segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A provação para um homem feliz!

22/02/15
Sl 25.1-10; Gn 22.1-18; Tg 1.12-18; Mc 1.9-15
Tema: A provação para um homem feliz!

A carta do apostolo Tiago não visa doutrinar sobre questões teológicas, na verdade, essa carta é uma exortação a prática da palavra da fé. Tiago enfatiza os diversos aspectos sobre os quais a conduta cristã deve ser baseada e nos quais deve se estar focado. Em resumo, a carta do apostolo Tiago é uma instrução ética da fé pessoal. Nessa perspectiva, quando Tiago fala sobre resistir às provações com paciência, Tg 1.12-15, o faz recordando todo o ensino de Jesus.
A última ocasião em que meditamos nessa série de textos foi 26/02/2012. Naquela oportunidade meditamos sobre o texto de Gn 22.1-18, cujo tema foi: Reagindo diante da provação e da tentação. A lição aprendida por Abraão e transmitida a nós é de que a reação ante a tentação e provação é de confiança na promessa de Deus e a total dependência de Deus que cumpre todas as suas promessas. (Relembre a mensagem exposta nesse blog)
Na epístola de Tiago, em comum acordo, pode-se meditar no mesma tema: tentação e provação.
O apostolo Tiago inicia sua exposição sobre o assunto com uma “bem-aventurança” dirigida aos que suportam a provação. Tiago diz que o cristão que suporta a provação é alguém digno de admiração e terá como recompensa a coroa da vida.
O apostolo Tiago em seu escrito ético da fé pessoal não visa ressaltar sua fé pessoal, mas, mostrar que aquele que está na fé em Jesus encara as provações sabendo que as mesmas trazem um enorme benefício.
Em nosso orar diário clamamos: “Não nos deixeis cair em tentação”. Por si, essas palavras mostram que a tentação se faz presente na vida do cristão. Esse clamor só pode ser dirigido a Deus, pois conforme o apostolo Tiago: “porque Deus não pode ser tentado”. Sua santidade torna impossível que a tentação o atinja. Somente Deus é quem pode impedir que caiamos na tentação. Deus não induz ninguém a fazer o mal. Aliás, previne a queda. Foi assim com Adão e Eva, mas o despertar para algo, a cobiça fez com que caíssem em pecado.
   O apostolo Tiago ressalta que “feliz é o homem que suporta com perseverança, a provação;...” Há um hino gospel cuja letra diz: “Toda vez que a minha fé é provada. Deus me dá a chance de crescer um pouco mais...” A provação pode ser tida como algo que beneficia o crescimento e o fortalecimento da fé.  
Na vivência diária, onde surge as mais variadas tentações, a pergunta é: de onde vem a tentação? Por que não consigo me livrar da mesma?  O apostolo Tiago no texto em questão (Tg 1.12-18) diz que a tentação é causada pela própria cobiça. Ao falar em cobiça me chama atenção o fato de termos dois mandamentos, isso é 20% dos mandamentos, que alertam sobre a cobiça. Conseguimos ver os assassinos, os ladrões, os desrespeitadores, os adúlteros. Ouvimos os que caluniam, difamam, mentem, blasfemam. Mas, pouco sabemos quem são os que cobiçam.
A cobiça é silenciosa e só se revela em alto e bom som quando realiza o desejo do seu ato. Quando isso acontece enormes estragos são causados. Vemos os assassinos, os adúlteros, os ladrões e nem damos conta de que todo esse estrago foi causado por causa da cobiça que aos poucos foi crescendo como uma arvorezinha que, ao tomar forma não pode mais ser cortada e causou grandes estragos.
As pessoas estão sendo traídas pela cobiça. Essa cobiça não é adquirida por si só, é algo com o qual todos nós nascemos. Desde a queda em pecado, cada ser humano nasceu e nasce inclinado para o mal e por natureza não há o verdadeiro serviço a Deus e a verdadeira fé em Deus. Mas Deus em seu amor e graça providenciou o Batismo, o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo. No entanto, mesmo como cristãos, seguidores assíduos de uma igreja, participante, ofertante, estamos sujeitos a cobiça. Lembre-se: Deus é a causa da conversão, mas não converte os homens de modo imediato. Hoje um pilantra, um assassino, um ladrão, amanhã, ao abrir os olhos, um cristão devoto e consagrado.
O Espírito Santo através dos meios graças, Batismo, Pregação e Santa Ceia, vai operando a conversão. O Evangelho expresso nas páginas da Sagrada Escritura é o objeto da fé convertedora, é o meio da conversão. Só há conversão pelo puro Evangelho, “Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, ...” (Tg 1.18).
Bem aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação...” – você jamais conseguirá sozinho ser esse homem feliz. Você precisa de Deus. Você precisa dos meios que Deus coloca a sua disposição: Batismo, Pregação, Santa Ceia.
O poder da Palavra de Deus é incrível. Onde a Palavra de Deus é considerada, ouvida e praticada, jamais há falta de fruto. A Palavra de Deus sempre desperta nova compreensão, prazer na devoção, coração e pensamentos puros.     
Diante de tudo isso: “Não vos enganeis,...”. Se você cair, o único culpado é você mesmo. Não adianta se justificar dizendo: “Deus quis assim”, “Deus permitiu”. Ouça bem – quando somos tentados Deus visa fortalecer nossa fé. Nessa mesma tentação, o Diabo visa nos destruir e nos afastar de Deus.  
Deus não quer o nosso mal, nem a destruição do pecador. Por isso, “Toda a dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das Luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1.17). O apostolo Tiago usa os sinônimos “Dádiva e dom” para mostrar que o amor de Deus é doador e oferecido gratuitamente pelo seus meios da graça. Use-os, são para você, para sua família e para sua felicidade, afinal, “feliz o homem que suporta, com perseverança, a provação ...

Pr M.S.T. Edson Ronaldo Tressmann

cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...