segunda-feira, 25 de março de 2013

A Ressurreição é a alegria da Páscoa


31/03/13 – Domingo de Páscoa
Sl 16; Is 65. 17 - 25; 1Co 15. 19 - 26; Lc 24. 1 - 12
Tema: A ressurreição é a alegria da Páscoa!

 

         Os povos nórdicos, os anglo-saxões, comemoravam a entrada da primavera com festas e folguedos, usando o coelho como símbolo da vida e a fertilidade que a própria primavera anuncia em sua passagem.
         Os antigos chineses também comemoram a entrada da primavera, mas usavam o ovo com a mesma simbologia introduzida pelos povos nórdicos.
         Estas tradições pagãs milenares foram introduzidas oficialmente pela igreja de apostólica Romana, em 1215, nas comemorações da Páscoa, e passaram a significar ressurreição, esperança e fraternidade.
         No começo os ovos eram de galinha ou de pata “pintados.” Mais tarde apareceram ovos mais aprimorados e eram feitos de madeira ou cera. Em 1828, na Europa, desenvolveu-se a indústria de chocolate, surgindo os primeiros ovos de chocolate. Mas foi no início do século XX que os ovos de Páscoa enfeitados apareceram. Na década de 1920 chegaram de Paris ovos de chocolate decorados com papéis e fitas, e assim temos esse intenso comércio em nossos dias.
         E por esse comércio, a páscoa se transformou em ovos e coelhos, que substituíram a verdadeira alegria da páscoa. A mensagem da alegria que a Igreja se propõe a comunicar ficou silenciada pelo consumismo.
         E se o consumismo quer silenciar a voz do Evangelho, a Igreja por sua vez, inserida nesse contexto, tem e assume o enorme desafio de COMUNICAR A VIDA.
Se no século XVI a Europa estava passando por profundas mudanças, e as mesmas refletiam na teologia, sabemos que a igreja acabou comunicando algo que mudou a perspectiva cristã. Na idade média a ênfase do culto foi fixada apenas no pensamento de Jesus Cristo como pagamento pelos pecados humanos. Falava se muito no seu sofrimento, e a ênfase do culto recaiu sobre a crucificação mais do que na ressurreição. Eu não quero, nem devo, e não posso menosprezar a crucificação. Mas, não podemos tornar esse evento maior que a ressurreição. A ressurreição é a alegria da Páscoa! A Ressurreição é o nosso motivador. Ouçamos o ensino de Paulo:
Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo. Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados. Porque, assim como por meio de um homem veio a morte, assim também por meio de um homem veio a ressurreição. Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão. Porém cada um será ressuscitado na sua vez: Cristo, o primeiro de todos; depois os que são de Cristo, quando ele vier; e então virá o fim. Cristo destruirá todos os governos espirituais, todas as autoridades e poderes e entregará o Reino a Deus, o Pai. Pois Cristo tem de reinar até que Deus faça com que ele domine todos os inimigos. O último inimigo que será destruído é a morte.


         A ressurreição é a alegria da Páscoa! E essa alegria não dura o tempo em que dura um chocolate. A alegria da páscoa que é a ressurreição nos anima durante os outros 364 dias do ano.
         A certeza da ressurreição me traz a memória as palavras de Agostinho: “Resurrectio Domini, spes mostra,” isso significa, “a ressurreição do Senhor é a nossa esperança” (Agostinho, Sermão 261, 1).
         Agostinho explicava aos seus fiéis que Jesus ressuscitou para que, apesar de destinados à morte, não caíssem no desespero, pensando que a vida acabava totalmente com a morte.
         Cristo ressuscitou para nos dar a esperança e alegria de ressurreição. Aquela velha e maldita frase anticristã que está começando a tomar conta de nós: “Pra tudo tem solução, menos para a morte” está tirando a nossa alegria da certeza da ressurreição. E perdendo a alegria da páscoa que dura o ano todo, resumimos a mesma à apenas alguns minutos com chocolate.
         A ressurreição é a alegria da Páscoa! Essa mensagem que a Igreja se propõe a comunicar nos permite responder que a morte não tem a última palavra. Afinal, a ressurreição de Jesus nos mostra e dá o triunfo da Vida.
         Jesus ressuscitou para que também nós, acreditando n’Ele, possamos ter a vida eterna. E essa proclamação é o coração da mensagem evangélica que a Igreja Evangélica Luterana do Brasil quer transmitir.
         Ouçamos as palavras do apóstolo Paulo: “E, se Cristo não foi ressuscitado, nós não temos nada para anunciar, e vocês não tem nada para crer” (1Co 15.14). Se Jesus não ressuscitou porque batizar essa criança nesse culto? Se Jesus não ressuscitou porque estamos aqui nesse domingo e páscoa e tantos outros? Se Jesus não ressuscitou porque celebramos a santa ceia assim como Jesus instituiu? Verdadeiramente, o batismo, os cultos, cada comunhão do altar, renovam em nós a certeza de que Jesus Cristo Ressuscitou. E essa ressurreição nos leva a celebrar uma única páscoa, afinal, todos os dias a ressurreição é a nossa alegria.

         A ressurreição é a alegria da Páscoa!

         Essa mensagem é urgente e necessária, por isso a igreja a proclama. O apóstolo Paulo disse: “Se a nossa esperança em Cristo só vale para essa vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo” (1Co 15.19). E a mensagem de que a ressurreição é a alegria da páscoa, nos leva a condenar a teologia da prosperidade. Essa por sua vez está prendendo as pessoas a esse mundo. Afinal, se podemos ter tudo e sermos felizes aqui, porque deixar esse vale de lágrimas? Porque deixar esse mundo?
         A ressurreição é a alegria da Páscoa! E a nossa ressurreição já começou. A Páscoa não indica simplesmente um evento histórico, na verdade, é o início duma nova condição: Jesus ressuscitou, não para que a sua memória permaneça viva no coração dos seus discípulos, mas para que Ele mesmo viva em nós. E nós nEle possamos já saborear a alegria da vida eterna.
         A nossa vida cristã nesse mundo é um constante “já e ainda não.” Quem crê em Jesus Cristo e na sua maravilhosa obra, já está salvo. Porém, ainda não está no céu. E a proclamação de que a ressurreição é a alegria da Páscoa nos motiva a continuar caminhando rumo à terra celestial. A alegria da ressurreição nos leva a viver desapegados das coisas desse mundo e nos agarra àquilo que é essencial, Jesus Cristo, o vencedor, o ressuscitado. Amém!

Pr Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...