terça-feira, 28 de outubro de 2014

A vida dentro e fora de casa

21º Domingo após Pentecostes
Sl 43; Mq 3.5-12; 1Ts 4.1-12; Mt 23.1-12
Tema: A vida dentro e fora de casa.

Primeiramente quero chamar atenção para os problemas entre os cristãos na cidade de Tessalônica. Perseguição; dúvidas sobre a segunda vinda de Cristo; saudades do apóstolo Paulo; moralidade sexual; falta de amor fraterno; desrespeito; falta de perseverança.
Quais desses problemas há entre nós?
Como era a cidade de Tessalônica?
         Por ser um importante centro comercial, a cidade estava sempre movimentada e era muito influenciada por todos os tipos de pensamentos.
Como é a cidade em que moramos? Como somos influenciados e influenciamos?
Como iniciou o trabalho em Tessalônica?
         Conforme o texto de Atos 17.1-9, vemos que Paulo e Silas por três semanas em Tessalônica explicando as Escrituras. Muitas pessoas foram persuadidas a confiar em Cristo e pelo poder do Espírito Santo foram convertidas ao cristianismo. Mas, os judeus que se sentiram ameaçados, por inveja, começaram a atrapalhar o trabalho de Paulo e Silas. Chegaram a invadir a casa de Jasom em busca de Paulo e Silas.
         Na carta aos Tessalonicenses (1Ts 2.14-17), Paulo lembra da perseguição a qual ele e toda a igreja esteve exposta. Mas, a perseguição não atrapalhou a formação da igreja. Essa igreja não se acovardou, mas segundo Paulo os membros eram “...modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia” (1Ts 1.7) e passaram a ser considerados como “nossa glória e nossa alegria” (1Ts 2.20).
         A carta de Paulo aos Tessalonicenses está dividida em duas partes. 1Ts 1 – 3 e 4 – 5. Nos capítulos 1 - 3 Paulo relata sobre sua saída repentina de Tessalônica após três semanas e o quanto sofrimento os cristãos dessa cidade padeceram.
         Os três primeiros capítulos mostram que os tessalonicenses sentiram saudades dos apostolo Paulo, e por meio de Timóteo fizeram inúmeras perguntas, e esperavam ansiosamente a volta de Paulo à Tessalônica. Paulo respondeu as questões em duas cartas e diz que esperava voltar a Tessalônica para consolá-los pessoalmente.
         A segunda parte da primeira carta aos Tessalonicenses (cap. 4-5) é consoladora e exortativa. Paulo exorta à santificação.
O texto de estudo: 1Ts 4.1-12 faz parte do tema santificação.
         O que é santificação? É a vida cristã resultante da salvação em Jesus. A vida santificada só pode ser vivida por um santo. Quem são os santos? Conforme confessado no Credo apostólico “a santa igreja cristã é a comunhão dos santos.” Essa comunhão dos santos são os que se reúnem não por causa de seus méritos, ou por suas boas ações, mas por causa da fé em Jesus. A fé na obra de Jesus é que torna um pecador, santo.
         Para a comunhão dos santos, o apostolo escreve uma Exortação”. Essa exortação visa reanimar, dar forças, confortar. Paulo escreve “Nós os animamos e aconselhamos para que vocês vivessem de uma maneira que agrade a Deus,...” (1Ts 2.12). Essas palavras ensinam aos cristãos de Tessalônica que “dirijam-se, conduzam sua vida, suas atitudes sob o olhar de Deus para um alvo certo”.
         As pessoas que haviam ouvido a respeito de Jesus e foram persuadidas pelo Espírito Santo para crerem, eram ex pagãos. No paganismo tinham um ritmo de vida completamente diferente da nova vida em Cristo.
         A cultura do império romano bem como o paganismo permitia ao homem ter muitas mulheres. Podia-se explorar o outro, o desrespeito era tido como normal. Essa antiga realidade estava sendo contraposta com a nova vida em Cristo Jesus, que era uma vida de amor. Os velhos costumes eram suplantados pela nova vida em Cristo.
         Os tessalonicenses estavam sendo chamados a mudar o jeito de ver as coisas, sob a perspectiva de Deus, aquele que os havia resgatado das trevas para a luz. Como pagãos tinham uma mentalidade, como cristãos, pessoas perdoadas por Jesus, seu novo olhar era da perspectiva de Deus.
         As recomendações do Apóstolo Paulo têm, no batismo, o seu ponto de partida e, na ressurreição, o seu ponto de chegada. O Espírito Santo inicia, em nós, no batismo, sua obra de santificação, que não será concluída nesta vida, mas somente na vida eterna, quando ressuscitaremos, com Cristo, livres de toda impureza e pecado. Entre o batismo e a ressurreição, o Espírito Santo, que habita em nosso coração, nos santifica, guia e fortalece na luta diária contra o pecado, para vivermos segundo a santa vontade de Deus.
         O apostolo Paulo fala sobre a vida cristã em duas dimensões fora da igreja: dentro e fora de casa.
         Para a vida santificada dentro de casa Paulo aconselha: abster da prostituição; cuidar da esposa; respeito por todos.
         Para a vida santificada fora de casa Paulo aconselha: amar os outros; cuidar da própria vida; ganhar os bens sem exploração através do seu próprio trabalho.
         Nossa velha natureza nos impede de vivermos uma vida santificada dentro e fora de casa. O ódio, o rancor, nos faz viver em pé de briga com aqueles que nos cercam. Cuidamos muito bem da vida dos outros, mas não cuidamos da nossa. Se houver a chance de ganhar algum dinheiro fácil, não importa o serviço e sobre quem é preciso passar por cima.
         A vida santificada dentro e fora de casa é para ser vivida com espírito de servidão. Nós, pecadores, fomos servidos por Deus em Jesus. E na fé em Jesus somos enviados para viver essa fé em nossas relações dentro e fora de casa sendo influenciados pelo olhar e direção de Deus. Amém!


Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...