segunda-feira, 9 de junho de 2014

Missão da Igreja e o mistério da Trindade.

JUNHO 2014
Parabéns IELB: 110 anos alimentada na fonte de água viva!
A Santíssima Trindade
15/06/2014
Sl 8; Gn 1. 1 – 2.4ª; At 2.14ª, 22 – 36; Mt 28. 16 - 20

         Mês de junho é um mês de festa e comemoração na IELB. Nesse ano de 2014 estamos comemorando 110 anos de fundação em terras brasileiras.
         O que dizer por ocasião de aniversário de uma igreja?
         Podemos dizer que a IELB completa 110 anos por sempre ter sido alimentada na Palavra de Deus e por ter sido ensinada corretamente. Essa verdade é aprendida das palavras do próprio Jesus em sua orientação enquanto subia aos céus. “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19).
         Nós somos parte desses discípulos. Somos parte da obra de Deus. Hoje fazemos parte dos milhares de filhos e filhas de Deus espalhados pelo mundo. Se naquela época a estimativa da população era de 300 milhões, hoje a Igreja realiza sua missão entre bilhões.
         A igreja foi enviada para fazer discípulos através de duas coisas: batismo e ensino.
         As palavras de Jesus – “fazei discípulos” (Mt 28.19) vem do verbo “discipular”. Só é possível “discipular”, “fazer discípulos”, através do batismo e do ensino. Ambas as coisas, batizar e ensinar, estão envolvidas pelo poder de Deus através de sua Palavra.
         A única coisa que Deus deixou a sua Igreja é a sua Palavra. Pela Palavra Deus criou o mundo. Pela Palavra convenceu seus profetas. Pela Palavra falou ao seu povo. Pela Palavra operou e opera a fé verdadeira.
         Hoje é dia em que a Igreja Cristã celebra a “Santíssima Trindade”. Essa doutrina é acolhida pela maioria das igrejas cristãs, que professam a fé num Deus único em três pessoas. Mesmo que não haja unanimidade nessa doutrina, afirmo, junto, com tantos outros teólogos que essa é uma das doutrinas centrais da fé cristã, mesmo que permeada de mistério.
         Ao falar sobre Trindade precisa-se ter em mente que a razão não tem lugar nesse assunto. Trindade é um assunto estritamente de fé. Segundo a Bíblia fé é: “...convicção de fatos que não se vêem” (Hb 11.1b).
         Como crer em algo que a razão não compreende? Eis o milagre da fé. Eis a ação do Espírito Santo. Eis mais um mistério do campo da fé.
         O mistério da santíssima Trindade encanta muitos cristãos e ao mesmo tempo dividiu e divide a cristandade.
         Na história da igreja cristã surgiram divergências quanto à correta distinção entre as três pessoas da Trindade e seu relacionamento. Isso conduziu a Igreja Cristã a formular Credos. Após reuniões e concílios, a Igreja Cristã formulou as três confissões de fé: Credo Apostólico, Credo Niceno e Credo Atanasiano.
         Mesmo com a existência desses três Credos, o problema e o desafio ao mistério da Trindade permanece. A Trindade não pode ser analisada e questionada a luz de argumentação lógica ou filosófica.
         Mesmo que a Doutrina da Trindade seja um mistério encantador e divisor de águas, recordo que essa doutrina não visa deixar o cristão surpreendido, ou assombrado. Deus não deseja que seus filhos fiquem confusos. Ao contrário, a doutrina da Trindade, três pessoas Pai, Filho e Espírito Santo, e um só Deus têm por objetivo nos mostrar a disponibilidade de Deus em nos salvar.
         No dia 01 de junho de 2014 após uma palestra com o tema: Famílias buscando a fonte de água viva, onde falei sobre a obra do Espírito Santo, uma pessoa após a mesma fez o seguinte comentário: “Pastor, se o Espírito Santo também é Deus Triúno, quer dizer que sua obra é nos levar a Ele mesmo”. Justamente! A obra do Espírito Santo é nos conduzir a Deus e Deus a nós. Deus deseja nos salvar e cada pessoa da Trindade realiza a obra para nossa salvação.
         Deus só tem um desejo: “que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2.4).
         Como o mundo conhecerá a verdade, num tempo onde não há verdades absolutas?
         A tarefa é “batizar e ensinar”.
         Mas, e o ir? É necessário fazer uma retificação. A ordem “Ide” que aparece na tradução ao português, no texto original grego transmite outra ideia. O texto original diz: “Indo pois discipulai todas as nações...”. A tradução do original comunica a seguinte mensagem: “Quando vocês tiverem indo façam discípulos de todas as nações”. A missão de Deus é realizada não porque a igreja vai, mas justamente porque a igreja está em ação através da Pregação da Palavra e Administração dos Sacramentos. Não é a igreja que age, é Deus quem age através da atuação da igreja. Age também com a atuação de cada cristão em sua vocação diária. 
         Não podemos olhar para a missão de Deus de maneira antropológica. A missão foi e é sempre de Deus. A obra é totalmente de Deus. Ele derrama o Espírito Santo sobre as pessoas por ocasião do batismo ou por ocasião da pregação da Palavra. No batismo, o Espírito Santo concede dons às pessoas e as capacita a serem suas testemunhas. Pelo ensino, o Espírito Santo continua preservando as pessoas na fé na obra realizada por Jesus em favor dos pecadores.
         Por mais que se desafie a “ir” e se torne o “ir” numa missão e desafio da Igreja, precisamos recordar que enquanto estamos em ação, pela proclamação do evangelho e pela administração dos sacramentos, Deus vai realizando sua obra de salvação. Lembremos que estamos indo enquanto pregamos e administramos os sacramentos conforme a ordem de Jesus e Deus está agindo, pois a missão é dEle.
         A mensagem desse dia para uma igreja que está de aniversário é:
Mesmo que a santíssima trindade seja um mistério, mesmo que seja negado por muitos, é atuante através da proclamação da Palavra e pelos santos sacramentos para salvação de milhares de pessoas.


Amém!
 

Edson Ronaldo Tressmann

cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...