terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Superando obstáculos

2º Domingos após Epifania
 19/01/2014
Sl 40. 1 – 11; Is 49. 1 – 7; 1Co 1. 1 – 9; Jo 1. 29 – 42a
Superando obstáculos.


         A mega sena da virada de 2013 para 2014 pagou um prêmio de milhões. Milhares de pessoas fizeram suas apostas na esperança de ficarem milionários. Um verdadeiro corre-corre às casas lotéricas do Brasil no final do ano e será assim a cada final de ano ou quando a mega sena acumular.
         Para muitos a riqueza traz amigos, traz alegria, facilita muitas coisas, abre inúmeras portas. Olhando para a Bíblia observamos que a riqueza em si é uma bênção de Deus, (Ec 5.10 – 20). Mas por outro lado, o “amor ao dinheiro é a raiz de todos os males....” (1Tm 6.10). Esse texto se refere à cobiça desenfreada.
         Na mensagem de hoje queremos anunciar que Deus nos enriquece. Assim como a riqueza terrena, o enriquecimento que Deus nos dá também traz novos amigos, gera alegria e abre uma porta que somente a riqueza de Deus pode abrir: a porta do céu.
         A igreja de Corinto é aquela com a qual temos muito em comum. Alguns problemas afetaram aquela congregação. Esses se tornaram obstáculos à epifania, a revelação de Cristo ao mundo. A boa noticia é que apesar dos problemas que impediam a epifania em Corinto, aquela gente era “a igreja de Deus que está em Corinto” (1Co 1.2).
         A igreja de Corinto, recebe de Deus a boa noticia de que “...em tudo, fostes enriquecidos nele, ...” (v. 5). Essa noticia é para cada um de nós ainda hoje. Pois, infelizmente alguns obstáculos também impedem a revelação de Jesus ao mundo. Mas, graças a Deus somos a igreja de Deus que está em Querência, ou em qualquer outro lugar.
         Enriquecidos em Jesus não podemos e nem queremos olhar para nossas ações e atitudes. Afinal, infelizmente muitas dessas ações e atiudes têm causado estragos terríveis entre nós. Estragos esses que se tornaram verdadeiros obstáculos para a epifania de Jesus Cristo entre nós. 
         Os obstáculos na congregação de Corinto eram cismas, intrigas, falsas doutrinas, unionismo, superstição e abuso quanto aos dons de Deus. Mas, aquela gente era “a igreja de Deus que está em Corinto” (1Co 1.2) e em tudo, fostes enriquecidos nele” (v. 5).
         Enfrentando dificuldades, Paulo busca mostrar aos coríntios que eles eram verdadeiramente milionários em Jesus Cristo. Haviam sido “enriquecidos” (v.5), “confirmados” (v.6), “chamados” (v.9) e haviam “recebido” (v.4) a graça de Deus.
         Qual é o motivo pelo qual Deus nos enriquece? Deseja que tenhamos uma vida em união enquanto estivermos nesse mundo. Em Jesus, Deus já nos reuniu a Ele.
         Enquanto estamos nesse mundo, estamos “...aguardando ... a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo,...” (v.7). Nesse tempo de espera Deus nos enriquece para que nessa riqueza continuemos perseverantes na fé.
          Não podemos esquecer o ponto fundamental. Enquanto esperamos nós esperamos passivamente. Ou seja, a capacidade, a preparação o aguardar é ação de Deus em nossas vidas.
         Como IELB adotamos o versículo tema para 2014 as palavras do profeta Isaías:Eu os guiarei e os levarei até as fontes de água (Is 49.10). Ser guiado à fonte de água é estar sob a condução de Jesus e alimentado pelo Espírito Santo.
         Como paróquia Concórdia de Querência do Norte, adotamos como tema anual: IELB - 110 anos alimentada na fonte de água viva. Isso para nos lembrar que no Espírito Santo somos enriquecidos pela Palavra. Na Palavra recebemos todo conhecimento que nos é necessário durante todos esses anos. Fomos e Somos uma igreja passiva diante da ação de Deus pela Palavra e Sacramentos. Fomos e Somos enriquecidos pelo próprio Deus que se fez pobre em Jesus para nos enriquecer (2Co 8.9).
         Enriquecidos em Cristo a congregação de Corinto estava sendo convidada a superar os obstáculos existentes entre os irmãos na fé e revelar Jesus ao mundo.
         Para superar os obstáculos que impedem a revelação da mensagem de Cristo ao mundo não são importantes e necessárias apenas as nossas ações e atitudes. Não somos uma empresa que busca lucros e dividendos humanos. Deus é quem efetua em nós o querer e o realizar toda boa obra cristã. Para que os obstáculos sejam todos removidos, Deus age nos dando sua graça, nos enriquecendo com sua Palavra e conhecimento, nos confirmando e a cada novo dia nos chamando ao arrependimento.
         Quando digo que não importam as nossas ações e atitudes, o faço para reforçar que não somos o “nós” ou “eu.” Pois, por “nós” ou pelo “eu” os obstáculos sempre se farão presentes. Para que os mesmo sejam removidos, ou melhor, superados, importa sermos dependentes da ação de Deus. Deus vem ao nosso encontro com seu Evangelho, sua Palavra, sua Graça e os Sacramentos.
         Quando somos enriquecidos. Quando recebemos a graça de Deus em Jesus, oferecidos na Palavra e nos Sacramentos, passamos a ter união com Deus. Dessa união com Deus os obstáculos que nos impedem de revelar Jesus ao mundo são superados. Passamos a viver nossas vidas sabendo que sem a riqueza que Deus nos dá somos pobres e infelizes.
         O Espírito Santo conforme diz o apóstolo João é a fonte da água viva. Essa água viva quer nos enriquecer, confirmar, chamar e dar a graça de Deus e assim nos capacitar para superar os obstáculos que o diabo nos impõe para que a mensagem do evangelho não brilhe sobre as pessoas (2Co 4.4).
         Continuemos sendo enriquecidos pela água viva, pois, somente assim iremos superar os obstáculos existentes entre nós e a epifania de Jesus será efetivada com vigor. Amém!
 

Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...