terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Da-me do teu poder!

15/02/15
Transfiguração do Senhor
Sl 50.1-6; 2Rs 2.1-12; 2Co 3.12-13; 4.1-6; Mc 9.2-9
Tema: Dá-me do teu poder!

        Há muita crítica sob os viciados, sejam alcoólatras, drogados, etc. No entanto, há algo que tem viciado as pessoas e as mesmas nem tem se dado conta. O ser humano está viciado pelo poder. Assim como nem todas as pessoas são viciadas em drogas, bebidas, jogos, etc, nem todos, mas uma grande porcentagem da população está embriagada, está viciada pelo poder.   
        Para terem poder as pessoas fazem qualquer coisa. Na política, há os corruptores e os que se tornam corruptos. Na igreja há os falsos mestres e supostos milagreiros. Na sociedade há empresas que corrompem, fazem uso de sua influência, usam informações privilegiadas. Em cada setor, em cada situação, pode-se observar a busca pelo poder.
        O texto de 2Rs 2.1-12 é em si um texto impressionante. Ele narra a transição do ministério de Elias ao de Eliseu. Os estudiosos dizem que não se trata apenas da transição do profeta Elias para Eliseu, mas a transição dentro do próprio profetismo.
        Elias não estava vinculado a nenhuma escola profética. Atuou no reino do Norte (874-852 a.c.), por 22 anos. Elias, mesmo num cenário politicamente concebido, defendia destemidamente que a única autoridade era Deus. Eliseu era profeta, mas estava vinculado a uma escola profética estabelecida em Gilgal e Betel, ambos lugares mencionados no texto. A conversa entre os profetas, não era uma conversa entre desconhecidos. Conforme 1Sm 19.23, esses profetas compartilhavam a mesma habitação. Haviam aqueles que entravam em êxtase (1Sm 19.20-24).
        Elias por ser um profeta solitário, desejava partir sozinho, mas Eliseu não deixou. Havia um porquê em Eliseu não querer deixar Elias ir sozinho para ser levado por Deus num redemoinho de fogo. Esse desejo foi revelado mediante a proposta feita por Elias: “Diga o que você quer que eu faça por você antes que eu seja levado embora” (2Rs 2.9). Essa proposta fez com que Eliseu revelasse seu desejo: “Quero receber duas vezes mais poder do que você tem” (2Rs 2.9). É importante destacar que esse pedido não era ambição por parte de Eliseu.
        Querer obter poder em alguns casos não deve ser levado pelo simples fato de ser errado, ou pecado. Esse é o caso do profeta Eliseu. Ao fazer esse pedido, é imprescindível que seja analisado no contexto da lei hebraica. De acordo com a lei hebraica, o filho mais velho tinha direito a uma porção dupla da herança de seu pai (Dt 21.17). O pedido de Eliseu não revela obter poder para ser mais que os outros profetas, revela o desejo de continuação do trabalho de Elias.
        Eliseu reconhecia que o profeta Elias era um grande defensor de Israel levando em conta a sua confiança em Deus e não no aparato militar e político da época.
        O pedido de Eliseu: “Quero receber como herança duas vezes mais poder do que você tem” (2Rs 2.9), num primeiro momento pode parecer estranho aos nossos ouvidos. Muitas vezes esse pedido parece que Elias não teve problemas em seu ministério profético e assim, Eliseu queria do seu poder.
        Quero receber como herança duas vezes mais poder do que você tem – um pedido que por mais que soe de maneira estranha aos nossos ouvidos é um pedido do qual a igreja, os pastores, padres, presbíteros, leigos, servas, crianças precisam fazer dia após dia. Esse pedido revela algo do qual a cristandade sempre precisa. Ou seja, continuar com a sua missão, a missão da proclamação do verdadeiro Evangelho.  
        Na carta aos Hebreus o autor relata o seguinte: “Antigamente, por meio dos profetas, Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras aos nossos antepassados, mas nestes últimos tempos ele nos falou por meio de seu Filho. Foi ele quem Deus escolheu para possuir todas as coisas e foi por meio dele que Deus criou o universo” (Hb 1.1-2).
Em Jesus, Deus realizou a sua obra, obra que consiste em aproximar-se do homem. Essa obra continua, através da pregação fiel e séria do Evangelho.
Deus vem ao encontro do ser humano com intento de salvá-lo, enquanto o inimigo declarado de Deus, que busca atingir a igreja e os filhos de Deus, usa todas as artimanhas para afastar os filhos do Pai, as pessoas de Deus. Como o diabo faz isso? De uma maneira muito simples: “conservando a mente das pessoas na escuridão, e não deixando que a luz que vem da boa notícia e que mostra como Deus realmente é” (2Co 4.4). Por isso o pedido do profeta Eliseu é tão importante.
          Quero receber como herança duas vezes mais poder do que você tem – que esse seja nosso pedido diário. Lembre-se: Deus em seu amor e misericórdia nos dá do seu poder, assim como incentiva e promete fazer nas três primeiras petições do Pai Nosso, “Santificado seja o teu nome, venha o teu reino, seja feita a tua vontade assim na terra como no céu...” Amém!

Pr. M.S.T. Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

https://www.facebook.com/pages/Palestra/1555786291310007

Um comentário:

  1. O texto de 2Rs 2.1-12 é em si um texto impressionante. Ele narra a transição do ministério de Elias ao de Eliseu. Os estudiosos dizem que não se trata apenas da transição do profeta Elias para Eliseu, mas a transição dentro do próprio profetismo.

    ResponderExcluir

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...