segunda-feira, 16 de junho de 2014

Na sombra do altíssimo

JUNHO 2014
Parabéns IELB: 110 anos alimentada na fonte de água viva!
2º Domingo após Pentecostes – 22/06/2014
Sl 91. 1 – 10; Jr 20. 7 – 13; 1 – 10; Rm 6. 12 – 23; Mt 10. 5ª,  21 - 33
na sombra do altíssimo

         Mês de junho é um mês de festa e comemoração na IELB. Nesse ano de 2014 estamos comemorando 110 anos de fundação em terras brasileiras. Durante todo esse mês desejamos transmitir palavras confortadoras e animadoras a essa igreja que está de aniversário. Assim como nos outros três finais de semana, buscaremos responder a pergunta: O que dizer por ocasião de aniversário de 110 anos de uma igreja?
         Hoje iremos meditar no salmo 91.
         Sobre esse Salmo, Lutero disse que é de conforto e nos anima a confiarmos em Deus em tempos de necessidade e tentação.
         Ao comemorar 110 anos, podemos olhar para trás e ver em quantas situações passamos por necessidade e tentação. Aliás, ainda hoje passamos por muitas necessidades e tentações. Só foi e é possível vencer esse tempo de necessidade e tentação por causa da alimentação da água viva. Se não fosse a alimentação constante do Espírito Santo através da Palavra de Deus e dos Sacramentos a Igreja não iria subsistir e nem nós, estaríamos comemorando 110 anos de atuação no Brasil.
         Em meio às comemorações de 110 anos, só há motivos para agradecer a Deus pelas ricas bênçãos já derramadas e as que irão ser derramadas. Essa alegria e gratidão pela certeza de que Deus nos concedeu e continuará nos concedendo bênçãos sem fim mostra que a atuação da IELB sempre foi de confiança em Deus, pois sempre reconheceu a presença de Deus em meio às tentações e as necessidades.
         Sou um pastor ainda novo, quase 10 anos de ministério. Nesse tempo, sete anos foram dedicados a trabalhar em congregação subsidiada pela IELB. Não é fácil encarar esse desafio. Existem muitas necessidades e também passamos pelas mais variadas tentações. Trabalhei por um breve tempo, dois anos e seis meses, numa congregação independente e estruturada, a mesma também enfrentava necessidades, a maior era sentir-se desafiada, e tentações, o comodismo.
         O que dizer por ocasião de aniversário de 110 anos de uma igreja? A julgar pelas palavras do salmo 91, podemos dizer a essa igreja como reagir diante da dificuldade e tentação. Agir com confiança na certeza de que Deus nunca abandonou e não abandonará os seus filhos.
         A base da confiança está posto sob o primeiro mandamento que serve de pano de fundo para o salmo 91. Qual é o primeiro mandamento?Eu sou o Senhor teu Deus, não terás outros deuses diante de mim.O que proíbe esse mandamento? Proíbe a idolatria. O que é idolatria? Culto prestado a ídolos. Ou seja, proíbe o amor, a paixão exagerada por outros deuses. No Catecismo Menor, manual de instrução a crianças, jovens, adultos e idosos, escrito do Dr. Martinho Lutero, a idolatria é descrita como adoração a uma criatura como se fosse realmente Deus (idolatria grosseira), e, amar e confiar mais em criaturas do que em Deus (idolatria disfarçada). Conforme Jesus: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mt 10.28).
         O Primeiro mandamento ordena confiar em Deus acima de todas as coisas. O que torna essa confiança algo extraordinário é o momento em que Deus promulgou esse convite. O convite foi feito a um povo livre, um povo em caminhada, um povo que havia experimentado a escravidão, a mais dura realidade humana. Mas após a libertação de maneira extraordinária, ouviram que “Deus falou, e foi isto o que ele disse: - Meu povo, eu, o Senhor, sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito, a terra onde você era escravo” (Ex 20.1 -2). Deus se apresenta como sendo Deus desse povo, um povo que experimentou algo extraordinário. A confiança estava em algo já realizado, um evento acontecido.
         Como IELB, em nossas comemorações pelos 110 anos, olhando para toda a trajetória da IELB em terras brasileiras, podemos confessar: “...Ó Senhor Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti” (Sl 91.2).
         O salmo 91 apresenta a figura de um hospedeiro segundo os costumes orientais onde o hospede têm toda garantia de proteção integral. O salmista se apresenta como um hospede de Deus. Neste Deus, o hospede encontra o seu defensor e protetor. O abrigo do salmista está na sombra desse hospedeiro. O salmista diz que como hospede de Deus, além de encontrar proteção para os perigos (tanto os escondidos como doenças mortais) encontra um hospedeiro carinhoso, que o cobre com suas asas.

Você fez do Senhor Deus o seu protetor e, do Altíssimo, o seu defensor; por isso, nenhum desastre lhe acontecerá, e a violência não chegará perto da sua casa (Sl 91. 9 – 10).

         Esses versículos sempre chamaram a minha atenção, pois os mesmos anunciam que “nenhum mal pode cair sobre você”. Olhando para nossa realidade de dificuldades e tentações, parece haver uma contradição no salmo 91. Afinal, em determinado momento o salmista diz que “nenhum desastre lhe acontecerá, e a violência não chegará perto da sua casa” e em outro momento ouvimos Jesus nos ensinando a pedi-lo para que nos “... nos livre do mal”.
         Pois bem, tudo o que acontece, seja bom ou ruim, inclusive aquilo que não nos agrada e que nós classificamos como mal, nos vem da parte de Deus, sim, do Deus apresentado pelo salmista, o Deus protetor de todos os perigos, o Deus amoroso. Mas como, se Deus é amor, não pode haver sofrimento, dor, etc?
         Eis a certeza que o salmista nos transmite: “a pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso pode dizer a ele: “Ó Senhor Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti” (Sl 91. 1 – 2). Somos convidados em tempos de tentação e dificuldades a abrigar na sombra do Altíssimo, pois em Deus está o nosso refúgio seguro.
         O salmo 91 apresenta palavras de consolo e nos anima a confiar em Deus em tempos de necessidade e tentação. Nos momentos difíceis da vida somos tentados a abandonar esse Deus, abandonar nosso hospedeiro.
         Viver na sombra do Altíssimo é confiar em Deus e não em nós, em nossas realizações e obras. Muitas pessoas encaram as “bênçãos” como resultado do seu esforço e da sua piedade.
         Gosto muito da lição do segundo mandamento e acredito que vale a pena relembrá-lo mais uma vez. O segundo mandamento convida a não tomar o nome de Deus em vão. Infelizmente as pessoas reduziram o ensino do segundo mandamento de não tomar o nome de Deus em vão com o simples “Ai meu Deus”. No entanto, tomar o nome de Deus em vão é deixar de confiar em Deus nos momentos de dificuldade, não louvar a Deus nos momentos difíceis da vida. O segundo mandamento é um convite à confiança, a oração nos momentos de dificuldade e incerteza.
         O que dizer por ocasião de aniversário de 110 anos de uma igreja? Dizer que se mantenha abrigada debaixo da sombra protetora de Deus. Deus nunca nos abandonou nesses 110 anos, e nunca nos abandonará, aliás, Deus nunca abandonou seus filhos, mesmo “quando ainda éramos pecadores, Deus provou seu amor por nós, enviando seu Filho que morreu para nos libertar” (Rm 5.8). O Senhor me livrará de todo o mal e me levará em segurança para o seu reino celestial. A ele seja dada a glória para todo o sempre! Amém!” (2Tm 4.18).

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...