segunda-feira, 21 de julho de 2014

Herdeiros de um tesouro: alegrai-vos!

7º Domingo após Pentecostes – 27/07/ 2014
Sl 125; Dt 7. 6 – 9; Rm 8. 28 – 39; Mt 13. 44 – 52
Herdeiros de um tesouro: alegrai-vos!
 
Ilustração: Espalhe pérolas de bijuteria na frente do templo. Na calçada de entrada do templo. Na rua. Uma esquina antes.
         Ao iniciar o sermão pergunte:
         Alguém encontrou algo parecido com isso? (mostrar a pérola) 
         Quem avistou essa pérola, pegou e guardou, ou ignorou a pérola?
         Se eu dissesse que essa pérola é de grande valor? Com certeza haveria uma grande corrida atrás delas nesse momento. Ficaria aqui sozinho, falando para as paredes.
         Na parábola do tesouro escondido e da pérola, Jesus mostra a reação diante do achado de algo de grande valor. Qual é a reação apresentada pela parábola? transbordante de alegria(v. 44).
         Como reagimos quando encontramos algo de grande valor?
        Na época em que Jesus contou essa parábola era comum uma pessoa encontrar pérolas enterradas. Eram tempos de revoluções. O governo mudava constantemente. O banditismo era assustador. Ninguém estava verdadeiramente seguro de seus bens. Isto obrigava as pessoas a dividirem seus bens em três partes. Uma parte era usada no dia-a-dia. Uma segunda parte era investida em pérolas preciosas, que, em caso de fuga, poderiam facilmente ser levadas. A terceira parte dos bens era enterrada em algum lugar no campo do proprietário.
         Jesus faz uso desse acontecimento e diz que alguém encontrou num campo um tesouro de valor inestimável. Ele “transbordante de alegria” não perdeu tempo em investir todos seus bens para aquisição desse terreno.
         O versículo 44 do capítulo 13 de Mateus mostra que àquele homem não estava à procura de um tesouro, ele o encontrou por acaso. A segunda parábola, da pérola (Mt 13. 45 – 46) observamos que o negociador estava à procura de boas pérolas para poder negociar com qualidade, mas, acabou encontrando uma pérola de grande valor, a ponto de vender tudo o que tinha para possuir a mesma.
         As parábolas do tesouro escondido e da pérola mostram dois tipos de pessoas. Uma que sem querer encontra um tesouro de valor inestimável, e outra que está em busca de algo, mas, surpreendentemente encontra algo de inestimável valor.
         Esses dois tipos de pessoas continuam vivendo entre nós. São pessoas que vivem suas vidas rotineiramente, trabalham, se divertem, estudam, etc. Toda a atenção está voltada para as coisas desse mundo. Toda ocupação e esforço visam um melhor salário, um cargo maior na empresa, etc. De repente, essa pessoa se depara com a boa semente semeada pelo semeador, e isso a faz ver o que de fato têm grande valor em sua vida. Jesus Cristo passa a ser o seu maior tesouro.
               Além desse, há também pessoas que estão à procura de algo. Buscam satisfação e prazer nas riquezas. De repente, a semente lançada pelo semeador lhe abre os olhos para o que de fato é valioso: a vida no Reino de Deus. Jesus Cristo passa a ser o maior tesouro da sua vida.
              As duas parábolas (Mt 13. 44 – 46) contadas por Jesus, ensinam que não é a pessoa que busca a Deus ou se esforça para encontrá-lo. Deus é quem nos encontra através do Evangelho que é a boa semente semeada entre nós. Estar e fazer parte do reino de Deus é o tesouro mais valioso que temos.
         Como reagimos quando encontramos algo de grande valor?
         Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fp 4.4).
         Fazer parte e viver no Reino dos céus não é merecimento pessoal nem coletivo, é amor e graça de Deus.
         Através da atuação da Igreja Cristã, aliás, esse atuar, ou seja, agir como enviada de Deus é que faz da nossa congregação uma congregação missionária. E agindo como enviada de Deus nesse mundo, lançamos a semente a todos os tipos de solos.
         Deus continua semeando a boa semente do evangelho, sua Palavra. Continua semeando a semente, nós, os filhos do reino, para testemunhar o amor e a graça de Deus em Jesus para que tantas outras pessoas encontrem o verdadeiro tesouro.
         Jesus pagou um alto preço para que eu e você fizéssemos parte do seu Reino. Paulo diz isso na carta aos cristãos da Ásia Menor: “Vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2. 8 – 9).
         Alguém encontrou algo parecido com isso? (mostrar a pérola)
         Quem avistou essa pérola, pegou e guardou, ou ignorou a pérola?
         Se eu dissesse que essa pérola é de grande valor, qual seria a vossa reação?
         Muitos nem sequer perderam tempo para se abaixar e pegar essa pérola (bijuteria). Ao ver já observaram que a mesma não tem valor.
         Será que entendemos o grande valor que temos entre nós, Palavra e Sacramentos? Ou será que perdemos de vista o valioso tesouro que Deus nos deixou?
         As duas pessoas presentes em nossa parábola mostram a situação de muitas pessoas hoje, ou seja, saber reconhecer aquilo que não tem valor diante do que realmente tem valor.
         Vivemos num mundo pós-moderno que prega que não há mais verdades absolutas. Todos os bons costumes, a boa tradição, a religiosidade, tudo está ultrapassado. Em meio a essa geração, infelizmente, milhares têm desconsiderado o tesouro inestimável que Deus deixou para nós, sua Palavra e Sacramentos, por considerarem os mesmos como algo ultrapassado e sem valor.
         Como reagimos quando encontramos algo de grande valor?
         Que nossa reação seja transbordante de alegria, assim como disse Lutero na explicação do segundo artigo: “Jesus deu a vida por mim para que eu lhe pertença, viva submisso a ele em seu reino e o sirva em eterna justiça e bem aventurança em seu reino”. Amém!
 
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...