terça-feira, 12 de março de 2013

Mais uma chance para a evangelização


17/03/13 – 5º Domingo na Quaresma

Sl 126 Is 43.16-21 Fp 3.(4b-7)8-14; Lc 20. 9 – 20

Tema: Mais uma chance para a evangelização

 
        Palavras de Jesus:

... Certo homem fez uma plantação de uvas, arrendou-a para uns lavradores e depois foi viajar, ficando fora por muito tempo. Quando chegou o tempo da colheita, ele mandou um empregado para receber a sua parte. Mas os lavradores bateram nele e o mandaram de volta sem nada. O dono mandou outro empregado, mas eles também bateram nele, depois o trataram de modo vergonhoso e o mandaram de volta sem nada. Então ele enviou um terceiro empregado, mas os lavradores também bateram nele e o expulsaram. Aí o dono da plantação pensou: “O que vou fazer? Já sei: vou mandar o meu filho querido. Tenho certeza de que vão respeitá-lo.”

- Mas, quando os lavradores viram o filho, disseram: “Este é o filho do dono; ele vai herdar a plantação. Vamos matá-lo, e a plantação será nossa.”

- Então eles jogaram o filho para fora da plantação e o mataram. Aí Jesus perguntou:

- E, agora, o que é que o dono da plantação vai fazer? Ele virá, matará aqueles homens e dará a plantação a outros lavradores. Então as pessoas que estavam ouvindo disseram:

- Que Deus não permita que isso aconteça!

Mas Jesus olhou bem para eles e disse:

- As Escrituras Sagradas afirmam: “A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas.” Quem cair em cima dessa pedra ficará em pedaços. E, se a pedra cair sobre alguém, essa pessoa vai virar pó. Os mestres da Lei e os chefes dos sacerdotes sabiam que era contra eles que Jesus havia contado essa parábola e queriam prendê-lo ali mesmo, porém tinham medo do povo. Então começaram a vigiar Jesus. Pagaram alguns homens para fazerem perguntas a ele. Eles deviam fingir que eram sinceros e procurar conseguir alguma prova contra Jesus. Assim os mestres da Lei e os chefes dos sacerdotes teriam uma desculpa para o prender e entregar nas mãos do Governador romano.

        O que é maravilhoso nessa parábola é a reação do dono da vinha. Pois, quanto mais maldade dos lavradores, mais era o esforço para ganhá-los. Isso não quer dizer que Deus quer a violência contra os seus enviados. Na verdade, com isso, Deus mostra o quanto ama cada pecador por pior que seja.
        O dono da vinha é aquele que continuou tentando, tentando, tentando até que .... Bom! Isso é um assunto que continua, pois o dono que é Deus, continua tentando, tentando e tentado. Ele não desiste dos seus filhos. Continua, a exemplo do Pai esperando a volta do Filho pródigo. E para que essa volta aconteça continua enviando seus profetas para falar, comunicar o seu amor.
        Não podemos se é que somos os lavradores maus, continuar agindo violentamente para com os enviados de Deus e rejeitando os meios da graça oferecidos por Deus.
        Essa parábola faz um alerta: “...Ele virá, matará aqueles homens e dará a plantação a outros lavradores.” E isso indica que tenhamos cuidado, pois, em algumas situações somos como figueiras sem frutos, outras, andando em nossos caminhos errados como o filho pródigo, e em tantas outras oportunidades agimos como os lavradores maus, desprezando o que Deus nos dá gratuitamente.
        Será que estamos em meio à falência da fé cristã? Afinal, na Europa igrejas foram transformadas em danceterias. Pastores, aos milhares, estão abandonando o ministério público da pregação. Leigos e servas estão deixando de atuar na sua vocação diária.
        Os lavadores maus estão levando os bons lavradores a abandonarem a vinha, ou, a não viverem como bons vinhateiros na vinha se ali permanecem. E o pior ainda é que os lavradores maus estão impedindo que as pessoas estejam ou não na vinha, não vejam que o dono da mesma, continua tentando, tentando e tentando.
        Essa sua tentativa sem fim é por amor. Por amor, vem ao nosso encontro, mesmo que a maldade pareça estar dominando. Por amor, não desiste de nenhum de nós. E assim podemos nos perguntar: quantas vezes desistimos quando o Senhor queria tentar mais uma vez? E porque desistimos? Afinal: quantas vezes ele tentou conosco?
        A vinha de Deus, era o povo de Israel, hoje é a igreja cristã espalhada por todo o mundo. Os profetas forma os enviados de Deus, hoje, os enviados sãos os pastores. E a pergunta continua: “E, agora, o que é que o dono da plantação vai fazer?” já que muitos abandonaram a vinha, outros que na vinha estão sendo trabalhadores maus.
        Podemos dizer que a resposta é: matará os lavadores maus e arrendará a outros. Mas não é essa a resposta de Jesus. Ele diz: “As Escrituras Sagradas afirmam: “A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas.” Quem cair em cima dessa pedra ficará em pedaços. E, se a pedra cair sobre alguém, essa pessoa vai virar pó.
        Conta-se que quando foi construído o templo de Jerusalém, os pedreiros se depararam com uma enorme pedra. Devido ao seu tamanho, peso e forma, os construtores resolveram deixá-la de lado. E assim, foram realizando a obra. Mas, quando chegaram na parte fundamental da obra que era justamente a esquina, a amarração para que a construção fosse sustentada e não caísse, viram que faltava uma pedra em especial. E iniciaram a procura. Procura aqui, ali. Pede aqui e ali e nada. Até que alguém teve a ideia de usar aquela pedra que haviam refugado.
        Para a surpresa de todos foi justamente essa pedra que sustentou toda a construção e se tornou a principal pedra. E essa pedra profeticamente passou a ser simbolizada para se referir à obra de Cristo. Ele foi rejeitado. Mas, sua ressurreição o tornou a principal pedra do edifício de Deus. Sem essa pedra o edifício não seria sustentado e cairia.
        Lavradores maus podem até continuar agindo com violência, mas, será o peso dessa pedra que os esmagará! Mas não hoje! Pois, o hoje ainda é uma chance para o arrependimento. Deus ainda está tentando, tentando e tentando. Ele continua enviando outros profetas para que os lavradores maus se arrependam e se agarrem na pedra que é Cristo para sua sustentação.
        Deus continua tentando, pois ama seus filhos e filhas e deseja a salvação de todos. E esse amor é o amor que leva a igreja, a composição de lavradores, para que continuem dando chance à evangelização.

Edson Ronaldo Tressmann

Cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...