segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Agradando a Deus

08/02/15
5º Domingo após Epifania
Sl 147.1-11; Is 40.21-31; 1Co 9.16-27; Mc 1.29-39
Tema: Agradando a Deus


         Qual é o tipo de pessoa que lhe agrada? Humildes? Inteligentes? Disciplinadas? Etc?
         Humanamente falando as pessoas se agradam das mais variadas qualidades. E Deus, de quem Deus se agrada? Conforme o salmista “Deus se agrada das pessoas que o temem e põem a sua esperança no seu amor” (Sl 147.11).   
         O grave problema é que as pessoas querem se tornar agradáveis a Deus através de suas ações, de suas qualidades. Há muita pregação que conduz a pessoa a esse entendimento. Geralmente em velório, principalmente de alguém que era agradável aos nossos olhos é comum se ouvir o pronunciamento: “essa pessoa merece o céu”, “fez por merecer”, “era uma pessoa boa”. Nós a julgamos por aquilo que julgamos merecer o céu ou aquilo que a condena ao inferno.  
         Esperar em Deus é um dos temas principais no antigo testamento. O povo de Deus, que era rebelde, em inúmeras situações, ao invés de confiar em Deus, fez aliança com outros países pensando que o poderoso exército os salvaria. Profetas enviados da parte de Deus advertiram quanto a essa postura rebelde do povo.
         Um dos profetas que muito falou contra as alianças do povo de Deus com outros países por causa de seus exércitos que convidou o povo a confiar somente em Deus foi o profeta Isaías. O convite do profeta não era pelo medo, mas pelo amor de Deus: “mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam” (Is 40.31).
         O salmista no Salmo 147 celebra a grandeza e a bondade de Deus. Deus cuida dos tristes, daqueles que se sentem desprezados, insignificantes e esquecidos. Deus se agrada dos que esperam somente nele. O amor de Deus é singular e incompreensível (Rm 5.8; Jo 3.16).
         O salmo 147 pode ser dividido em três partes, no entanto, darei destaque apenas às duas primeiras partes. Os vv.1-6 o salmista exalta a Deus por edificar Sião e abençoar os que choram pela cidade; os vv. 7 – 11 o salmista ressalta que Deus age em favor dos humildes.
         Tanto o salmista como o povo declara que sua esperança está na certeza do amor de Deus. O amor de Deus é manifestado naquilo que impressiona o próprio Deus, ou seja, “nos que o temem e põem a sua esperança no seu amor”.
         Esperar em Deus continua sendo um dos temas principais nesses tempos pós novo testamento. O avanço da tecnologia e da ciência conduz o ser humano a voltar-se mais para ele e esquecer-se daquele que é o socorro nas horas mais difíceis.
         Deus sempre trabalhou para salvar seu povo e desse povo salvar todos os povos enviando seu único Filho (Gn 3.15; Gl 4.4). Essa salvação é dada e oferecida pela fé recebida pelo Batismo e pela Pregação da Palavra de Deus.
          Espere em Deus, pois Ele é o Senhor. Espere em Deus, pois diferentemente de você, Ele se agrada dos que o temem e põem a sua esperança no seu amor. “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11.6). A única coisa que me torna desprezível a Deus é a falta de fé, a rejeição em crer na obra salvadora de Jesus, “...tudo o que não provém da fé é pecado” (Rm 11.23). Do contrário, não importa como estou e sou - Deus em Jesus me perdoa e me aceita, “Deus se agrada das pessoas que o temem e põem a sua esperança no seu amor” (Sl 147.11). Amém!

Pr M.S.T. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...