século XXI.
         Primeira lição:
         1 – “Filho do homem
         Foi assim que Deus chamou Ezequiel. O que isso significa? Significa que o ser humano é criatura de Deus. Essa expressão aparece 87 vezes em todo o livro do profeta Ezequiel. Nessas ocorrências, a expressão “filho do homem” significa que tanto o profeta como cada qual de nós é de natureza pecaminosa. Assim, está se sujeito aos mais variados pecados e as muitas quedas diante das tentações.
         Ao dizer “filho do homem” Deus lembra ao profeta e o povo que está exilado o perigo da sujeição à fascinação da Babilônia. O exilio não estava acontecendo por falta de Deus, mas por causa das inúmeras fascinações as quais seus pais se deixaram fascinar. O exilio não era o ponto final da história do povo de Deus, era apenas uma virgula necessária para continuação da escrita da história da salvação.

O exilio não era o ponto final, era apenas uma virgula necessária para continuação da escrita da história da salvação.

         Segunda lição:
         2 – “põe-te em pé
         Se põe de pé após determinado tempo sentado aquele que deseja caminhar.
         Justamente essa é a mensagem de Deus ao seu povo. Deus quer que seu povo deixe a situação cômoda da Babilônia. Deus não quer que seu povo se perca, nem perca a sua identidade como filhos da promessa.
         Para que esse povo se colocasse de pé e caminhasse o profeta Ezequiel estava sendo chamado e enviado. A missão não seria fácil, pois, Deus diz que “os filhos são de duro semblante e obstinados de coração; ...” (Ez 2.4).
         Toda a dureza e obstinação levaram muitos da época do profeta Ezequiel e ainda levam milhares no dia de hoje a não deixarem a zona de conforto. É melhor continuar ofuscado pelas coisas desse mundo.
         Profetas continuam sendo chamados e enviados para proclamar: “Põe-te em pé”. Não se deixe contaminar com a fascinação desse mundo e com as coisas terrenas. Como disse Jesus: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, ...” (Mt 6.19-20).
         Terceira lição:
         3 – “o Espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé,...
         Como não se deixar fascinar pelas coisas desse mundo? Como voltar para a terra santa, se quero permanecer nos encantos da Babilônia?
         A disposição em não se fascinar com as coisas desse mundo não é fruto da vontade humana. Essa disposição vem do Espírito Santo, “andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne” (Gl 5.16).
         A palavra “Espírito” foi usada exaustivamente pelo profeta Ezequiel. “Espírito” pode ser traduzido, conforme o contexto, por “sopro vital, força, poder”. O Espírito é o sopro vital, a força e o poder que dá vida, que levanta e faz agir e não se contaminar com as fascinações das Babilônias.

         Três preciosas lições: 1º – Filho do homem”, ou seja, criaturas que após a queda em pecado se tornou fraca e sujeita as tentações desse mundo; 2º – Põe-te em pé”, isso quer dizer, cuidar com as fascinações da Babilônia. O comodismo impede de caminhar. 3º – O Espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé...” mostra que sozinhos não conseguimos vencer as tentações das fascinações desse mundo. Somos tentados a esquecer da nossa pátria que está no céu e ficarmos presos ao que é desse mundo. Só o Espírito, pelos meios da graça, batismo, pregação e santa ceia nos mantém em pé e no caminho do Senhor.

         Por amor e misericórdia aos seus filhos exilados nesse mundo corrompido pelo pecado, Deus continua chamando e enviando os profetas Ezequiéis para que ensinem essas preciosas lições.
         O chamado e envio do profeta Ezequiel visa também animar aos profetas Ezequiéis em pleno século XXI para que não desanimem em meio as dificuldades e responsabilidades diante de um povo que está sendo tentado a se acomodar e influenciar pelas fascinações desse mundo.
         A exemplo do povo da época do profeta Ezequiel, os profetas Ezequiéis são chamados e enviados para comunicar o amor de Deus a pessoas que se afastaram desse amor e de Deus. Afinal, por mais que as pessoas abandonem a Deus, Deus nunca esquece suas criaturas. Deus conhece a fraqueza e fragilidade de seus filhos, por isso, enviou seu Filho Jesus, para que todo aquele que nele crê não pereça eternamente, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16).
         Os profetas Ezequiéis são chamados, enviados e motivados na sua missão de falar a um povo que não acolherá a mensagem salvadora. No entanto, a missão é apenas falar. A responsabilidade é apenas falar. O ouvir ou deixar de ouvir não é responsabilidade do profeta. O êxito não está nas mãos do profeta, “...o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento” (1Co 3.6-7).
         Desejo terminar a mensagem de hoje com um Poema de Olmiro Ribeiro Junior: Profeta Moderno

Um profeta moderno, entristecido com a maldade e a perversão da humanidade, pede demissão a Deus. Ele não quer mais falar sobre o seu Senhor às pessoas. Consequentemente, Deus interroga o profeta sobre as razões que redundaram em tal convicção. O profeta indignado responde:
- Senhor, como vou falar de um Deus que age como um pai e uma mãe, que cuida e protege, enquanto existe tanta fome, violência e morte? As pessoas matam por matar, criminosos atormentam e executam as suas indefesas vítimas friamente. A polícia pouco protege, e quando o faz, assassina os delinquentes para puni-los. As pessoas brigam, se ofendem, fazem inimizades por motivos banais. Pouca gente protege e respeita a vida que tu nos deste.
- Senhor, como eu vou falar do teu amor, enquanto o sexo, a prostituição, a promiscuidade e o egoísmo são mais importantes do que teu amor? Como falar de amor a uma família que perde sua única filha atropelada por uma pessoa embriagada, à mão que vê seu filho morto por overdose?
- Senhor, como eu posso falar da misericórdia e perdão se os países ricos oprimem, lançam bombas, devastam com guerras países mais fracos para explorá-los e empobrecê-los ainda mais? Como falar de justiça e misericórdia para uma mulher que viu seu marido ser preso por ter roubado comida para alimentar seus filhos famintos, enquanto políticos, empresários e parte da elite enriquecem desviando verbas, sonegando impostos, praticando o estelionato, e tudo fica por isso mesmo? Como posso acreditar na justiça se ela pune a pobreza, a cor da pele e não o delito?
Pacientemente, Deus escuta o profeta moderno e responde-lhe com olhos cheios de lágrimas:
- Meu querido filho, isso não é motivo para desistir. Justamente por causa de tudo isso, eu necessito comunicar meu amor às pessoas, para que meu amor, a minha misericórdia, transforme a vida dessas pessoas. Meu desejo é que elas ouçam e recebam meu amor, e assim sejam libertadas do egoísmo e da indiferença.
- Não desista meu filho! Muitas pessoas não entendem e nem querem entender meu amor. Eu nunca desisti e nem desistirei da minha criatura. Por isso, eu chamo, envio e animo meus profetas, para que eles não desistam e continuem a propagar meu amor.

M.S.T. Rev. Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com
https://www.facebook.com/pages/Palestra-Na-Companhia-do-sucesso/1555786291310007

2 comentários:

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...