domingo, 31 de maio de 2015

Deus mostra como viver após a queda em pecado

07 de junho de 2015
2º Domingos após Pentecostes
Sl 130; Gn 3.8-15; 2Co 4.13-5.1; Mc 3. 20-35
Tema: Deus mostra como viver após a queda em pecado

         A promessa de Deus no jardim no Éden destacada em Gn 3.15 é: “Ele ferirá a cabeça da serpente”. Essa promessa significa nada mais, nada menos, de que o reino do diabo será destruído. Esse primeiro evangelho (Gênesis 3.15) foi anunciado no paraíso para o homem que estava começando a viver uma nova situação, a situação do pecado, da separação de Deus. Essa promessa foi a fonte de consolo dos crentes em todo o Antigo Testamento.
         Mesmo diante do homem caído em pecado e afastado da comunhão com Deus, a promessa foi de resgate e não de um salvador que lhes diria o que fazer e deixar de fazer.
         A promessa de Deus é clara: “Ele ferirá a cabeça da serpente”, isso significa que não há mais nada a ser feito para se alcançar a salvação, tudo foi realizado por Cristo, que do alto da cruz exclamou: “Está Consumado!”. Por isso, as Escrituras afirmam: “Creia”, ou seja, “Declare seu o que Cristo adquiriu para você”. Como disse o apóstolo Paulo: “Pois sabemos que Deus, que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos ressuscitará com ele e nos levará, junto com vocês, até a presença dele” (2Co 4.14).
         Quando um pecador recebe o perdão de Deus em Jesus, o diabo, de todas as maneiras busca atormentar o pecador perdoado culpando-o e colocando sobre ele o fardo da culpa e atingindo a sua consciência. Em muitas situações do dia-a-dia as pessoas nos apresentam pessoas sem vícios, cheias de boas ações, e assim, descrevem as mesmas como melhores cristãos do que aqueles que simplesmente se arrependem e recebem o perdão.
         Apesar de termos sentimentos amargos, somos aceitos por Deus em Cristo Jesus. Há verdadeiros cristãos que não conseguem se controlar e ficam irritados com facilidade. Outros tantos não controlam seu temperamento, e há também aqueles com dificuldade para perdoar. Só que, justamente são muitos desses irritadinhos, destemperados e os que não conseguem perdoar, muitas vezes, verdadeiramente dobram seus joelhos e suplicam dia após dia pelo perdão e forças para vencerem esses seus defeitos.
         O texto bíblico (Gn 1 a 3) mostra que Deus e o homem tinham uma relação de intimidade no paraíso. Deus caminhava no jardim e comunicava-se com o homem. Conversavam sobre o dia, sobre os eventos, etc. No entanto, a relação entre Deus e o homem foi abalada pela queda em pecado. A principal consequência da queda em pecado é a perda da comunhão com Deus. Por isso, Deus perguntou à Adão: Qual é a tua situação longe de mim? Essa pergunta continua sendo feita para cada um de nós: qual é a nossa situação longe de Deus?
         A resposta é simples e conhecida por todos: PERDIDOS!
         A perguntou: qual é a nossa situação longe de Deus? Mostra um detalhe muitas vezes esquecido por muitos. A pergunta, revela o desejo de Deus em ter o homem na sua comunhão. Deus não quer o homem longe dEle. Deus ama o homem.
         Deus sabe a terrível consequência do pecado, sendo essa a impossibilidade do homem voltar a comunhão com Deus. No Jardim do Éden, antes do homem conhecer as consequências da queda em pecado, as quais conhecemos muito bem, Deus fez a promessa: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3.15).
         Quando se fala sobre a queda em pecado (Gn 3), olha-se muito para as terríveis consequências do pecado, tais como, a dor, a violência, a morte, etc. No entanto, antes de anunciar as terríveis consequências do pecado, é necessário observar que Deus fez a promessa a respeito do salvador. O pecador não pode viver se lamentando das consequências do pecado, o pecador é convidado a louvar a Deus e viver na certeza da promessa de Deus e da sua salvação em Jesus.
         Quando diante da situação desesperadora do homem em não conseguir responder sobre a sua terrível situação longe da comunhão de Deus, Deus, através da promessa: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3.15) revela seu real interesse pelo ser humano. A promessa de Deus revela que não há desejo em condenar ou castigar com as duras consequências da queda em pecado, mas revela seu conforto e toda a iniciativa de Deus em ter o homem em sua comunhão novamente. Após a queda em pecado, Deus ensina que é preciso viver certo, consolado e confortado na promessa. Amém!

M.S.T. Rev. Edson Ronaldo Tressmann

cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...