terça-feira, 29 de julho de 2014

Um convite louco, fantástico, futurístico, impactante e de graça

AGOSTO 2014
8º Domingo após Pentecostes – 03 de agosto de 2014
Sl 136. 1 – 9; Is 55. 1 – 5; Rm 9. 1 – 5; Mt 14. 13 - 21
Tema: Um convite louco, fantástico, futurístico, impactante e de graça.
 

Eis que tenho um convite para vocês! Esse convite é muito louco, fantástico, futurístico, impactante e acreditem, de graça.


Ilustração: Quem está com sede eu sugiro que se levante e vá tomar água. Afinal, irei lhes apresentar esse convite muito louco, fantástico, futurístico, impactante e grátis, e não quero que outra água os impeça de saberem qual é esse convite. Enquanto as pessoas matam a sua sede, cantemos um hino.
 
De volta ao púlpito
 
         Eis o convite:
...os que tendes sede, vinde as águas;...” (Is 55.1)
          Sei que muitos não entendem o fato dessas palavras serem valiosas, na verdade mais parece loucura mesmo. Parece não haver nada de fantástico, futurístico e impactante nesse singelo convite.
         Bem, vamos ao estudo do texto e ao final, podemos responder se o simples convite: “...os que tendes sede, vinde as águas;...” (Is 55.1) é valoroso, fantástico, louco, futurístico e impactante.
         O capitulo 54 é de conforto e fé, não por causa do convite ao cântico a Deus por parte dos que sofrem, mas, porque Deus lhes promete uma bênção sem medida e sua proteção.
         Esse convite à confiança prepara o povo de Deus para o convite muito louco, fantástico, futurístico, impactante e de graça, “...os que tendes sede, vinde as águas;...” (Is 55.1).
         É comum o ser humano sentir sede. Afinal, entre 60% a 70% do corpo humano é líquido. Nossas células, músculos, órgãos e ossos vivem submersos em água. Para manter o corpo hidratado, um mecanismo nervoso situado no cérebro nos faz sentir sede. A ingestão de água é uma necessidade natural do organismo, que sem ela tende à falência geral. A perda de água, seja pela respiração, pelas fezes, pela transpiração e através da urina, sem reposição, pode ser fatal dentro de dois a três dias. Sem reposição, o cérebro, que é 74% líquido, seca e provoca dor de cabeça, moleza e confusão mental. O sangue, que contém 83% de água, fica mais denso na falta de água, elevando a pressão. A dica é tomar bastante água.
         Sentir sede é normal. Está com sede? ...os que tendes sede, vinde as águas;...” (Is 55.1).
         Para funcionarem bem, os cerca de um trilhão de células de nosso corpo precisam ser hidratados diariamente. A água é o veículo que transporta as vitaminas, os minerais, a glicose e a proteína até as células. A água permite a maior parte das reações químicas necessárias à manutenção da vida.
         A sede é algo comum a todos. Conseguimos entender o desejo das pessoas que estão com sede. Mas, o que oferecer aos que têm sede espiritual?
         Eis que tenho um convite para vocês! Esse convite é muito louco, fantástico, futurístico, impactante e acreditem, de graça. É um convite para todos os que estão com sede, não de água natural, mas de água espiritual.
         Quando o profeta Isaías convida os que estão com sede, está convidando àqueles que sentem falta de um ingrediente vital na sua vida. Essa falta de algo vital, que dá sentido à vida é a que se refere o profeta ao convidar os que estão com sede.
         Diante da sede, ou da busca por algo que lhes dê sentido a vida, milhares estão indo saciar sua sede nas mais variadas fontes. Há milhares de pessoas buscando o ingrediente vital para suas vidas nos bens materiais, no prestigio pessoal e social, no álcool, nos prazeres carnais, etc.
         O povo a quem o profeta Isaias envia o convite: “...os que tendes sede, vinde as águas;...” (Is 55.1) está com sede por ter perdido a esperança devido ao cativeiro que estavam enfrentando.
         O cativeiro babilônico, os pecados, a infidelidade e idolatria do povo, os faziam sentir com sede e sem uma fonte segura onde beber água pura. Para essa fonte de água pura o profeta foi enviado para conduzir o povo.
         Eu os guiarei e os levarei até as fontes de água” (Is 49.10; Ap 7.17). Essa promessa e convite a beber água na fonte eram necessários para um povo assediado pela idolatria, pela insegurança do cenário político, pela incerteza quanto ao futuro. Essa promessa e convite são para mim pecador, desesperado por causa dos meus pecados. Desesperado pela insegurança que estou vivendo.
         Escute novamente o convite, um convite muito louco, fantástico, futurístico, impactante e acreditem, de graça: “...os que tendes sede, vinde as águas;...” (Is 55.1).
         Venha beber água! Não H2O. O H2O mata apenas a sede física. O H2O é importante e necessário, sem ela morremos dentro de 4 dias. Mas, a água a qual somos convidados a beber é água pura, a “graça divina”.
         O que é graça divina? É o favor imerecido que Deus nos concede em Cristo Jesus. Por sua misericórdia e compaixão, Deus veio e vem ao nosso encontro para saciar a nossa terrível sede.
    A fé é o recipiente (o copo) pelo qual recebemos e nos apropriamos dessa graça divina e saciamos a nossa sede espiritual.
       O convite continua sendo oferecido a todo pecador: “...os que tendes sede, vinde as águas;...” (Is 55.1). A fonte de água viva é Jesus, nosso Senhor e Salvador.
         Ser convidado a vir a Cristo não é apenas por uma ocasião, por um momento de dificuldade ou aperto. Sem água não hidratamos nosso corpo e morremos em poucos dias. Sem a água, que é Jesus Cristo, morremos eternamente. Venha a Cristo, vem agora, sim, ó vem pecador! Não se pode ir à fonte apenas quando na urgência: cura ou bens materiais.
         O texto do evangelista Mateus (Mt 14. 13 – 21) fala sobre um problema espiritual. As pessoas foram até Jesus apenas pelo alimento físico. Ainda não haviam compreendido que Jesus “é o pão da vida; o que vem até ele jamais terá fome; e o que crê nele jamais terá sede” (Jo 6.35).
         O profeta Isaias faz o convite “...os que tendes sede, vinde as águas;...” (Is 55.1) a pessoas que estavam gastando dinheiro e energia com aquilo que não mata a sede, nem a fome e nem sequer satisfazia a alma. O convite foi dirigido a pessoas presas a essa vida e a esse mundo. Se estivermos vivendo da mesma maneira, ouça com atenção: nunca conseguiremos saciar a nossa sede nem a nossa fome.
         Receba o convite, um convite muito louco, fantástico, futurístico, impactante e acreditem, de graça: ...os que tendes sede, vinde as águas;...” (Is 55.1). Como convidou o próprio Jesus: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (Jo 7.37).
         Deus nos dá e oferece a si mesmo em seu Filho Jesus para que a minha sede seja saciada hoje, sempre e eternamente. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Adquira o mais novo Livro:
 é só clicar no link e fazer seu pedidos:

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...